A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNEROS TEXTUAIS. BAKTHINEBRONCKART PESSOAS PRODUZEM TEXTOS A TODO MOMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNEROS TEXTUAIS. BAKTHINEBRONCKART PESSOAS PRODUZEM TEXTOS A TODO MOMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 GÊNEROS TEXTUAIS

2 BAKTHINEBRONCKART

3

4 PESSOAS PRODUZEM TEXTOS A TODO MOMENTO

5

6 É uma unidade real da comunicação verbal, em oposição À ORAÇÃO que é unidade da língua;

7 É criado e não dado, como uma oração; é único, pode ser citado... mas jamais é reiterável.

8 Ao contrário da oração, possui um autor

9 Sempre é destinado a alguém e possui uma entonação expressiva, não sendo, portanto, neutro.

10 DIMENSÃO VERBAL DIMENSÃO EXTRA- VERBAL POSSUI UMA DIMENSÃO VERBAL E UMA DIMENSÃO EXTRA- VERBAL, QUE INCLUI UMA DADA SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO, COM UM HORIZONTE ESPACIAL E TEMPORAL COMUM, UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA DA SITUAÇÃO E UMA ATITUDE VALORATIVA.

11 É, ao mesmo tempo, um produto – acontecimento único – e um processo, enquanto um elo da cadeia de comunicação verbal.

12 Assim, num enunciado, entrecruzam-se diferentes discursos sobre um mesmo objeto de sentido a que alguns autores vem denominando de interdiscursividade, relendo o conceito de Kristeva de intertextualidade, ou complementando-o, num outro domínio.

13 Qualquer enunciado fatalmente fará parte de um gênero. Mas não de uma forma pura e simplesmente determinista. ENUNCIADO CONCRETO

14 Se vou me expressar, num determinado gênero, meu enunciado, meu discurso, meu texto será sempre: Uma resposta ao que veio antes, Suscitará respostas futuras, Estabelece a profunda diferença entre intertextualidade (diálogo entre textos) e interdiscursividade (diálogo entre discursos).

15

16 Apresentam elementos mais ou menos estáveis; Estão diretamente ligados a situações sociais em que ocorrem interações pela linguagem; Podem surgir ou desaparecer de acordo com novas necessidades sociais.

17 ALGUNS GÊNEROS SÃO MAIS ESPECÍFICOS E USADOS EXCLUSIVAMENTE PARA DETERMINADAS SITUAÇÕES.

18 É neste elemento que se acham submersas todas as formas e aspectos da criação ideológica ininterrupta.

19 As conversas de corredor, as trocas de opinião no teatro e, no concerto, nas diferentes reuniões sociais, as trocas puramente fortuitas, o modo de reação verbal face às realidades da vida aos acontecimentos do dia-a-dia, o discurso interior consciência auto-referente a regulamentação social, etc.

20 não está apoiada em critérios funcionais

21 Se constituem na comunicação discursiva imediata, no âmbito da ideologia do cotidiano (as ideologias não formalizadas e sistematizadas).

22 Os gêneros secundários surgem nas condições da comunicação cultural mais complexa, no âmbito das ideologias formalizadas e especializadas, que, uma vez constituídas, medeiam as interações sociais: na comunicação artística, científica, religiosa, jornalística etc.

23 Texto é o dado primário, o ponto de partida para as diferentes disciplinas nas ciências humanas.

24

25 Formas de organização lingüístico-discursivas em número limitado.

26 Existem e são percebidas no folhado textual dos gêneros textuais, na forma de Predominância.

27 Possui a finalidade de produzir um efeito discursivo específico nas relações entre os usuários de uma língua.

28 Exemplos : narrar, relatar, argumentar, expor, descrever instruir.

29 Modos de organização lineares que visam a formar uma unidade textual coesa e coerente, que vão expressar, lingüisticamente, o efeito de sentido que as modalidades discursivas pretendem instaurar na interação entre os interlocutores de uma atividade de linguagem.

30 Os espaços físicos e materiais onde estão grafados os gêneros textuais, como por exemplo, o livro, o jornal, o computador, o folder, o manual de instrução, a folha da bula de remédio, etc.

31 Numa concepção ampla de texto, sob o ponto de vista da semiótica, também podem ser considerados como suportes textuais: a televisão, o cinema, o rádio o outdoor

32 Os lugares ou as instituições sociais onde se organizam formas de produção com respectivas estratégias de compreensão onde ocorrem as atividades de linguagem, por meio dos textos empíricos, classificados em gêneros textuais;

33 as atividades de linguagem se dão no tempo e em determinados ambientes discursivos, por meio de gêneros textuais.

34 constituídos de modalidades discursivas e de seqüências textuais, envolvendo enunciadores determinados, com objetivos específicos de interagir com enunciatários reais.

35 Como o discurso do judiciário, da mídia, da escola, da academia, o discurso religioso, o familiar, o político, etc... referindo-se respectivamente aos AMBIENTES DISCURSIVOS correspondentes.

36 GÊNERO TEXTUAL MODALIDADE DISCURSIVASUPORTE DO TEXTO AMBIENTE DISCURSIVO (INSTITUIÇÃO) INTERAÇÃO VERBAL ENUNCIADORES NOVELA NARRARTELEVISÃOMÍDIA TELEVISIVA AUTORES TELESPECTADORES CRÔNICA EXPOR / ARGUMENTAR SEÇÃO COLUNA DE JORNAL/REVISTA MÍDIA IMPRESSA JORNAL/REVISTA ESCRITOR LEITOR DE JORNAL/REVISTA ROMANCE NARRARLIVROINDÚSTRIA LITERÁRIAESCRITOR LEITOR ENTREVISTA INTERATIVO/DIALOGALREVISTAMÍDIA ESCRITA JORNALISTA E ENTREVISTADO/LEITOR CARTA OFÍCIO EXPOR/ARGUMENTAR FOLHA PAPEL TIMBRADO E ENVELOPE ACADÊMICO ESCOLAR OFICIAL UNIVERSIDADE/ESCOLA PREFEITURA BIOGRAFIA RELATAR LIVROINDÚSTRIA LITERÁRIA ESCRITOR/LEITOR MANUAL DE INSTRUÇÃO DE TV INSTRUIR FOLHETO, FOLDER, LIVRO IMPRESSO INDÚSTRIA-COMÉRCIO (MERCANTIL) EMPRESA INDÚSTRIA CLIENTE CHEQUE EXPOR/INSTRUIR TALÃO DE CHEQUEBANCÁRIACLIENTE - BANCO EDITORIAL ARGUMENTAR/EXPOR JORNAL /REVISTA IMPRESSOS MÍDIA JORNAL IMPRESSO EMPRESA (JORNAL/REVISTA) LEITOR

37 1. DE QUE GÊNERO SE TRATA? 2. QUEM O PRODUZIU? 3. PARA QUEM? 4. QUAL SEU OBJETIVO? 5. QUANDO FOI PRODUZIDO? 6. COMO ESTÁ ORGANIZADO? QUAIS SÃO SUAS PARTES PRINCIPAIS? 7. QUAIS CONTEÚDOS SÃO MENCIONADOS? 8. NESTE TEXTO, O LOCUTOR: DESCREVE, NARRA, DIALOGA, EXPLICA, DIZ O QUE/COMO/PARA FAZER, ARGUMENTA? 9. QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS? POR EXEMPLO: TEMPOS VERBAIS, CONECTIVOS ETC. 10. HÁ OUTRAS CARACTERÍSTICAS QUE NÃO SEJAM NECESSARIAMENTE LINGUÍSTICAS? QUAIS? Escute o texto e responda às questões abaixo :

38 Prof. Dr. Marcos Baltar - UCS


Carregar ppt "GÊNEROS TEXTUAIS. BAKTHINEBRONCKART PESSOAS PRODUZEM TEXTOS A TODO MOMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google