A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização: Prof.Esp. Martina Isnardo Gusmão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização: Prof.Esp. Martina Isnardo Gusmão"— Transcrição da apresentação:

1 Organização: Prof.Esp. Martina Isnardo Gusmão
Olá, pessoal! Vamos agora estudar GÊNEROS DISCURSIVOS, também chamados gêneros textuais. Organização: Prof.Esp. Martina Isnardo Gusmão

2 Primeiramente... Vamos pensar...
Os slides oferecem questões para você, aos poucos, construir a conceituação de gêneros textuais. Bom estudo!

3 Conceituação Comunicar-se eficientemente parece, a princípio, algo fácil e simples a qualquer indivíduo, dada a agilidade e a habilidade que todos têm de usar a linguagem. Quando um indivíduo utiliza a língua, sempre o faz por meio de um tipo de texto ainda que não tenha consciência disso. A escolha de um tipo é um dos passos - se não o primeiro - a ser seguido no processo de comunicação. A escolha do tipo de texto não é completamente espontânea, pois leva em conta um conjunto de parâmetros essenciais, como quem está falando, para quem está falando, qual é a sua finalidade e qual é o assunto do texto.

4

5 Assim, podemos definir o texto como qualquer enunciado (oral ou escrito) que é usado para que a comunicação se estabeleça.

6 Qualquer atividade humana, como falar ao telefone ou enviar um bilhete a alguém, é um ato socialmente convencionalizado (ou padronizado), isto é, exige que obedeçamos a certas normas de organização de ideias. Esse processo não é consciente e, às vezes, pode ser difícil organizar e agrupar textos classificando-os como gêneros discursivos diferentes. Contudo, em geral, a sociedade organiza seus diversos enunciados ou textos e isso possibilita uma melhor comunicação.

7 Pesquise mais...

8 Vamos continuar? Vá interligando cada parte de nosso estudo como esta colcha de retalhos (bem costurada, hein)

9 ATIVIDADE 1 - Você já tinha observado que falamos através de textos
ATIVIDADE 1 - Você já tinha observado que falamos através de textos? Esses textos são estabelecidos pela sociedade para facilitar e permitir nossa comunicação. Você já observou como nós usamos textos para as mais variadas situações? Os tipos mais comuns são os diálogos, conversas telefônicas, notícias de jornais e revistas, cartazes promocionais, outdoors, além de recibos e cupons fiscais, etc. Comente isso no FÓRUM DE DISCUSSÃO 1 - Tipos de texto e vida cotidiana (blog Educacional)

10

11 Quais os tipos de textos que você mais usa no dia-a-dia
Quais os tipos de textos que você mais usa no dia-a-dia? Comente isso também no FÓRUM DE DISCUSSÃO 1 - Tipos de texto e vida cotidiana) Conforme Bahktin (1997), a língua se realiza por meio desses enunciados relativamente estáveis que são chamados de gêneros discursivos.

12 Os enunciados podem variar em termos de extensão, conteúdo e estrutura, mas conservam características comuns, daí serem considerados tipos relativamente estáveis de texto. Tanto o texto oral, como o texto escrito é chamado de gênero discursivo ou tipo de texto. Cada gênero será distinto de outro por conservar características identificáveis. Por exemplo, uma receita médica será bem distinta de uma notícia dadas as características de ambas, e são convencionados como textos diferentes, isto é, considerados como gêneros discursivos estáveis e distintos.

13 Imagine como seria extremamente difícil a comunicação, se não dominássemos os gêneros discursivos e tivéssemos de criá-los no processo de fala. Considerando que esses gêneros de discurso são usados em contextos sociais específicos, existem tantos gêneros quantas forem as situações sociais em que são usados.

14 ATIVIDADE 2 - Quais são os gêneros discursivos ou tipos de textos que são usados com mais frequência na área específica do seu curso (por exemplo, relatório, contrato, avisos, etc.)? Justifiquem sua resposta. Comente isso também no FÓRUM DE DISCUSSÃO 1 - Tipos de texto e vida cotidiana)

15 Veja um exemplo de gênero discursivo ou tipo de texto

16 Aprender a lidar com os diversos gêneros discursivos nos torna mais competentes e permite uma melhor comunicação em diferentes situações sociais, o que é muito importante para a atuação profissional. Portanto, estudar o conceito de gênero discursivo envolve a compreensão do texto como uma unidade, que exerce uma função social e tem uma estrutura e organização própria em cada contexto de uso.

17 Outros exemplos A seguir outros exemplos
Passe por cada um e pergunte-se (reflexão, não precisa entregar por escrito/ fizemos em sala de aula): Onde este gênero circula? A quem ele serve? E qual o papel dele na sociedade?

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30 – Escolha um exemplo de gênero discursivo (também chamado de gênero textual ou tipo de texto). Faça uma apresentação em Power Point) e, com base nos conceitos estudados e o exemplo escolhido, responda às perguntas a seguir para apresentar em sala de aula aos colegas. Essa atividade deverá ser elaborada em dupla.

31 Com base no texto selecionado, responda às perguntas.
Por que o exemplo que você selecionou pode ser considerado um gênero textual? Qual é o contexto social em que ele é usado? Como o texto está organizado/estruturado? Em parágrafos? Em versos? Em tabela? Tem recursos visuais? Qual é o papel social que esse gênero textual exerce na comunicação? De que modo ele é útil à sociedade? (sua função social) Que características diferenciam esse gênero de outros gêneros textuais?

32 Qual é a modalidade discursiva predominante no seu exemplo de gênero textual? (Para ver a diferença entre modalidades discursivas e gêneros textuais leia novamente o texto “SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS”, disponível em: ver o quadro a seguir

33 Tabela http://hermes. ucs
GÊNERO TEXTUAL l MODALIDADE DISCURSIVA SUPORTE DO TEXTO AMBIENTE DISCURSIVO (INSTITUIÇÃO) INTERAÇÃO VERBAL ENUNCIADORES NOVELA Narrar Televisão Mídia televisiva Autores telespectadores CRÔNICA Expor / Argumentar Seção coluna de jornal/revista Mídia impressa jornal/revista Escritor leitor de jornal/revista ROMANCE Livro Indústria literária Escritor leitor ENTREVISTA Interativo/Dialogal Revista Mídia escrita Jornalista e entrevistado/leitor CARTA OFÍCIO Expor/Argumentar Folha papel timbrado e envelope Acadêmico escolar oficial Universidade/Escola Prefeitura BIOGRAFIA Relatar Indústria Literária Escritor/Leitor MANUAL DE INSTRUÇÃO DE TV Instruir Folheto, folder, livro impresso Indústria-comércio (mercantil) Empresa indústria cliente CHEQUE Expor/Instruir Talão de cheque Bancária Cliente - banco EDITORIAL Argumentar/Expor Jornal /revista impressos Mídia jornal impresso Empresa (jornal/revista) leitor NOTICIÁRIO Jornal tevê rádio Mídia Apresentador público NARRAÇÃO DE JOGO DE FUTEBOL Rádio/TV Mídia esportiva Narrador – ouvintes/telespecta-dores

34 Bom trabalho!!!!! Contatos:


Carregar ppt "Organização: Prof.Esp. Martina Isnardo Gusmão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google