A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Língua Portuguesa Profª Ms. Val Fuga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Língua Portuguesa Profª Ms. Val Fuga."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Língua Portuguesa Profª Ms. Val Fuga

2 Língua Portuguesa GÊNEROS TEXTUAIS (II) Representação sobre o contexto de Produção de textos

3 O que é um Contexto de Produção Textual? O conjunto dos parâmetros que podem exercer uma influência sobre a forma como um texto é organizado. Todo o texto resulta de um ato realizado em um contexto físico e inscreve-se no quadro das atividades de uma formação social ou interação comunicativa.

4 Contexto de Produção: (a) contexto físico É definido por 4 parâmetros precisos: Lugar de produção: o lugar físico em que o texto é produzido; Momento de produção: a extensão de tempo durante a qual o texto é produzido; Emissor ou produtor: a pessoa que produz fisicamente o texto oral ou escrito; Receptor ou interlocutor: a(s) pessoa(s) que pode(m) perceber (ou receber) concretamente o texto;

5 Contexto de Produção: (b) quadro formação social ou interação comunicativa Decomposto em 4 parâmetros: Decomposto em 4 parâmetros: Lugar social: a instituição em que a interação é produzida (escola, família, mídia, etc.) Lugar social: a instituição em que a interação é produzida (escola, família, mídia, etc.) Posição social do emissor ou produtor: papel social que o emissor assume na interação (professor, pai, cliente, amigo, etc.) Posição social do emissor ou produtor: papel social que o emissor assume na interação (professor, pai, cliente, amigo, etc.) Posição social do receptor ou interlocutor: papel social que o receptor assume na interação (aluno, amigo, subordinado, etc.) Posição social do receptor ou interlocutor: papel social que o receptor assume na interação (aluno, amigo, subordinado, etc.) Objetivo na interação: o efeito que o texto pode produzir no destinatário. Objetivo na interação: o efeito que o texto pode produzir no destinatário.

6 Vamos ver um exemplo? Oi manhê... Lembra?? Não tenho mesmo aquele livro de Português. Estou na biblioteca da facul. Volto às 18 horas. Bejim Danica 19/08/06

7 Exemplo Emissor ou produtor: Danica Emissor ou produtor: Danica Papel social do produtor: estudante, filha Papel social do produtor: estudante, filha Imagem que o produtor quer passar de si mesmo: responsável, estudiosa Imagem que o produtor quer passar de si mesmo: responsável, estudiosa Destinatário(s) possível(eis): Mãe Destinatário(s) possível(eis): Mãe Papel social do(s) destinatário(s): Mãe Papel social do(s) destinatário(s): Mãe Local(is) onde de modo preferencial o texto circulará: casa da Danica Local(is) onde de modo preferencial o texto circulará: casa da Danica Momento possível da publicação: 19/08/06 Momento possível da publicação: 19/08/06 Objetivo(s) do produtor: informar onde se encontra Objetivo(s) do produtor: informar onde se encontra Gênero em que se encaixa o texto: bilhete Gênero em que se encaixa o texto: bilhete

8 Bibliografia Bakhtin, M. (2000). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes. Bronckart, J. P. (1999). Atividade de Linguagem textos e discursos. São Paulo: Educ. Marcuschi, L.A. & Xavier, A.C. (org. 2004). Hipertexto e Gênero Digitais. Rio de Janeiro: Lucerna.

9 ... Acabou! Por enquanto... val val


Carregar ppt "Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Língua Portuguesa Profª Ms. Val Fuga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google