A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gênero discursivo fotonovela: Uma possibilidade de trabalho com a Alteridade e Etnocentrismo em oficinas de Língua Portuguesa Graduandos: Fabiane Moreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gênero discursivo fotonovela: Uma possibilidade de trabalho com a Alteridade e Etnocentrismo em oficinas de Língua Portuguesa Graduandos: Fabiane Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 Gênero discursivo fotonovela: Uma possibilidade de trabalho com a Alteridade e Etnocentrismo em oficinas de Língua Portuguesa Graduandos: Fabiane Moreira e Marcelo Maciel ( Letras-UFRGS) Orientadoras: Profas. Dras. Ingrid Nancy Sturm e Jane Naujorks

2 -Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); -Inserção dos graduandos na prática docente (aliar a teoria à prática); -Oficinas; e -Escolas públicas.

3 Concepção de gênero discursivo (Bakhtin, 2000) : Qualquer enunciado considerado isoladamente é, claro, individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo isso que denominamos gêneros do discurso. USO – REFLEXÃO - USO

4 Construção dos Projetos de Ensino: (5º ao 9º ano) 8ª série FOTONOVELA FOTONOVELA ETNOCENTRISMO ALTERIDADE

5 -De acordo com os PCNs, a língua deve servir como meio do aluno inserir-se em sociedade criticamente; -Os temas transversais ao ensino de língua materna, etnocentrismo e alteridade, são conceitos importantes para se refletir sobre a constituição enquanto sujeito; -Inúmeros discursos preconceituosos permeiam a sociedade, a língua assume um papel importante, pois, através dela, representamos boa parte de nossos pensamentos; -O ensino de língua crítico deve atentar-se à aspectos que vão para além das normas gramaticais; e -O ensino que prevê o texto como ponto de partida e de chegada para a reflexão linguística deve contemplar o debate sobre as outras áreas do conhecimento.

6 -A fotonovela é uma forma de narrativa que utiliza foto e texto; -A fotonovela é um processo de produção, seleção e montagem, fixado num texto publicitário, colocado à fruição do público. Dessa maneira, abrange uma série de novos processos: interpretação, integração e catarse;

7 - Origem: Podemos fixar a origem da FN na invenção da imprensa ou nas primeiras utilizações da imagem para a comunicação. Ou então, determiná-la mais próxima, a partir do surgimento da fotografia e do cinema; A fotonovela é realizada como um produto de exportação cultural, portanto dentro de padrões muito gerais que eliminam a necessidade de adaptação. Em geral evita qualquer aproximidade ou característica nacional. (p.67) Habert, 1974

8 No Brasil, as revistas de fotonovela correspondem à ideia de uma imprensa popular feminina. O caráter feminino é reforçado no sentido de veicular o romanesco e o sentimental, e o popular, por destinar-se aos grupos sociais de baixo nível de renda e escolaridade.

9 - Foram ministradas 8 oficinas de dois períodos; - Foi apresentada a contextualização sócio-histórica do gênero; - Exemplificação com a fotonovela O sequestro do laçador, retirada da revista Varanda cultural; - Montagem do roteiro pelos alunos e sua execução.

10 -Falta de engajamento dos alunos em relação à constituição dos elementos necessários para a construção final do projeto; e - Falta de comprometimento dos alunos;

11 BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. São Paulo, Ed. Martins Fontes, HABERT, Angeluccia Bernardes. Fotonovela e indústria cultural: estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões. Petrópolis, Ed. Vozes, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC/ SEF, RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Referenciais Curriculares: Lições do Rio Grande – Linguagens Códigos e suas Tecnologias. V.1, 2009.


Carregar ppt "Gênero discursivo fotonovela: Uma possibilidade de trabalho com a Alteridade e Etnocentrismo em oficinas de Língua Portuguesa Graduandos: Fabiane Moreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google