Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRafael Monte Alterado mais de 11 anos atrás
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA FERNANDES TURMA: LETRAS 2010 Bragança Novembro /2012
2
ATIVIDADE A DISTÂNCIA O tema variação linguística já tem sido bastante discutido nos contextos de ensino de língua portuguesa, sendo, portanto, tema familiar aos professores de língua. É importante oportunizar ao professor em formação a reflexão sobre o que dizem as teorias linguísticas e as diretrizes do ensino de língua quanto à variação linguística, bem como sobre a maneira como os professores estão lidando com essa questão em sala de aula.. ATIVIDADE DE PESQUISA
3
PROPOSTA: Entrevistar um professor de língua portuguesa do ensino fundamental com o propósito de obter desse professor as seguintes informações: :
4
1. saber se o p rofessor concebe a variação linguística como natural nas línguas ou como uma transgressão ao padrão culto da língua; 2. saber se o professor corrige os supostos desvios na fala de seus alunos; 3. saber as razões pelas quais o professor corrige (ou não ) esses desvios; 4. saber do professor quais as reações dos alunos frente às correções feitas por ele? 5. saber o que o professor corrige nos textos escritos de seus alunos. 6. saber se o professor conhece as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o tratamento da variação linguística.
5
O aluno entrevistador deverá elaborar previamente as perguntas para a realização da entrevista. As perguntas devem ser elaboradas de modo que possibilitem a obtenção das respostas para as 6 questões anteriores. As entrevistas devem ser transcritas para posterior análise e reflexão em sala de aula.
6
OBJETIVO DA ATIVIDADE Conhecer a concepção que o professor de língua portuguesa tem sobre a variação linguística, bem como conhecer o modo como esse professor lida com a diversidade linguística em sala de aula a fim de que o aluno/professor em formação possa refletir sobre a sua atual/futura maneira de tratar a questão.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.