A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE: 2010.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE: 2010.2."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE: 2010.2

2 AS DIVERSAS LINGUAGEM E SUA COMUNICAÇÃO

3 EM TODOS OS CONTEXTOS EM QUE DESENVOLVEMOS ATIVIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA, PRECISAMOS LIDAR COM TEXTOS QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS ESPECÍFICAS. DEVEMOS TAMBÉM SER CAPAZES DE FAZER USO DA LINGUAGEM ADEQUANDO À SITUAÇÃO DE INTERLOCUÇÃO EM QUE SE DÁ A ATIVIDADE DISCURSIVA NA QUAL SE PRODUZ DETERMINADO TEXTO.

4 SABER QUE TODO TEXTO ESTÁ ASSOCIADO A UMA SITUAÇÃO DE INTERLOCUÇÃO NOS OBRIGA A RECONHECER QUE TANTO A ESCRITA QUANTO A LEITURA SÃO ATIVIDADES QUE PRESSUPÕE A INTERAÇÃO DE FATORES LINGUÍSTICOS E EXTRALINGUÍSTICOS. NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, O TERMO DISCURSO REFERE-SE JUSTAMENTE À RELAÇÃO ENTRE OS USOS DA LÍNGUA E OS FATORES EXTRALINGUÍSTICOS PRESENTES NO MOMENTO EM QUE ESSE USO OCORRE.

5 CRIAÇÃO INDIVIDUAL, QUALQUER TEXTO É, NA VERDADE, O RESULTADO FINAL DE UM PROCESSO QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DIFERENTES AGENTES: O AUTOR QUE O ESCREVEU, O PÚBLICO PARA O QUAL FOI ESCRITO, O CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO (SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL, ETC.) E OS MEIOS PELOS QUAIS IRÁ CIRCULAR. TODOS ESSES AGENTES DISCURSIVOS INTERFEREM, EM MAIOR OU MENOR GRAU, NO RESULTADO FINAL.


Carregar ppt "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE: 2010.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google