A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habilidad lingüística comunicativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidad lingüística comunicativa"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidad lingüística comunicativa
Lyle Bachman Apresentado por Bruna Macedo de Oliveira

2 a descrição da habilidade linguística comunicativa (HLC).
A INTRODUÇÃO trata os seguintes temas: a forma como são realizados os testes linguísticos; a necessidade de se utilizar e desenvolver testes linguísticos de acordo com propósitos baseados em definições claras das habilidades e dos meios pelos quais se observam e se medem estas habilidades. a descrição da habilidade linguística comunicativa (HLC). modelo fundamentado na pesquisa linguística, na linguística aplicada e na pesquisa empírica em averiguação/avaliação linguística.

3 DOMÍNIO DA LÍNGUA (PROFICIÊNCIA) E A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
O quadro de referência anterior se mostrava limitado pois: a. não indicava como as habilidades (audição, fala, leitura e escrita) e componentes de conhecimento (gramática, vocabulário, fonologia/grafia) se relacionavam. b. Falhava em reconhecer o contexto total de uso da língua (os contextos do discurso e a situação). Contribuições importantes foram as de: a. Halliday (1976) - descrição das funções da linguagem, tanto textual como ilocucionária; b. Van Dijk (1977) - a descrição das relações entre texto e contexto; c. Hymes (1972b, 1973, 1982) - fatores socioculturais da situação de fala. As formulações mais recentes da competência comunicativa compreendem: o conhecimento das regras gramaticais; o conhecimento de como se usa a língua (objetivos comunicativos) e reconhece o uso da linguagem como um processo dinâmico.

4 O QUADRO DE REFERÊNCIA DA HABILIDADE LINGUÍSTICA COMUNICATIVA (HLC)
A HLC: o conhecimento da língua e a capacidade para utilizar esse conhecimento em um uso adequado e contextualizado. Competência comunicativa é “a habilidade para criar significados, explorando o potencial inerente a qualquer língua para a modificação contínua em resposta à mudança, negociando o valor da convenção mais que se conformando com o princípio estabelecido” (Candlin, 1986:40). O quadro de referência proposto da HLC inclui três componentes: A competência linguística; A competência estratégica; Os mecanismos psicológicos.

5 Componentes da habilidade comunicativa da linguagem no uso comunicativo da língua
Estruturas de conhecimento Conhecimento de mundo COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA Conhecimento da língua COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA MECANISMOS PSICOFISIOLÓGICOS CONTEXTO DE SITUAÇÃO

6 Competência linguística
As competências linguísticas podem, portanto, ser classificadas em dois tipos: a competência organizacional e a competência pragmática . A descrição da competência linguística agrupa também a morfologia, a sintaxe, o vocabulário, a coesão e a organização sob um componente, a competência organizacional. A competência pragmática é redefinida para incluir não apenas elementos da competência sociolinguística (sensibilidade ao registro, naturalidade e referências culturais) de Bachman e Palmer (1982a), mas também as habilidades relacionadas com as funções que são realizadas por meio do uso da língua.

7 Componentes da competência linguística
Competência organizacional Competência pragmática Competência Competência Competência ilocucionária gramatical textual func. ideacionária coesão retórica func. imaginativa vocabulário fonologia/grafia func. heurística func. manipulativa morfologia sintaxe Competência sociolinguística sens. diferença de dialeto ou variedade ref. culturais e ling. figurada sensibilidade ao registro sens. naturalidade

8 Competência organizacional
Habilidades envolvidas no controle da estrutura formal da língua (produzir ou reconhecer frases gramaticalmente corretas, compreender seu conteúdo proposicional e organizá-lo para formar textos). São de dois tipos: gramatical e textual. A competência gramatical inclui competências implicadas no sistema linguístico e consistem em um número de competências relativamente independentes, tais como o conhecimento do vocabulário, morfologia, sintaxe e fonologia/grafia. A competência textual abrange o conhecimento das convenções para unir frases e formar textos (unidades de língua falada ou escrita) que se estruturam conforme regras de coesão e organização retórica.

9 Competência pragmática
Sua noção inclui a competência ilocucionária (conhecimento das convenções pragmáticas para executar funções linguísticas aceitáveis) e a competência sociolinguística (para realizar funções linguísticas de maneira adequada num contexto determinado). Competência ilocucionária Atos de fala A noção de competência ilocucionária pode ser introduzida em relação com a teoria dos atos de fala. Searle se refere a três tipos: ato ilocucionário ato proposicional ato perlocucionário Funções da linguagem Estão agrupadas em quatro macrofunções: ideacionária, manipulativa, heurística e imaginativa.

10 Competência sociolinguística
É a sensibilidade para as convenções da língua ou o controle destas convenções, permite-nos desempenhar funções de linguagem de modo apropriado a um dado contexto. Com relação à competência sociolinguística são tratadas as seguintes habilidades: a. Sensibilidade às diferenças de dialeto ou variedade b. Sensibilidade às diferenças de registro c. Sensibilidade à naturalidade d. Habilidade para interpretar referências culturais e linguagem figurada.

11 Competência estratégica
A capacidade para relacionar a competência linguística e os traços do contexto em que a comunicação se realiza. Inclui três componentes na competência estratégica: o de averiguação/avaliação, o de planejamento e o de execução. a. Componente de averiguação/avaliação (possibilita identificar a informação, incluída a variedade linguística ou dialeto, determinar competências linguísticas necessárias, as habilidades e conhecimentos que são compartilhados, avaliar se e até que ponto o objetivo foi alcançado); b. Componente de planejamento (recupera itens relevantes, gramatical, textual, ilocucionário, sociolinguístico, da competência da linguagem e formula um plano cuja realização pretende alcançar um objetivo comunicativo); c. Componente de execução (recorre aos mecanismos psicofisiológicos relevantes para levar a cabo o plano no modo e canal apropriado ao objetivo da comunicação e ao contexto).

12 Processo de planejamento Competência linguística
Objetivo Interpreta ou expressa a fala com uma função, modalidade e conteúdo específicos Averiguação/ avaliação da Situação Processo de planejamento Recupera itens da competência linguística Competência linguística Competência organizacional Competência pragmática Li L1 L2 Plano Composto de itens cuja realização pretende alcançar uma meta comunicativa Execução Processo neurológico e fisiológico Mecanismos psicofisiológicos Enunciado Expressa ou interpreta a linguagem Interação entre os componentes da competência estratégica, competência da linguagem e o contexto de uso da linguagem

13 A influência da competência estratégica na realização de exames de língua
Até que ponto a competência estratégica influencia o uso da língua? Existem tipos de tarefa mais suscetíveis aos efeitos da competência estratégica? O tipo de avaliação (nota) influencia o efeito da competência estratégica? Podemos medir a competência estratégica? A competência estratégica estará implicada em maior ou menor medida de acordo com o tipo de teste. É desejo do autor determinar os efeitos das diferentes habilidades na realização dos testes.

14 Mecanismos psicofisiológicos
Os processos neurológicos e fisiológicos que Faerch e Kasper (1983) incluem ao falar da fase de execução do uso da língua devem ser considerados. Os mecanismos psicofisiológicos implicados caracterizam o canal (auditivo, visual) e o modo (receptivo, produtivo) em que a competência é realizada.


Carregar ppt "Habilidad lingüística comunicativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google