A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais

2 OBJETIVO DA AULA Compreender o funcionamento da linguagem do Português Brasileiro, para adquirir consciência nas práticas de produção oral e escrita bem como nas situações de ensino.

3 Saiba Adriana Partipim

4 Leitura do Texto Literário: A professora Raul Drewnick

5 Impressões do texto... O que acharam? Já vivenciaram situação semelhante? Já encontraram pessoas como Ana Lúcia? Que concepções de língua podemos depreender desse texto?

6 Concepções de língua A língua como representação do pensamento; A língua como estrutura; A língua como interação.

7 Concepções de sujeito/texto/leitura Sujeito dono de suas vontades/ texto como produto lógico/ leitura como captação das ideias do autor. Sujeito determinado pelo sistema/ texto como produto da codificação do autor, para ser decodificado/ leitura como reconhecimento das estruturas do texto.

8 Concepções de sujeito/texto/leitura Sujeitos ativos que ao mesmo tempo que se constroem, constroem o sentido do texto/ texto como lugar da interação, como lugar de produção de sentidos/ leitura como atividade interativa e de mobilização de conhecimentos prévios.

9 Leitura do Texto A Em que contextos esses textos são usados? Como, por quem e para quem são produzidos? Como é o estilo de linguagem? Qual é a função desses textos?

10 Leitura do texto B Em que contextos esses textos são usados? Como, por quem e para quem são produzidos? Como é o estilo de linguagem? Qual é a função desses textos?

11 ORALIDADE ESCRITA

12 ORALIDADE X ESCRITA Interação face a face; Planejamento simultâneo; Interação à distância; Planejamento anterior à produção;

13 Criação coletiva; valor instrumental (fugacidade); Criação individual; valor documental (perenidade); ORALIDADE X ESCRITA

14 A reformulação pode ser promovida tanto pelo falante como pelo interlocutor; A reformulação é promovida apenas pelo escritor; ORALIDADE X ESCRITA

15 Acesso imediato às reações do interlocutor; Sem possibilidade de acesso imediato; ORALIDADE X ESCRITA

16 codificação e decodificação simultâneas ao ato da fala; não depende de escolarização; maior espaço temporal para codificar e decodificar a mensagem; depende de escolarização; ORALIDADE X ESCRITA

17 normas menos rígidas; substância acústico-oral; recursos extra- lingüísticos (gestos etc.); normas mais rígidas; substância gráfica convencional; ausência desses recursos; ORALIDADE X ESCRITA

18 Sem consulta a outros textos; o texto revela o seu processo de criação. Livre consulta a textos; o texto tende a esconder o seu processo de criação. ORALIDADE X ESCRITA Fonte: Fávero, Andrade e Aquino, 2002.

19 Atividade: Ler e discutir em grupos quais as características relacionadas por Fávero se encaixam nas produções. Existem mais características não relacionadas? Enumere- as. Em que modalidade da língua o exemplo de texto se encaixaria: fala ou escrita?


Carregar ppt "TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google