A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESCOLA A ESCOLA COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESCOLA A ESCOLA COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO."— Transcrição da apresentação:

1 A ESCOLA A ESCOLA COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

2 Projeto de Ensino Aprendizagem Nóis canta o português Milena Pereira, Fabiana Sena e Vanessa Brandão

3 PROJETO REALIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA A MÚSICA PRODUÇÃO DE UM CD

4 OBJETIVOS GERAIS Compreender a própria realidade de fala, conscientizando que língua falada é diferente de língua escrita. Discutir outros contextos lingüísticos brasileiros, através de músicas regionais, além de identificar a Norma Padrão, como uma das normas e não a única existe na nossa língua.

5 OBJETIVO EPECÍFICO Ouvir, ler e apreciar as músicas regionais; Identificar as realizações lingüísticas de cada região e os fatores sociais contidos nas músicas; Compreender a diversidade cultural do país; Respeitar as variações lingüísticas do português brasileiro sem preconceito lingüístico; Valorizar as músicas como uma modalidade textual; Discutir os aspectos relacionados a Norma Padrão, sem desvinculá-los da variação lingüística.

6 METODOLOGIA Selecionar as músicas Lançar questões como: Quais diferenças encontradas nas músicas?. Como a norma padrão contempla essas diferenças? Expor a relação divergente da norma padrão X as variedades lingüísticas do português do Brasil. Propor aos alunos que façam uma seleção das músicas de sua preferência e uma análise crítica. Tendo como parâmetro a norma padrão. Esclarecer através de debates o preconceito lingüístico.

7 PLANO DE AULA Dados de Identificação: Colégio Estadual Deputado Manuel Novaes Série: 3º do ensino médio Disciplina: Língua Portuguesa Aula 1

8 Conteúdo Variação Lingüística Objetivo Compreensão da variedade lingüística do português do Brasil

9 Cronograma e Procedimentos (Tempo de aula: 50 mim) 1ª parte: os alunos irão ouvir as músicas selecionadas pelo professor e tentar identificar as diferenças lingüísticas (10 mim) 2ª parte: momento para exposição das opiniões dos alunos (15 mim) 3ª parte: A partir das opiniões dos alunos explicar os tipos de variação lingüística e tentar sanar as possíveis dúvidas. (20 mim) 4ª parte: Após a explanação teórica solicitar uma pesquisa com exemplos de realizações lingüísticas das diferentes regiões do Brasil (5 mim)

10 Recursos Aparelho de som Cópia das letras das músicas Avaliação A exposição da discussão e os exemplos serão os parâmetros utilizados para a constatação do aprendizado


Carregar ppt "A ESCOLA A ESCOLA COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google