A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe de Língua Portuguesa Cortar o tempo Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe de Língua Portuguesa Cortar o tempo Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou."— Transcrição da apresentação:

1

2 Equipe de Língua Portuguesa

3 Cortar o tempo Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente. Carlos Drummond de Andrade

4 Objetivos: Apresentar os dados comparativos das edições de 2012; Analisar questões da Avaliação da Aprendizagem em Processo, a fim de discutir atividades que possam contribuir para o avanço dos alunos, a partir das dificuldades apresentadas na Avaliação da Aprendizagem em Processo.

5 Pauta: Abertura e apresentação; Estudo comparativo dos resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012; Análise de questões da Avaliação da Aprendizagem em Processo 4ª edição; Avaliação do encontro.

6 A Avaliação da Aprendizagem em Processo visa proporcionar intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do estudante no mesmo semestre letivo. Essa ação deverá interferir diretamente no aprimoramento da progressão continuada. A avaliação é voltada para estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular, e testa os conhecimentos dos jovens em Português e Matemática. A aplicação é feita pelo professor da própria disciplina, no horário regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e matemática. Para alunos com deficiência visual são impressas provas em Braille ou com caracteres ampliados.

7 Complementarmente a esse diagnóstico inicial, os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo devem ser utilizados, uma vez que essa avaliação tem como objetivo principal, instrumentalizar e nortear o trabalho da equipe gestora e dos professores, com ações de intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do aluno no mesmo semestre letivo. Além disso, a avaliação também tem a função de embasar o corpo docente durante as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC.

8 Temas de leitura

9 Tema 1: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

10 Tema 2: Reconstrução dos sentidos do texto.

11 Tema 3: Reconstrução da textualidade

12 Tema 4: Reconstrução da intertextualidade e relação entre textos.

13 Tema 5: Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita.

14 Tema 6: Compreensão de textos literários.

15 Comparativo das edições de 2012 Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa

16 6º ano: 1º semestre: 2 questões com menos de 50% de acertos; 2º semestre: 5 questões.

17 7º ano: 1º semestre: 10 questões com menos de 50% de acerto 2º semestre: 7 questões

18 1º ano do Ensino Médio 1º semestre: 6 questões com menos de 50% de acerto. 2 semestre: 5 questões

19 2º ano do Ensino Médio 1º semestre: 8 questões com menos de 50% de acertos. 2º semestre: 5 questões.

20 Quadro comparativo

21 Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição Análise de questões 9º ano

22 Análise de questões do 3º ano do Ensino Médio

23 Elaboração de Plano de Ação de Leitura Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

24 Grupos para elaboração do Plano: 1 – Arujá 2 – Santa Isabel e Igaratá 3 – Guararema 4 – Jacareí (9 escolas) 5 – Jacareí (9 escolas) 6 – Jacareí (9 escolas)

25 Etapas para elaboração do plano de ação: Habilidades (preferencialmente 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio0; Conteúdos; Procedimentos; Estratégias; Materiais utilizados; Acompanhamento (a ser realizado conjuntamente com a Equipe de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico), até o mês de agosto.

26

27 Avaliação do Encontro


Carregar ppt "Equipe de Língua Portuguesa Cortar o tempo Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google