A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello"— Transcrição da apresentação:

1 Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello
Vamos montar um manual? Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello

2 Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já tivemos a oportunidade de recorrermos a algum manual de instrução, a uma bula de remédio, não é mesmo? Na verdade, convivemos com uma infinidade de textos, mas em razão da correria do dia a dia, não nos atentamos para os detalhes que lhes são peculiares. A questão da linguagem é um exemplo nítido desta ocorrência. Diante disso, daremos ênfase aos aspectos estruturais dos chamados textos instrucionais, os quais pertencem aos gêneros textuais, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo. Fazendo parte desta modalidade estão: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, receitas culinárias, guias de cidades, entre outros.

3 Mas o que é um manual? Manual é um texto de instruções, que nada mais é que um conjunto de indicações do que você deve ou não deve fazer em determinada situação. Para entender uma receita de bolo, ou a bula de um remédio, ou a montagem de um equipamento você deve tentar entender e seguir as ordens anunciadas no texto. Analisando os verbos, percebemos que os mesmos encontram-se no imperativo, pois é uma maneira de induzir o leitor a fazer algo. Desta forma, uma das características relevantes deste tipo de texto é a persuasão. Quanto à linguagem, a mesma possui uma função apelativa, restringindo-se à objetividade e à clareza de ideias, assemelhando-se aos textos informativos de um modo geral.

4 Mas o que é fundamental em um manual?
Primeiro a apresentação do produto, mostrando suas características; Depois mostre as funções de cada parte deste produto; A seguir coloque detalhadamente suas funções; E por último, como operar e manusear este produto.

5 Atividade avaliativa:
Monte um manual de instruções para ensinar o menino do texto de Luís Fernando Verissimo a usar uma BOLA! Lembre-se que o que você precisa criar são instruções ou regras de como usar uma bola de plástico. Para isso você deve: descrever a bola; descrever sua função e suas partes; detalhar as funções e a utilidade de uma bola de plástico; como manusear e usar a bola. Não esquece de fazer cada parte deste trabalho em frases curtas, objetivas e com verbos no imperativo, ou seja, verbos que deem uma ordem. Outro ponto importante do trabalho é numerar as instruções e se você achar necessário, fazer um desenho do “produto” para indicar suas partes, por exemplo. Bom trabalho!


Carregar ppt "Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google