A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 2 Introdução a Lógica da programação

2 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Instruções: Seqüência Lógica Lógica de programação Um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é a Informação que indica a um computador uma ação elementar a executar. São passos executados até atingir um objetivo ou a solução de um problema. É uma técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

3 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Algoritmo É uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar como uma receita com tarefas claras o objetivas. Exemplos de algoritmos: - Operações básicas de números decimais (adição, subtração, divisão e multiplicação) - Manuais de aparelhos eletrônicos Até as coisas mais simples podem ser descritas por seqüência lógica. - Ex.: - Chupar uma bala - Somar 2 números quaisquer

4 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Programas Nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador (C, Visual basic) e que são interpretados e executados por uma máquina.

5 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Exercícios 1 – Crie uma seqüência lógica para tomar banho. 2 – Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. 3 – Descreva com detalhes a seqüência lógica para trocar um pneu de um carro. 4 – Faça um algoritmo para trocar um lâmpada. Descreva com detalhes.

6 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Desenvolvendo algoritmos
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 3 Desenvolvendo algoritmos

7 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Representação de algoritmo Linguagem natural Pseudocódigo Diagrama de blocos

8 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Linguagem natural Esse processo é o que utilizamos no item anterior. Ele consiste no uso de frases, utilizando palavras naturais de nossa língua para expressar as ações que deverão ser realizadas.

9 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Pseudocódigo Semelhante à linguagem natural. - A diferença é que as frases naturais que expressam as ações a serem realizadas, são trocadas por palavras chaves (pseudocódigos) que se aproximam bastante das instruções de uma linguagem de programação. Também conhecido como Português estruturado ou Portugol. - Deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.

10 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Regras para a construção de algoritmos Usar somente um verbo por frase; Imaginar que você desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática; Usar frases curtas e simples; Ser objetivo; Procurar usar palavras que não tenham sentido confuso;

11 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Fases Qualquer tarefa que siga determinado padrão pode ser descrita por um algoritmo. Entretanto, ao montar um algoritmo precisamos primeiro dividir o problema Apresentado em 3 fases:

12 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Fases Entrada: são dados de entrada do algoritmo. Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final. Saída: são os dados já processados.

13 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Exemplo de algoritmo Calcule a média final dos alunos da 3ª Série . Os alunos realizarão quatro provas: P1,P2,P3 e P4 Onde: Média final = P1 + P2 + P3 + P4 4 Quais são os dados de Entrada, Processamento e Saída ?

14 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Exemplo de algoritmo Dados de entrada: P1,P2,P3 e P4 Processamento: P1 + P2 + P3 + P4 4 - Dados de saída: Média final

15 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Exercícios Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo: Receba código da peça Receba valor da peça Receba Quantidade de peças Calcule o valor total da peça (Quantidade * valor da peça) Mostre o código da peça e seu valor total

16 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Diagrama de bloco É uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento. Podemos definir uma seqüência de símbolos, sua principal função é a de facilitar a visualização dos passos de um processamento. Costuma-se utilizar diagramas de blocos e chamá-los de fluxogramas (comum em engenharia).

17 ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Algumas simbologias utilizadas no Diagrama de bloco Processamento em Geral Teste de valores Início ou fim de processamento Exibição de informações Conector Entrada de informações do meio externo

18


Carregar ppt "ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google