A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos. Apresentação Conceitos básicos Tipos de dados e instruções primitivas Estruturas seqüenciais Estruturas condicionais Estruturas de repetição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos. Apresentação Conceitos básicos Tipos de dados e instruções primitivas Estruturas seqüenciais Estruturas condicionais Estruturas de repetição."— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos

2 Apresentação Conceitos básicos Tipos de dados e instruções primitivas Estruturas seqüenciais Estruturas condicionais Estruturas de repetição Variáveis compostas homogêneas Vetores Matrizes Subalgoritmos Funções Procedimentos

3 Referências MANZANO, José Augusto N. G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação. São Paulo: Érica, TONET, Bruno; KOLIVER, Cristian. Introdução aos algoritmos. NAPRO – Universidade de Caxias do Sul. Disponível em http//:www.facape.br/carlos. Apostila de algoritmos (Profª. Jussara) Disponível em http//:www.facape.br/carlos.

4 Conceitos básicos Um algoritmo é uma seqüência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. Podemos dizer também, que são regras formais para a obtenção de um resultado ou da solução de um problema, englobando fórmulas de expressões aritméticas.

5 Conceitos básicos Um algoritmo não é a solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo; Um algoritmo é um caminho para a solução de um problema. Em geral, existem muitos (senão infinitos) caminhos que levam a uma solução satisfatória.

6 Conceitos básicos Exemplos de algoritmos: Instruções de montagem; Receitas culinárias; Manuais de uso, etc. Um algoritmo não computacional é um algoritmo cuja seqüência de passos, a princípio,não pode ser executada por um computador. Usar o telefone público; Fritar um ovo; Trocar uma lâmpada.

7 Conceitos básicos O computador, a princípio, não executa nada. Para que ele faça uma determinada tarefa é necessário que ele execute um programa. Um programa é um conjunto de instruções que indicam ao computador, passo a passo, o que ele tem que fazer. Logo, um programa nada mais é do que um algoritmo computacional descrito em uma linguagem de programação.

8 Conceitos básicos Formas de representar um algoritmo: Descrição narrativa; Fluxograma; Diagrama de Chapin; Português estruturado. Descrição narrativa Representação de algoritmos diretamente em linguagem natural (receita de bolo, troca de lâmpada, etc.).

9 Conceitos básicos EXEMPLO DE DESCRIÇÃO NARRATIVA

10 Conceitos básicos Fluxograma Utiliza desenhos geométricos básicos para descrever o fluxo da entrada, processamento e saída de dados.

11 Conceitos básicos EXEMPLO DE FLUXOGRAMA

12 Conceitos básicos Diagrama de Chapin Desenvolvido por Nassi e Shneiderman e ampliado por Ned Chapin; Substitui o fluxograma tradicional por um diagrama de quadros; Apresenta uma visão hierárquica e estruturada da lógica do programa.

13 Conceitos básicos EXEMPLO DE DIAGRAMA DE CHAPIN

14 Conceitos básicos Português estruturado Técnica narrativa denominada pseudocódigo, também conhecida como português estruturado ou chamada por alguns de portugol; É uma representação rica em detalhes, assemelha-se à forma como os programas são escritos; Será a técnica utilizada na disciplina.

15 Conceitos básicos EXEMPLO DE PORTUGUÊS ESTRUTURADO


Carregar ppt "Algoritmos. Apresentação Conceitos básicos Tipos de dados e instruções primitivas Estruturas seqüenciais Estruturas condicionais Estruturas de repetição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google