A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmo e Programação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmo e Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmo e Programação
Tathiana E. Silva

2 Ementa Algoritmos Programação ► Conceitos ► Representações
► Representação de Dados ► Expressões Aritméticas e Lógicas ► Comandos de Entrada e Saída ► Estruturas de Controle - Condição - Repetição ► Variáveis compostas homogêneas Programação ► Linguagem C

3 Objetivos Desenvolver conhecimentos e habilidades de forma a capacitar os alunos a desenvolver programas em Linguagem Estruturada, especificamente usando a linguagem C. O Engenheiro é um profissional talhado para resolver problemas e normalmente problemas complexos que necessitam de métodos para se chegar a solução. Elaborar um algoritmo pode ser um dos métodos para se buscar a solução.

4 Aplicação Microprocessadores Controle de servomecanismos e Processos
Programação em Assembler e linguagem de máquina. Controle de servomecanismos e Processos O MatLab ajuda a resolver problemas de engenharia através de programas na linguagem C. Automação Todo equipamento de produção em qualquer segmento tem um mínimo de automação e cabe ao engenheiro propor melhorias de desempenho do equipamento através de um algoritmo e um programa novo, por exemplo com o Ladder.

5 Bibliografia Algoritmos Programação
CORMEN, Thomas H. , LEISERSON, Charles E., RIVEST, Ronald L. e STEIN, Clifford, Algorítmos – Tradução da 2ª Edição Americana, Teoria e Prática, Editora Campus Programação SCHILDT, Herbert. C completo e total. 3.ed. São Paulo: Pearson education do Brasil, 1997.

6 Algoritmos x Programação
Algoritmo é um conjunto finito de regras, bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito; Programa é um algoritmo codificado (escrito) em uma linguagem de programação (C/C++).

7 Algoritmos Algoritmo é uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Ou seja, uma receita, uma sequência de instruções para uma meta específica. Ex: chupar uma bala pegar uma bala retirar o papel colocar a bala na boca jogar papel no lixo

8 Algoritmos A principal meta da criação de um algoritmo é resolver problemas por meio de soluções lógicas para obter resultados eficientes (corretos) e eficazes (com qualidade). Mas se as soluções não forem bem planejadas (passo a passo), com certeza essa meta não será atingida.

9 Algoritmos Abaixo são descritas ações de quem vai a um banco, mas veja se é possível retirar o dinheiro obedecendo a sequência descrita: Sair do banco Aguardar a vez de ser atendido Entrar na fila do caixa Digitar a senha Entrar no banco Informar o valor a ser retirado Procurar a fila do caixa Pegar o comprovante do caixa, o cartão e o dinheiro Entregar o cartão eletrônico ao funcionário que atende no caixa Conferir o valor em dinheiro

10 Algoritmos Um algoritmo eficiente deve obedecer as seguintes premissas básicas no momento de sua construção: Definir ações simples e sem ambiguidade; Organizar as ações de forma ordenada; Estabelecer as ações dentro de uma sequência finita de passos.

11 Algoritmos Abaixo segue um exemplo simples de algoritmo, para a troca de um pneu furado: desligar o carro pegar as ferramentas (chave e macaco) pegar o estepe suspender o carro com o macaco desenroscar os 4 parafusos do pneu furado colocar o estepe enroscar os 4 parafusos baixar o carro com o macaco guardar as ferramentas

12 Algoritmos Um algoritmo é capaz de realizar tarefas como:
Ler e escrever dados; Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas; Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas; Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição.

13 Algoritmos Segue outro exemplo, para pegar um ônibus, que possui estruturas mais complexas : ir até a parada enquanto ônibus não chega faça esperar ônibus subir no ônibus pegar passagem se não há passagem então pegar dinheiro pagar o cobrador troco = dinheiro - passagem enquanto banco não está vazio faça ir para o próximo sentar . . .

14 Programas Um computador é somente capaz de realizar estritamente as tarefas que lhe forem delegadas e que façam parte do conjunto daquelas ações que ele pode executar -> algoritmos. Programas são algoritmos escritos em uma linguagem de programação e que são interpretados e executados por uma máquina.

15 Linguagem de Programação
Linguagem Natural (linguagem com que expressamos nosso raciocínio) Linguagem de Máquina Assembler (linguagem que o computador entende, números binários) Linguagem de Programação (linguagem próxima à natural para descrever comandos ao computador)

16 Linguagem de Programação

17 Representando Algoritmos
Existem duas principais formas de representação para algoritmos: Fluxograma Pseudocódigo

18 Fluxograma É a apresentação do algoritmo em formato gráfico possibilitando o planejamento da estrutura do programa e facilitando a validação da estrutura planejada. Cada operação a ser executada é representada por um símbolo cuja forma identifica o tipo de processo envolvido.

19 Fluxograma - Exemplo

20 Pseudocódigo O pseudocódigo é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação.

21 Pseudocódigo - Exemplo

22 Pseudocódigo - Estrutura


Carregar ppt "Algoritmo e Programação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google