A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Lúcia Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Lúcia Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Lúcia Brasil
O texto injuntivo Professora Lúcia Brasil

2 Injunção Texto injuntivo (instrucional) é o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informação. Instrui o leitor! Não é o texto que argumenta, que narra, que debate, mas que leva o leitor a determinada orientação transformadora. O texto injuntivo-instrucional pode ter o poder de transformar o comportamento do leitor. Para facilitar mais sua compreensão, eis alguns exemplos bem simples de textosinjuntivos: Uma receita de bolo  que sua avó passa à sua mãe. Uma bula de remédio. Um manual de instrução que você recebe quando adquire um eletroeletrônico. Determinados capítulos de um livro de auto-ajuda

3 Principais características da injunção
1ª parte: descrição dos materiais e circunstâncias que presidem ao ponto de partida da realização da ação. 2ª parte: enumeração de procedimentos ( podem ser indicados os limites temporais a ter em conta no desenvolvimento de algum procedimento).

4 Exemplo Massa: Bata na batedeira, as claras em neve bem firme. Junte as gemas, uma a uma, e acrescente o açúcar. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater. Incorpore, por fim, delicadamente a farinha peneirada com o Chocolate em Pó e o fermento. Despeje em uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve para assar em forno quente (200º C) por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e corte-o ao meio.

5 Conjunção verbal Modo Imperativo:
"Coloque a tampa e a seguir pressione.“ Presente do Indicativo com sujeito indeterminado: "Coloca-se a tampa e a seguir pressiona-se.“ Infinitivo: "Colocar a tampa e a seguir pressionar."


Carregar ppt "Professora Lúcia Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google