A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS FOGAÇAS JOANA AZEVEDO. RECEITA DE FOGAÇA DE SANTA MARIA DA FEIRA Para o Fermento: 200 g Farinha T55 120 ml de água morna 50 g Fermento fresco de padeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS FOGAÇAS JOANA AZEVEDO. RECEITA DE FOGAÇA DE SANTA MARIA DA FEIRA Para o Fermento: 200 g Farinha T55 120 ml de água morna 50 g Fermento fresco de padeiro."— Transcrição da apresentação:

1 AS FOGAÇAS JOANA AZEVEDO

2 RECEITA DE FOGAÇA DE SANTA MARIA DA FEIRA Para o Fermento: 200 g Farinha T ml de água morna 50 g Fermento fresco de padeiro Para a Massa: 600 g de farinha T g de açúcar 10 g de sal 120 g de manteiga sem sal 3 ovos 2 g de canela em pó (+/- meia colher de café) raspa de limão (+/- meia colher de café

3 Preparação: Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se cerca de 200 g de farinha de trigo até se obter uma massa relativamente mole, que se deixa levedar entre 15 minutos a meia hora conforme a temperatura ambiente. Depois, adiciona-se o açúcar com a canela, o sal, os ovos, a raspa de limão, a manteiga e a farinha.Deixa-se fermentar o tempo necessário para a massa dobrar de volume. A seguir, pega-se na massa, divide-se ao meio e molda-se cada uma das partes num rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais espesso num dos lados. Espalma-se este rolo com a mão, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando numa pirâmide. À medida que se vão enrolando, vão-se colocando as pirâmides num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha onde voltam a crescer (entre 30 minutos e 1 hora). Pincelam-se com ovo batido e, com uma tesoura, dão-se 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as "torres do castelo". Introduzem-se as fogaças no forno quente a (200º, o ideal era um forno de lenha), 15 minutos depois, tiram-se para fora, à mão, separam-se as "torres do castelo", permitindo assim que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente. Voltam ao forno para acabar de cozer.

4 FESTA DAS FOGACEIRAS A Festa das Fogaceiras é uma festividade popular tradicional no concelho de Santa Maria da Feira em Portugal. Com mais de cinco séculos, esta antiga tradição revive o voto feito pela comunidade a São Sebastião para que livrasse a região da peste. Desse modo, anualmente, a 20 de Janeiro, a Fogaça da Feira é entregue ao santo, conservando a tradição. Reza a lenda local que, durante quatro anos a tradição foi quebrada e a peste regressou. Diante de tal acontecimento, ainda hoje a população cumpre à risca o voto e dá vida a uma das mais antigas tradições do país.

5

6


Carregar ppt "AS FOGAÇAS JOANA AZEVEDO. RECEITA DE FOGAÇA DE SANTA MARIA DA FEIRA Para o Fermento: 200 g Farinha T55 120 ml de água morna 50 g Fermento fresco de padeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google