A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca Separa a maçã da batata Preparavas com os teus amigos uma festa. Uns cortam batatas para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca Separa a maçã da batata Preparavas com os teus amigos uma festa. Uns cortam batatas para."— Transcrição da apresentação:

1 É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca Separa a maçã da batata Preparavas com os teus amigos uma festa. Uns cortam batatas para a salada de atum e outros cortam maçãs para a salada de frutas. Mas oh!... enganaste-te e juntaste todos os pedaços na mesma taça. Será que vais ter de provar todos os pedaços para saberes quais são maçã e quais são batata? Vamos descobrir um modo muito fácil de separar os pedaços. Pega numa maçã e numa batata e põe-nas numa taça com água. O que acontece? Isso mesmo, a maçã flutua e a batata afunda! Agora, corta a maçã em pedaços de tamanhos diferentes: meia maçã, um quarto de maçã, um oitavo de maçã e um pedaço do tamanho da ponta de um dedo. Faz o mesmo com a batata. Não tires a casca para não confundires a maçã com a batata. Coloca primeiro todos os pedaços de maçã dentro da taça com água. Afundam ou flutuam? Tira os pedaços de maçã da água e põe na taça os pedaços de batata. O que observas? Porque é que os pedaços de maça flutuam e os de batata afundam? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Mas uma maçã é bem mais pesada do que um pedacinho de batata e a maçã flutua ao passo que o pedacinho de batata afunda! Para saberes se afunda ou flutua não conta só o seu peso mas também o seu tamanho. Precisas de comparar um pedaço de maçã, um pedaço de batata, e uma quantidade de água todos com o mesmo tamanho. O pedaço de maçã é mais leve que a água e o pedaço de batata é mais pesado que a água. Agora já sabes separar os pedaços de batata dos de maçã que misturaste por engano: basta deitares todos numa tigela com água. Todos os pedacinhos de maçã flutuam e todos os de batata afundam-se!

2 Será que o ovo flutua? Material ovo fresco copo com água três mãos cheias de sal colher Água salgada Se já sabes nadar na piscina, será que já tentaste nadar no mar, quando está bandeira verde? Tenta boiar na piscina e no mar. O que é mais fácil? Sim, no mar é muito mais fácil boiar! Sentes que a água te empurra para cima! Para perceberes por que é assim faz a seguinte experiência. Coloca um ovo num copo com água. O que acontece ao ovo? Vai ao fundo! Tira o ovo e adiciona três mãos cheias de sal à água. Mexe bem com uma colher até o sal se dissolver. Torna a pôr o ovo dentro do copo. E agora, o que observas? O ovo flutua na água!

3 Sabes fazer um vulcão submarino? Material taça grande e transparente dois frascos pequenos água, água quente e água com gelos corante vermelho e azul Movimentos de convexão Já reparaste que quando nadas no mar, por vezes a água à superfície está quente mas a camada logo a seguir já está fria? É verdade que o Sol aquece a água, mas porque será que a água de cima não se mistura com a água do fundo Experimenta a fazer a seguinte experiência. Numa taça grande com água fria coloca com cuidado dois frascos pequenos, um cheio de água muito fria com corante azul e o outro cheio de água quente com corante vermelho. O que observas? Conseguiste fazer um vulcão submarino? A água quente é mais leve do que a água fria e, por isso, sobe e flutua na água fria. Enquanto sobe vai arrefecendo acabando por se misturar com a água da taça. Toda a água fica avermelhada. A água azul do outro frasco, que estava muito mais fria, não se misturou com a água da taça. Ela é mais pesada do que a água da taça e por isso fica no fundo. No mar, a água no fundo do mar é mais fria do que a água da superfície, que é aquecida pelo Sol. Assim, tal como o frasco com o corante azul, a água fria mantém-se no fundo ao passo que a água quente fica no cimo!

4

5 O que você precisa: 1 prato fundo um pouco de leite corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes) 1 palito de dente detergente de cozinha O que deve fazer: 1. Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato. 2. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante rosa. NÃO MISTURE OS CORANTES! 3. Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota). 4. Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta. Aqui, nós fizemos assim: primeiro o palito foi colocado no meio da mancha amarela - e... PUFF!... o amarelo explodiu! Depois, colocamos o mesmo palito na mancha azul e ela explodiu!!! 5. Você pode, agora, "passear" com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. Fica bem legal!


Carregar ppt "É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca Separa a maçã da batata Preparavas com os teus amigos uma festa. Uns cortam batatas para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google