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Qualidade de vida. Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas. Batata – muito dos seus nutrientes principalmente as vitaminas C e B, ficam junto.

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Apresentação em tema: "Qualidade de vida. Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas. Batata – muito dos seus nutrientes principalmente as vitaminas C e B, ficam junto."— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de vida. Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas. Batata – muito dos seus nutrientes principalmente as vitaminas C e B, ficam junto a casca. Material a ser usado: 6 a 8 batatas grandes, óleo, frigideira e sal. Modo de preparar: Lavar bem as batatas inteiras e cortar as cascas não muito finas. Coloque num pano limpo e seque muito bem. Leve à frigideira com bastante óleo para fritar. Vá secando as cascas ( batata) e coloque na frigideira, frite dos dois lados até dourar escorra e deixe num papel absorvente, salgando em seguida. Bom para comer no almoço ou para lanches. Laranja – vitamina C. Material a ser usado: 6 ou 8 laranjas Bahia, açúcar, panela. Modo de preparar: Lave bem as laranjas e seque em seguida, corte bem estreitas e limpe o branco da polpa. Leve a panela ao fogo com mais ou menos ½ kg de açúcar, deixe ferver e a calda engrossar. Quando estiver, começando a vidrar (mais brilhante) é hora de tirar com escumadeira, deixando escorrer e esfriar, colocar num vidro com tampa. Bom para acompanhar lanches. Tomate – vitamina C – geleia. Material a ser usado: Mais ou menos 10 tomates e 1 limão taiti, ½ kg de açúcar, uma colher de café de baunilha, 4 cravos. Modo de preparar: Lavar bem os tomates, cortá-los ao meio e juntar todos os outros ingredientes. Deixar ferver vários minutos ( 10 a 12), tirar do fogo e passar por uma peneira. Aproveitar o caldo e jogar fora o resíduo. Repetir a mesma coisa, colocar o caldo na panela, juntar 1 xícara cheia de açúcar e deixar ferver, colocando o sumo de 1 limão, mexendo sempre com colher de pau. Quando começar a ver o fundo da panela, está na hora de desligar o fogo, deixar esfriar colocando num copo grande e tampar, levar a geladeira. Está pronta a deliciosa geleia. Análise do valor nutritivo e calórico, acompanhada de receitas e como fazer.. Área envolvida: Ciências. Fontes de informação: entrevistas com Biólogos e Agrônomos, internet, livros. Público alvo: comunidade escolar e geral. Etapas do trabalho: com as 8as. séries e 7as. séries. Objetivos Informar e ajudar a Comunidade geral no trabalho de reaproveitar alimentos sem desperdiçar; Conhecer o valor nutritivo dos alimentos e seu aproveitamento no dia-a-dia engajando ao Projeto Fome Zero do Governo Federal. Passar para a escrita todas as receitas passo a passo. Fazer uma Feira de Ciências na escola e convidar a Comunidade Geral e escolar para conhecerem o produto final (receitas desenvolvidas no projeto) e o trabalho passo a passo. Sucos – Geleias – Doces da casca das frutas e legumes. Abacaxi – suco ( vitamina C) Material a ser usado: Casca do abacaxi, água e açúcar. Modo de preparar: Lavar bem o abacaxi, cortar as cascas não muito finas, colocar dentro de uma panela, cobrir com água filtrada, deixar descansar por 4 horas na geladeira ou de um dia para o outro. Após esse período colocar ao fogo para ferver. Assim que a água ferver, coar num pano limpo ou peneira grande, é só adoçar a gosto e beber um delicioso suco de abacaxi. Obs.: Se preferir deixe na geladeira para gelar. Reaproveitando talos de verduras. Agrião – somente os talos. Material a ser usado: Agrião e água potável. Temperos, azeite e óleo, batata. Lavar bem o agrião, tirando todos os cabinhos, deixe de molho por 10 minutos na água com 1 colher (sopa) de vinagre. Lave novamente e coloque numa panela com óleo quente, cebola, alho e tomate maduro, deixe por 15 a 20 minutos, mexa de vez em quando, até cozinhar os talos, coloque 3 batatas lavadas e cortadas em cubo e um pouquinho de sal. Quando a batata estiver macia é só apagar o fogo e está pronto para saborear com arroz branco. Obs.: Podemos usar outros talos de legumes, verduras. Pepino – casca – para queimaduras de 1 º grau, do sol. Material a ser usado: 1 xícara de água, 1 punhado de casca de pepino, 1 colher de sopa de glicerina líquida, ( opcional: 1 colher de mel). Modo de preparar:Lavar bem o pepino, cortar as cascas. Juntar a água e as cascas numa panela, ferver, amassar (desmanchar bem com pilão e depois coar, colocar a glicerina. Guardar na geladeira e passar com algodão de leve na queimadura de sol (1 º grau). Obs.: queimaduras leves sem bolha. Cyrila Cerão da Silva Rosângela Oliveira Nazareth Márcia Martins Márcia de Oliveira Nunes


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