A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice Onde á vitamina B5 ? Como é absorvido ? Tabela diária. Alimentos ricos de vitamina B5. Sintomas da vitamina B5. Doenças provocadas com excesso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice Onde á vitamina B5 ? Como é absorvido ? Tabela diária. Alimentos ricos de vitamina B5. Sintomas da vitamina B5. Doenças provocadas com excesso."— Transcrição da apresentação:

1

2 Índice Onde á vitamina B5 ? Como é absorvido ? Tabela diária. Alimentos ricos de vitamina B5. Sintomas da vitamina B5. Doenças provocadas com excesso e defeito. Duas receitas.

3 Onde á vitamina B5 ? Fontes Alimentares de vitamina B5 Abacate Batata doce Carne Bovina Carne de Frango Fígado Legumes Leite e derivados Lentilha Gema de ovo

4 Como é absorvido ? A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simpl ificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do siste ma digestivo. Durante a digestão, os alimentos, através de processos mecânicos e químicos, são decompostos em moléculas mais simples, de menor tamanho, suscetíveis de poderem atravessar as p aredes do tubo digestivo (meio externo) para o meio interno (sangue e linfa), sendo conduzidos até às células, onde são ut ilizados no decurso do metabolismo celular. O processo de absorção ocorre ao nível do intestino delgado, princip almente na zona do jeju no, exceção feita a algumas pequenas moléculas, como o álcool e a cafeína, cuja absorção ocorre logo na boca e estômago.

5 Tabela diária. Vitamina B5 ou PP ou Niacina (sob a forma de Niacinamida, não se recomendando sob a forma ácida). 500 mg Lactentes 20 mg/kg peso corp. até o limite de 200 mg Pediátrico 20 mg/kg peso corporal até o limite de 400mg

6 Alimentos ricos de vitamina B5. Abacate Batata doce Carne bovina magra Carne de galinha Cereais de grão Cogumelos cozidos, Fígado Legumes Leite desnatado Leveduras Melao Milho Ovos Vegetais

7 Sintomas da vitamina B5. Os principais sintomas da falta de vitamina B5 são: Insônia; Sensação de ardência nos pés; Fadiga; Doenças neurológicas; Cãibras nas pernas; Baixa produção de anticorpos; Náuseas; Dores e cólicas Abdominais; Essa vitamina encontra-se em abundância em vários alimentos, sendo assim é difícil ocorrer problemas relacionados com a sua deficiência. Geralmente esses sintomas aparecem em casos de desnutrição grave. A vitamina B5 ou ácido pantotênico é uma substância determinante para o funcionamento normal do metabolismo do corpo, além de auxiliar na produção de energia e diminuir os níveis de stress.

8 Doenças provocadas com excesso e defeito. Vitamina B5 - Ácido Patogénico O ácido pantotênico é essencial para o metabolismo celular. Está envolvido na liberação de energia do carboidrato, na degradação e metabolismo de ácidos graxos, na síntese do colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteroides e porfiria para hemoglobina e colina. Deficiência de vitamina B5:Excesso de vitamina B5:Doenças neurológicas, síndrome do ardor nos pés, lassidão, cefaleia, sonolência, náuseas, cãibras na região abdominal. Não há nenhum nível de toxidade conhecido. Fontes: O ácido pantotênico está presente em todos os vegetais e animais. Fontes excelentes são: gema de ovo, rim, fígado e leveduras. Fontes satisfatórias: brócolos, carne bovina magra, leite desnatado, batata doce e melaço.

9 Receita de salada de macarrão com camarão e abacates Ingredientes: 500 g de macarrão penne 100 g de bacon em tiras 450 g de camarão cozido, sem casca e limpo 2 abacates pequenos, sem caroços e cortados em cubos 1 xícara (140 g) de queijo cheddar ralado 1 xícara (240 ml) de maionese 1/4 xícara (60 ml) de suco de limão siciliano 2 tomates cortados em cubos 1 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos 4 xícaras (250 g) de alface cortada em tiras finas Preparação: Etapa 1: Numa panela coloque água e sal para ferver Cozinhe o macarrão por 8 a 10 minutos, ou até ficar al dente Escorra e passe na água fria Frite o bacon, até ficar totalmente corado Escorra e corte em cubos Em uma tigela grande, misture com cuidado o macarrão, o bacon, o camarão, o abacate, o queijo cheddar, a maionese, o suco de limão siciliano, o tomate e a pimenta-calabresa Sirva sobre a alface cortada

10 Receita cogumelos cozidos Ingredientes Serve: 6 1 colher (sopa) de azeite 680 g de cogumelos frescos 1 colher (chá) de ervas finas secas 4 colheres (sopa) de vinho branco seco 2 dentes de alho, picados Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto 2 colheres (sopa) de cebolinha picada Modo de preparo Preparo:10mins Cozimento: 15mins Pronto em:25mins Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça o azeite. Acrescente o cogumelo, tempere com as ervas finas e deixe-o cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre. Junte o vinho e o alho ao cogumelo cozido e continue cozinhando até que o vinho tenha reduzido pela metade. Tempere com sal e pimenta. Salpique a cebolinha. Mantenha a panela no fogo por mais 1 minuto. Sirva quente.

11 Elaborado por: Susana Rafaela almeida Teodoro nº15 13/02/2014


Carregar ppt "Índice Onde á vitamina B5 ? Como é absorvido ? Tabela diária. Alimentos ricos de vitamina B5. Sintomas da vitamina B5. Doenças provocadas com excesso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google