A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S.Martinho Rafael Santos 9ªA Nr. 26 Escola EB 2,3 da Pontinha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S.Martinho Rafael Santos 9ªA Nr. 26 Escola EB 2,3 da Pontinha."— Transcrição da apresentação:

1 S.Martinho Rafael Santos 9ªA Nr. 26 Escola EB 2,3 da Pontinha

2 A LENDA Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

3 Provérbios Populares No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho. Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro. Dia de S. Martinho fura o teu pipinho. Do dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o teu bornal. Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho. Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho. Se queres pasmar teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho. Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho. Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano. Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho. Pelo S. Martinho semeia favas e vinho. Pelo S. Martinho, nem nado nem cabacinho. Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho.

4 Algumas receitas

5 Omolete de S.Martinho Ingredientes: 150 gr de castanhas; 1 cebola pequena; 3 colheres de sopa manteiga; 10 ovos; 0,5 dl de vinho branco, 1 pacote de natas; sal q.b.; pimenta q.b. Preparação: Descasque as castanhas, escolha as que estiverem em melhores condições e coza-as em água temperada com sal. Escorra-as e deixe-as arrefecer um pouco. Reserve algumas castanhas e pique as restantes na picadora eléctrica. Refogue a cebola às rodelas numa colher de sopa de manteiga. Quando a cebola estiver transparente, junte-lhe as castanhas picadas e deixe refogar um pouco Noutra frigideira frite os ovos batidos em mais uma colher de sopa de manteiga e, quando estiverem consistentes, junte-lhes o refogado de cebola com castanhas e vire a omelete, para que coza do outro lado. Retire do lume e reserve quente. Leve ao lume uma frigideira com mais uma colher de sopa de manteiga, deixe ganhar cor e regue com vinho branco. Depois de deixar evaporar um pouco, junte as natas e as castanhas que reservou, cortadas em pedacinhos. Tempere a gosto, deixe apurar uns minutos e regue com este molho a omelete

6 Lombo de Vaca com Batata Doce Ingredientes: 1 lombo de vaca; 1,5 dl de vinho branco; 2 colheres de sopa de sumo de limão; sal q.b.; 1 alho francês; 0,5 dl água; 2 dentes de alho; 2,5 dl óleo; 200 gr de cebola; 400 gr de cenoura 300 gr de batata doce; 1 colher de sopa de colorau; pimenta q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno. Aloure o lombo de vaca temperado com sal, pimenta e colorau em um dl de óleo. Lave, descasque e corte as batatas doces em fatias finas no sentido longitudinal. Lave, descasque e corte as cenouras, as cebolas, o alho francês e os dentes de alho em rodelas finas e coza-os durante 15 minutos em água a ferver com sal e sumo de limão. Enrole a carne com fatias de batata doce e ate com fio culinário. Num recipiente regado com metade do restante óleo disponha os legumes cozidos e escorridos. Disponha o lombo de vaca por cima dos legumes e regue com o restante óleo e com o vinho. Leve ao forno médio durante 30 minutos, regando com o próprio molho de quando em quando e, se necessário, junte mais sal. Ao servir, retire o fio culinário e acompanhe com um gratinado de castanhas.

7 Gratinado de Castanhas Ingredientes: Ingredientes: 1 kg de castanhas; 1 cebola; 50 gr de margarina; 1 pacote de natas; sal q.b.; pimenta q.b.; 2 dl de leite; 1 colher de chá de erva-doce. Preparação: Coza as castanhas em água abundante com sal, dando-lhes um corte para que cozam mais facilmente. Deixe-as ferver durante 10 minutos, escorra-as e descasque-as. Refogue a cebola picada em margarina, deixe arrefecer e junte-lhe as natas e o leite, mexendo sempre para não talhar. Disponha as castanhas num prato de ir ao forno e regue com o refogado de natas, leite e cebola, temperado com sal, pimenta, uma pitada de noz-moscada e erva doce em pó. Leve ao forno durante 10 minutos, em forno médio, cobrindo o prato com folha de alumínio. Retire a folha de alumínio e deixe gratinar por 15 minutos, em forno forte. Sirva bem quente, enfeitado com raminhos de salsa.

8 Broinhas dos Santos Ingredientes: 600 gr de açúcar; 1 chávena de mel; 0,5 dl de azeite; 1 colher de sopa de canela; 1 colher e meia de sopa de erva doce; 1 colher de sopa de bicarbonato; 100 gr de nozes; 1,4 Kg de farinha de trigo; 350 gr de farinha de milho fina Preparação: Leve ao lume, até levantar fervura, o açúcar, o mel e o azeite. Deixe arrefecer e, quando a mistura estiver morna, junte-lhe um copo pequeno de água (1 dl), a canela, a erva doce, o bicarbonato e as nozes grosseiramente picadas. Peneire as farinhas para uma tigela e regue com o preparado anterior, que deve estar frio. Amasse tudo muito bem e faça pequenos bolinhos ovais, com a forma tradicional das broas, que devem ser calcados com as costas de um garfo de um dos lados. Unte tabuleiros de ir ao forno com azeite e disponha as broinhas. Leve a forno bem quente por uns minutos apenas, para que não fiquem duras. Chama-se a isto, em linguagem tradicional portuguesa, ganhar "lar".

9 Adivinhas 1- Tenho camisa e casaco Sem remendo nem buraco Estoiro como um foguete Se alguém no lume me mete 2- Se me rio... de mim sai uma donzela Mais donzela do que eu Ela vai com quem a leva Eu fico com quem me deu 3- Qual a coisa qual e ela Tem três capas de Inverno A segunda é lustrosa A terceira é amargosa 4-Tem casca bem guardada Ninguém lhe pode mexer Sozinha ou acompanhada Em Novembro nos vem ver Soluções: 1- Castanha 2- Ouriço 3- Castanha 4- Castanha


Carregar ppt "S.Martinho Rafael Santos 9ªA Nr. 26 Escola EB 2,3 da Pontinha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google