A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima."— Transcrição da apresentação:

1 Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima.
Introduzindo uma garrafa de água vazia num recipiente com água, o que sentes? Qualquer corpo mergulhado num líquido está sujeito à pressão que esse líquido exerce nas paredes do corpo. O efeito da pressão exercida pelo líquido no fundo do corpo é a FORÇA de IMPULSÃO ou simplesmente IMPULSÃO. Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima.

2 Impulsão = Peso real – Peso aparente
Como podemos determinar a intensidade da impulsão? A intensidade da impulsão é igual à diferença entre o valor do peso do corpo no ar – peso real – e o valor do peso do corpo dentro de água – peso aparente. A intensidade da impulsão é igual ao peso do volume de água deslocada. Impulsão = Peso real – Peso aparente I = Preal – Paparente

3 Quem se apercebeu, pela primeira vez deste fenómeno físico foi Arquimedes há mais de 2000 anos...
Segundo a lenda, Hierão, rei de Siracusa, pediu a Arquimedes que verificasse se a coroa de ouro que encomendara a um ourives era totalmente de ouro ou se também continha prata, sem, porém, a danificar. Arquimedes

4 Arquimedes, ao sentir a diminuição do seu peso quando estava imerso na água da banheira, induziu o processo de investigar a composição da coroa. Entusiasmado, não se conteve e veio para a rua nu, gritar “Eureka! Eureka!” palavra grega que significa “Descobri”.

5 Lei de Arquimedes “Todo o corpo mergulhado num fluido está sujeito a uma força vertical, dirigida de baixo para cima, cuja intensidade é igual ao peso do volume do fluido deslocado.”

6 Qualquer corpo colocado no interior de um fluido fica então submetido à acção de duas forças verticais. Fg - Força gravítica local I - Impulsão do fluido Se colocarmos um corpo no interior da água e o seu peso for superior ao da impulsão, o que acontece? O corpo vai para o fundo do recipiente que contém o fluido.

7 Se colocarmos um corpo no interior da água e o seu peso for inferior ao da impulsão, o que acontece?
O corpo vai subir até que as duas forças se igualem, acabando por flutuar. Se colocarmos um corpo no interior da água e o seu peso for igual ao da impulsão, o que acontece? O corpo fica em suspensão no interior da água.

8 Flutuação A flutuação dos corpos acontece quando o valor da impulsão for igual ao valor da força gravítica que actua sobre o corpo flutuante.

9 Como terá conseguido Arquimedes provar se a coroa era ou não de ouro?
Desafio… Como terá conseguido Arquimedes provar se a coroa era ou não de ouro?

10 De que factores depende a Impulsão?
Se colocarmos um ovo dentro de um copo com água e depois dentro de um copo com água salgada, o que acontece? O ovo flutua na água salgada porque a impulsão é maior. Densidade do líquido

11 Como se explica então a subida de um balão no ar?
Apesar de o conjunto (balão, cesto, tripulação, queimadores de gás) ter uma massa de cerca de 3000 kg, estes erguem-se no ar… Porquê ? Inicialmente, o ar no interior dos balões é aquecido e expande-se. Ao expandir, muito do ar é expulso do balão através da abertura inferior, ficando o balão mais leve. O balão sobe até uma determinada altura até que a impulsão iguala o seu peso.

12 A plasticina com maior volume imerso
Se colocarmos em água, uma bola de plasticina e outro pedaço de plasticina com a mesma massa, mas moldada em forma de barco, o que acontece? Plasticina moldada em forma de barco Bola de plasticina A plasticina com maior volume imerso sofre maior impulsão. Volume imerso

13 Porque será então que os navios flutuam na água?
A parte imersa do navio desloca um certo volume de água. O peso desse volume de água deslocada é o valor da impulsão. O valor da impulsão é igual à força gravítica local que actua sobre o barco. O volume da parte imersa dos navios é muito grande, para que seja também muito grande o volume de água deslocada e, consequentemente, a impulsão.

14 Não depende da massa

15 E como se faz para submergir e fazer vir à superfície um submarino?
Desafio… E como se faz para submergir e fazer vir à superfície um submarino? Para submergir: abrem-se as válvulas, permitindo a entrada da água do mar para os tanques. P  I afunda Para vir à superfície: os tanques são esvaziados através de ar comprimido. P < I sobe

16 FIM


Carregar ppt "Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google