A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA."— Transcrição da apresentação:

1 Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA

2 Introdução: O seguinte trabalho solicitado pela professora Lisene, tem como objetivo saber mais sobre a culinária da região centro-oeste

3 2 xícaras (chá) de arroz polido . 400 g 1 cebola grande . 290 g
Arroz com Pequi  Pequi é uma fruta nativa do Brasil, muito comum no cerrado de polpa alaranjada e uma amêndoa com muito espinhos usao na culinária e para fazer licor. O arroz com pequi é típico da cozinha goiana. De sabor bem marcante e característico da frita, cor amarelo e aromático. Para valorizar, ainda mais, o arroz foi preparado com azeite de oliva espanhol. Ingredientes 20 caroços de pequi g 2 xícaras (chá) de arroz polido . 400 g 1 cebola grande g 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva espanhol g 2 pimentas-bodes . 4 g Sal a gosto

4 Lave os pequis e reserve.
Modo de Fazer: Lave os pequis e reserve. Lave o arroz até a água sair limpa e deixe escorrer em uma peneira. Descasque a cebola, lave-a e corte em pedaços bem pequenos. Reserve. Coloque em uma panela o azeite se oliva, leve ao fogo e deixe aquecer um pouco. Junte o pequi (pode ser substituído por 1 xícara das de chá de polpa de pequi em conserva) e a cebola. Abaixe o fogo. Refogue, mexendo de vez em quando, por 30 minutos, juntando um pouco de água de vez em quando ou até os pequis ficarem macios. Se usar polpa de pequi refogue por 5 minutos.

5 Valor nutricional por porção
Enquanto isso coloque em outra panela 1 litro de água e leve ao fogo até ferver. Reserve. Incorpore o arroz na panela com o pequi e refogue, sem parar de mexer, por mais 4 minutos. Acrescente o sal, a pimenta-bode e a água fervente. Misture e ao ferver, tampe a panela parcialmente. Cozinhe por mais 20 minutos ou até o arroz ficar macio e bem amarelo. Retire do fogo e sirva em seguida. Observação: os caroços de pequi não devem ser mordidos, mas só levemente raspados com os dentes, pois no seu interior contém milhares de minúsculos espinhos. Valor nutricional por porção 290 kcalorias; 45 g de carboidratos; 4 g de proteínas; 11 g de gorduras totais (1,5 g de saturadas; 7,5 g de monoinsaturada; 1 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 4 g de fibras; 2,5 g de ferro; e 3,5 de de cálcio.

6 Pamonha assada com azeite de oliva espanhol
Preparação tradicional da culinária Goiana adaptada com o azeite de oliva. Trata-se de um bolo saboroso e com textura cremosa. A cor é bem amarela, sabor acentuado de milho e levemente gorduroso. Rendimento: 20 pedaços de 130 g Tempo de preparo: 55 minutos (mais 45 minutos de forno)

7 20 espigas médias de milho verde . 2.500 g
Ingredientes: 20 espigas médias de milho verde g 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar g 1 xícara (chá) de azeite de oliva espanhol g 1 xícara (chá) de leite desnatado ml 1 colher (chá) de canela em pó . 1,5 g 1 pitada de sal . 0,5 g

8 Modo de Fazer: Limpe as espigas de milho e lave-as. Rale as espigas de milho com um ralador não muito fino. Raspe com cuidados os sabugos com a ajuda de uma colher e misture com o milho ralado. Passe a mistura por uma peneira não muito fina, aparando em uma tigela. Adicione o açúcar e mexa até derretê-lo. Reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva (reserve 1 colher das de sopa), o leite, a canela e o sal. Leve ao fogo e deixe até ferver. Retire do fogo e despeje sobre a massa de milho reservada. Mexa bem. Com o azeite de oliva reservado unte uma assadeira (33 cm x 23 cm). Despeje a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até que, enfiando o palito, este saia limpo. Retire do forno e, ao amornar, corte em pedaços e sirva.

9 Valor nutricional por pedaço:
330 calorias; 54 g de carboidratos; 4 g de proteínas; 11,5 g de gorduras totais (2 g de saturada, 8 g de monoinsaturada e 1,5 g de poliinsaturada); 2 mg de colesterol; 5,5 g de fibras; 0,5 mg de ferro; e 20 mg de cálcio.

10 Arroz com Suã: Rendimento: 8 porções de 290 g Tempo de Preparo: 40 minutos (exige preparo antecipado de 12 horas para o suã tomar gosto mais 1h35 minutos de cozimento).

11 2 colheres (sopa) de alho amassado. 22 g
Ingredientes: 1 kg de suã de porco 2 colheres (sopa) de alho amassado. 22 g 1 maço médio de salsinha amarrado. 90 g 2 colheres (sopa) de suco de limão . 30 ml 2 pimentas-malaguetas em conserva 2 xícaras (chá) de arroz g 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g Sal a gosto

12 No outro dia, lave o arroz e deixe escorrer sobre uma peneira.
Modo de Fazer: Lave o suã de porco, seque com toalha de papel, tire as aparas, corte em fatias transversais e coloque-o em uma tigela grande. Reserve. Descasque os dentes de alho, amasse (ou passe por um espemedor, meça 2 colheres das sopa e reserve. Lave a salsinha em água corrente, seque com toalha de papel e amarre o maço com um barbante. Reserve. Coloque em uma tigela o alho, o suco de limão, a pimenta e o sal. Misture bem até obter uma pasta. Esfregue o suã com esta pasta e disponha na superfície o maço de salsinha. Cubra a tigela com filme plástico. Deixe o suã tomar gosto de um dia para o outro dentro da geladeira. No outro dia, lave o arroz e deixe escorrer sobre uma peneira.

13 Aqueça o azeite de oliva em uma panela, junte o suã (sem o maço de  salsinha) e frite por 15 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Durante este tempo vá adicionando um pouco de água. No final do cozimento a carne da suã deverá estar bem macia. Vá adicionando um pouco de água de vez em quando e deixe cozinhar por 30 minutos ou até ficar macio. Aumente o fogo. Junte o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por mais 4 minutos. Misture 4 xícaras (chá) de água fervente e acerte o sal. Deixe no fogo por mais 5 minutos ou até ferver. Abaixe o fogo. Acerte o sal, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar por mais 20 minutos ou até o arroz ficar al dente. Retire do fogo e sirva em seguida.

14 Valor nutricional por porção:
560 calorias; 46,5g de carboidratos; 25g de proteínas; 29,5g de gorduras totais (9,5g de saturadas, 15g de monoinsaturada e 2,5g de poliinsaturadas); 90mg de colesterol; 2 de fibras; 14,5mg de ferro; e 218mg de cálcio.

15 Conclusão Com este trabalho podemos perceber como é rica e diversificada a culinária da Região Centro-Oeste, que foi constituída, em sua maioria, por imigrantes que trouxeram consigo inúmeras tradições e culturas.


Carregar ppt "Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google