A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar, as etapas a serem percorridas, o que será necessário para alcançar o objetivo final, as dificuldades que podem surgir ao longo da caminhada e possíveis soluções para que, ao final, obtenha-se o melhor resultado.

2 PLANEJANDO UMA ATIVIDADE

3 Mãos na massa - realizar o planejamento passo a passo do preparo desse bolo de fubá. Mãos na massa - realizar o planejamento passo a passo do preparo desse bolo de fubá. Comece a pensar no que é necessário para fazer esse bolo: ingredientes, utensílios necessários, como preparar, etc. Comece a pensar no que é necessário para fazer esse bolo: ingredientes, utensílios necessários, como preparar, etc. Planeje cada etapa até servir esse delicioso bolo para seus amigos. Planeje cada etapa até servir esse delicioso bolo para seus amigos.

4 Ingredientes : 3 ovos; 3 ovos; 1 colher (sobremesa) de sementes de erva-doce; 1 colher (sobremesa) de sementes de erva-doce; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de leite; 1 xícara (chá) de leite; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de fubá; 2 xícaras (chá) de fubá; 2 xícaras (chá) de açúcar. 2 xícaras (chá) de açúcar.

5 Preparo: Colocar os ovos, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo, o leite e o óleo no liquidificador. Bater até obter uma mistura homogênea. Juntar o fermento e as sementes de erva-doce e misturar sem bater. Untar e enfarinhar um forma com furo no meio e despejar a massa. Levar ao forno preaquecido por 10 minutos em temperatura média (200ºC) até dourar ou até que, enfiando um palito no bolo, ele saia seco. Desenformar o bolo ainda morno.

6

7 Por que planejar? "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. PETER DRUCKER PETER DRUCKER Qualquer atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo, é uma atividade aleatória que conduz, em geral, o indivíduo a destinos não esperados, altamente emocionantes e, via de regra, a situações piores que aquelas anteriormente existentes.

8 A qualidade é fruto de um esforço direcionado de um indivíduo ou grupo para fazer algo acontecer conforme o que foi anteriormente desejado e estabelecido, portanto, somente poderá ser alcançada através de um trabalho planejado. Assim, o planejamento é condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure a melhoria da qualidade. Por exemplo, um planejamento nas diversas etapas da cadeia de fornecimento de um produto envolve desde a pesquisa de mercado, o projeto em si, os fornecedores das matérias-primas até a loja que irá comercializá-lo.

9 Portanto, fica claro que a qualidade somente será conseguida se ela for planejada e para que este planejamento ocorra de forma organizada é necessário estabelecer uma sequência de eventos previamente determinada. Vale a pena recordar um ditado chinês que afirma que "se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve." Isto significa: se uma empresa quer alcançar a qualidade competitiva, isto não se dará por acaso, mas será o resultado de um esforço de todos aqueles que trabalham na organização, desde o presidente até o mais simples funcionário.

10 Construindo seu Portfólio 1- Estabelecer um conjunto de regras básicas para a coleta de itens que devem ser arquivados para a pesquisa; 2- Coletar mostras dos trabalhos e material de pesquisa: fotografias, registros escritos, avaliações, desenhos, entre outros; 3- Registrar, arquivar e documentar o trabalho durante todo o seu desenvolvimento; 4- Transformar os registros em material de consulta e reflexão contextualizada; 5- Preparar e conduzir pesquisas e entrevistas, tabular dados e registrar resultados em tabelas e gráficos, organizando as informações;

11 6- Realizar registros sistematizados, usando fundamentação teórica e referências bibliográficas. Confrontar os conhecimentos do senso comum com os conhecimentos teóricos; teóricos; 7-Realizar registros de estudo de caso: observações, análises, avaliações e reflexões sobre o trabalho desenvolvido. Estes registros estão relacionados com a conduta e as interações do próprio autor, seus valores, seus costumes e principalmente seu envolvimento com a família e a comunidade escolar, registrando a aprendizagem e revendo conceitos; 8- Preparar as memórias que contenham: plano de ação, os progressos conseguidos, o desenvolvimento das etapas, as dificuldades e alternativas possíveis; 9- Ao final das atividades, o Portfólio estará pronto e será um arquivo, um documentário demonstrativo do processo de construção de conhecimentos realizado por você. BOM TRABALHO!


Carregar ppt "APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google