A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 30 – A partícula se Prof. Ana Maria Hernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 30 – A partícula se Prof. Ana Maria Hernandes."— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 30 – A partícula se Prof. Ana Maria Hernandes

2 Curou-se por meio de frutas e verduras. (Pronome Reflexivo / OD) Costuram-se calças masculinas. / Calças masculinas são costuradas. (P. Apassivadora) As duas miseráveis não se falaram. (Pronome Recíproco / OI) Queixava-se de tudo, até de si. (Parte integrante do verbo) Necessita-se de copeiras. (Índice de Indeterminação do Sujeito) Os animais fogem-se espavoridos. (Partícula Expletiva) SE PartículaApassivadora(PA) Índice de Indeterminação Indeterminação do Sujeito (IIS)Pronome Reflexivo ReflexivoPronomeRecíprocoParteIntergrante do verbo Pronome de Realce ou Partícula Expletiva

3 1. SE = Partícula Apassivadora (PA) Indicia que a oração encontra-se na Voz Passiva Sintética!!! Recordando: Voz Ativa vs. Voz Passiva Raikkonen vence GP da Espanha. Voz Ativa ou Passiva?

4 Torcida do Timão motiva o clube. Voz Ativa ou Passiva? Voz Ativa = sujeito pratica a ação verbal = sujeito agente!!!

5 Voz Ativa > Voz Passiva (Voz Ativa) (Sujeito Agente) (VTD) (OD) Pres. Ind. (Voz Passiva Analítica) ( Sujeito Paciente) (Loc. Verbal Pres. Ind.) (Agente da Passiva) Vence-se GP da Espanha. (Voz Passiva Sintética) (VTD) (Sujeito Paciente) RaikkonenvenceGP da Espanha. GP da Espanha é vencidopor Raikkonen.

6 Quando usar Voz Ativa ou Voz Passiva? O que leva o falante a produzir uma sentença como: Raikkonen vence GP da Espanha. (Voz Ativa) Ou GP da Espanha é vencido por Raikkonen. (Voz Passiva Analítica) Vence-se GP da Espanha. (Voz Passiva Sintética) O que leva os falantes a escolherem a voz verbal em que produzirão o enunciado é a ênfase que querem dar a um dos termos; se ao agente, então utilizam Voz Ativa, se ao termo que sofre a ação verbal, então utilizam Voz Passiva!!! Qual a exigência para uma oração, na Voz Ativa, ser convertida em Voz Passiva? De que o verbo seja transitivo direto (VTD) ou transitivo direto e indireto (VTDI), já que aquilo que é OD na voz ativa, passa a sujeito paciente na voz passiva!!!

7 Agora, faça o mesmo com a oração: Torcida do Timão motiva o clube. (Voz Ativa) O clube é motivado pela torcida do Timão. (Voz Passiva Analítica) Motiva-se o clube. (Voz Passiva Sintética) Partícula Apassivadora Partícula Apassivadora (indicia que a oração está na Voz Passiva!!!) Não tem função sintática!!!

8 2. SE = Índice de Indeterminação do Sujeito (IIS) Indicia que a oração tem sujeito indeterminado. Como se indetermina o sujeito em Língua Portuguesa? Verbo na 3ª. pessoa do plural: Confiam nas instituições. (VTI) (OI) Verbo* na 3ª. Singular + se (IIS): Confia-se nas instituições. (VTI) (OI) IIS (não possui função sintática!!!) * Esse verbo não pode ser VTD!!! Permanece sempre no singular, pois não possui sujeito para concordar!!!

9 Qual o problema com os seguintes anúncios publicitários? Vende(m)-se casas. Aluga(m)-se apartamentos. Costura(m)-se roupas femininas. Sujeito plural = verbo plural!

10 Necessitam-se de copeiras. (Errado!) Correto: Necessita-se de copeiras. (Sujeito indeterminado, verbo permanece na 3ª. p. sing., pois não há sujeito para concordar! Precisam-se de bibliotecárias. (Errado!) Correto: Precisa-se de bibliotecárias. (pela mesma justificativa anterior!)

11 3. SE = Pronome Reflexivo Ocorre na Voz Reflexiva SE = a si mesmo OD / OI Pronome Reflexivo (= a si mesmo) Tibério achou-se. OD (VTD) O jovem deu-se importância quando assumiu a liderança. (VTDI) Pronome Reflexivo OI (= a si mesmo)

12 4. SE = Pronome Recíproco Voz Reflexiva = um(a) ao outro (a) OD / OI As duas miseráveis não se falaram. Pronome Recíproco OI (= uma com a outra)

13 5. SE = parte integrante do verbo Ocorre com verbos que expressam sentimento ou mudança de estado. Não tem função sintática! Arrependeu-se, queria voltar, mas ela já havia voado. Suicidou-se, não se sabem as razões.

14 6. SE = Partícula Expletiva Destaca / enfatiza um VI. Não possui função sintática. As montanhas emudecem-se. As flores molham-se tristonhas.


Carregar ppt "Cap. 30 – A partícula se Prof. Ana Maria Hernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google