A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As palavras QUE e SE Funções e emprego Professora: Grace Galvão Pinheiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As palavras QUE e SE Funções e emprego Professora: Grace Galvão Pinheiro."— Transcrição da apresentação:

1 As palavras QUE e SE Funções e emprego Professora: Grace Galvão Pinheiro

2 QUE 1.Advérbio:liga-se a um adjetivo ou advérbio, funcionando como termo intensificador. Ex.:Que longe está meu sonho! Ah, que doce lua verá calma face...

3 2. Substantivo:é modificado por um artigo. Ex.: Meu bem querer Tem um quê de pecado... 3.Preposição:equivale a de ou para. Exs.:Tem que combinar? (prep.= de) Amanhã, teremos pouco que fazer em nosso escritório. (prep. = para) 4. Pronome adjetivo: apresenta-se junto do substantivo para modificá-lo.

4 Ex.:Que peixada bonita você pegou! 5.Pronome interrogativo:apresenta-se em orações interrogativas, significando que coisa. Que adiantaria a minha presença? (=que coisa) 6.Pronome relativo:refere-se a um termo antecedente(subst. ou pron.), ligando a oração subord. adjetiva à principal.

5 Ex.: Esse é o sentimento puro que dedico a ela. Sentimento= termo antecedente 7.Interjeição: exprime um sentimento, uma emoção, um estado interior. Ex.:Quê! Nunca você fará isso!

6 8. Partícula expletiva ou de realce: Empregado para transmitir realce ou ênfase, pode ser suprimido sem que se altere o sentido da oração. Então qual que é a verdade? (Luiz Vilela) = Então qual é a verdade?

7 9. Conjunção: Como conjunção, deve ser classificado de acordo com as orações por ele iniciadas. A. coordenativa: Fica lá o tempo com aquele chove que chove...! (aditiva) Outro aluno, que não eu, deveria falar-lhe, professor!(adversativa) Deixe, que os outros pegam. Mário de Andrade. (explicativa)

8 B. subordinativa: Parecia-me que as paredes tinham vulto. (Machado de Assis) Integrante Não esperaria mais, que elas podiam voar. (Luiz Vilela) Causal Todos lhe fizeram sinal que se calasse. Final Agora que os refletores foram acessos, podemos ver tudo. Temporal As poltronas eram muito mais frágeis que o divã. (Marcos Rey) Comparativa A minha sensação de prazer foi tão tal que venceu a de espanto. (Mário de Andrade) Consecutiva Estude, menino, um pouco que seja! Concessiva Não fui eu, mas que fosse, qual é o problema? Condicional

9 SE 1. Conjunção coordenativa: une duas orações coordenadas alternativas. Ex:. Se somos tristes, se somos alegres, a vida caminha rapidamente. 2. Conjunção subordinativa: une orações subordinadas. Ex:. Ele quer saber se eu me sinto realizado.(Carlos Drummond de Andrade) Integrante Se Deus quisesse que todos os homens fossem iguais, teria feito todos americanos. (Luis Fernando Verissimo) Condicional

10 3. Partícula integrante do verbo: Liga-se a verbos essencialmente pronominais, isto é, somente usados na forma pronominal e que geralmente exprimem sentimento ou mudança de estado. É o caso de queixar-se, dignar-se, arrepender- se, suicidar-se etc. Ex:. Os alunos se queixaram das carteiras quebradas da escola. OBS: O verbo suicidar-se não pode ser conjugado sem o pronome que retoma a pessoa do sujeito: eu me suicido, tu te suicidas, ele se suicida, nós nos suicidamos, e assim por diante. A palavra se é, portanto partícula integrante do verbo.

11 4. Partícula Expletiva ou de realce: Pode ser omitida sem prejuízo algum para a estrutura ou para a compreensão do período. Ex:. Ele foi-se embora e nunca mais apareceu!! Ele foi embora e nunca mais apareceu!! 5. Partícula Apassivadora ou pronome apassivador: Aparece na formação da voz passiva sintética com verbos transitivo direto e transitivo direto e indireto. Não há essa possibilidade com verbo transitivo indireto apenas.

12 Ex:. Sentia-se o cheiro de panela no fogo... ( José Lins do Rego) Pagaram-se as contas ao credor. 6. Pronome Reflexivo: acompanha o verbo na voz reflexiva, na função de pronome oblíquo átono. Ex:. Levantou-se, olhou a mulher que ainda dormia...

13


Carregar ppt "As palavras QUE e SE Funções e emprego Professora: Grace Galvão Pinheiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google