A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO."— Transcrição da apresentação:

1 COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO

2 Exemplos: - Um candidato a um emprego falará: “ O senhor não vai se arrepender de me contratar”. OU “Cara, tu não vai te arrepender de me dá essa vaga.” Quando falamos, consideramos o tipo de contexto para usar um ou outro tipo de linguagem.

3 Um aluno fala para o colega:“Venho respeitosamente solicitar-lhe que se digne a emprestar-me o livro.” A atitude desse aluno se assemelha à atitude do indivíduo que: a) comparece ao baile de gala trajando “smoking”.    b) vai à audiência com uma autoridade de “short” e camiseta.    c) vai à praia de terno e gravata.    d) põe terno e gravata para ir falar na Câmara dos Deputados.    e) vai ao Maracanã de chinelo e bermuda.

4 Uso dos pronomes oblíquos átonos em dados contextos
Suponha um aluno se dirigindo a um colega de classe nestes termos: Normalmente qual é a pergunta que um colega faz ao outro: - Me empresta a caneta? OU - Empresta-me a caneta? Uso dos pronomes oblíquos átonos em dados contextos

5 Papos - Luís Fernando Veríssimo - Me disseram. - Disseram-me. - Hein
Papos - Luís Fernando Veríssimo - Me disseram Disseram-me. - Hein? - O correto é "disseram-me". Não "me disseram". - Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é "digo-te"? - O quê? - Digo-te que você O "te" e o "você" não combinam. - Lhe digo? - Também não. O que você ia me dizer? - Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? - Partir-te a cara. - Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. - É para o seu bem. - Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu O quê? - O mato. - Que mato? - Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? (...)

6 Para saber o que é colocação pronominal
Para saber o que é colocação pronominal... Retomando a ideia de Pronomes: Para que servem? Substituem que palavras?

7 Podem substituir adjetivos ou substantivos Ex: Aquela caneta é da Roberta. (pronome com valor de adjetivo) A blusa era cara, mas eu a comprei. (pronome com valor de substantivo)

8 Eu – me Tu - te Ele - o - a - lhe – se Nós – Nos Vós – Vos
Pronomes Retos: funcionam como sujeito das orações. Pronomes oblíquos átonos: exercem variadas funções, exceto de sujeito. Eu – me Tu - te Ele - o - a - lhe – se Nós – Nos Vós – Vos Eles : os - as - lhes - se

9 Exercitando: passe as frases para a linguagem formal (de acordo com a gramática)
“Encontrei ela no cinema.” “ Trouxe ele ontem.” “Me trouxeram o livro.” “Trouxe os livros pra mim ler.” “Não arrependa –se.”

10 Eu vou me vingar! O pronome oblíquo ME refere-se ao pronome do caso reto EU. - Veja como os pronomes oblíquos átonos se comportam dentro de uma estrutura frasal, sempre se referindo a um pronome do caso reto, ou seja, a pessoa verbal.

11 Posição dos pronomes numa frase
ANTES VERBO PRÓCLISE MESÓCLISE DEPOIS MEIO ÊNCLISE VERBO VERBO

12 PRÓCLISE

13 Hoje me sinto sua amiga. Quando, antes do verbo, aparecer um advérbio, ocorrerá a PRÓCLISE. HOJE = ADVÉRBIO DE TEMPO

14 Alguém te falou isso? Quando, antes do verbo, aparecer um pronome indefinido, ocorrerá a PRÓCLISE. ALGUÉM = PRONOME INDEFINIDO

15 Aceitou a sugestão que te dei?
Quando, antes do verbo, aparecer um pronome relativo, ocorrerá a PRÓCLISE. QUE = PRONOME RELATIVO

16 Quando me cansar , abandono isso aqui.
Quando, antes do verbo, aparecer uma conjunção subordinativa, ocorrerá a PRÓCLISE. QUANDO = CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA

17 PRONOME DEMONSTRATIVO
Isso me revolta. Quando, antes do verbo, aparecer um pronome demonstrativo, ocorrerá a PRÓCLISE. ISSO = PRONOME DEMONSTRATIVO

18 Nunca nos esqueceremos deste lugar.
Quando , antes do verbo, aparecer uma palavra negativa, ocorrerá a PRÓCLISE. NUNCA = PALAVRA NEGATIVA

19 Ex. Em se tratando de guerra, preferimos o mal.
OPS! 1ª - Se houver vírgula após o advérbio, usa-se a ÊNCLISE. Ex. : Hoje, importo-me de você 2ª - Quando ocorrer preposição EM antes de um verbo no gerúndio, ocorrerá a ÊNCLISE . Ex. Em se tratando de guerra, preferimos o mal. 3ª - Nos seguintes tipos de frases: 3.1 - Interrogativas: Quem lhe contou isso ? 3.2 - Exclamativas - Quanta mentira se contou lá !

20 MESÓCLISE

21 Dar-te-ei uma nova vida.
Usa-se a MESÓCLISE quando o verbo estiver no Futuro do Presente. DAREI = FUTURO DO PRESENTE

22 Contar-te-iam toda a verdade, então resolvi eu mesmo contar.
Usa-se a MESÓCLISE quando o verbo estiver no Futuro do Presente. CONTARIAM = FUTURO DO PRETÉRITO

23 OPS! .1º. Havendo palavra que exija PRÓCLISE, essa colocação prevalece sobre a mesóclise. Ex. : Não te darei uma nova forma de vida. Eu disse que lhe daria meu apoio. 2º. Se o verbo no Futuro não iniciar a oração, a MESÓCLISE é opcional. Ex. : Seus amigos lhe contariam a verdade? Seus amigos contar-lhe-iam a verdade?

24 ÊNCLISE

25 Preocupo-me com o que possa acontecer.
Sempre que um verbo iniciar uma frase, ocorrerá a ÊNCLISE.

26 Por favor, concentre-se naquele senhor.
Com verbos no Imperativo Afirmativo, ocorrerá a ÊNCLISE.


Carregar ppt "COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google