A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações Subordinadas Substantivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações Subordinadas Substantivas"— Transcrição da apresentação:

1 Orações Subordinadas Substantivas
Oração subordinada substantiva: é aquela que tem valor de substantivo e exerce, em relação à oração principal, a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal ou aposto. EX: Espero que você venha. Espero a sua vinda. Trata-se de um gol que não se pode defender. Trata-se de um gol indefensável.

2 EX: * Não sei SE essas medidas darão resultados.
ORAÇÃO PRINCIPAL: É a oração que possui o sentido predominante e NÃO vem introduzida por conjunção subordinativa ou pronome relativo A oração subordinada substantiva tem valor de substantivo e vem introduzida, geralmente, por conjunção integrante (QUE/SE) EX: * Não sei SE essas medidas darão resultados.

3 ou ADVÉRBIO INTERROGATIVO ou EXCLAMATIVO.
As orações substantivas podem também, em alguns casos, ser introduzidas por um PRONOME INDEFINIDO, POR UM PRONOME ou ADVÉRBIO INTERROGATIVO ou EXCLAMATIVO. EX: Não sabemos QUEM vendeu sua motocicleta seminova. POR QUE COMO QUANDO ONDE

4 Oração subordinada substantiva objetiva direta: é aquela que exerce a função de OBJETO DIRETO do verbo da oração principal. EX:

5 EX: Lembrou-se DE QUE ainda não entregara a pesquisa ao professor.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta: Exercem a função de OBJETO INDIRETO do verbo da oração principal. EX: Lembrou-se DE QUE ainda não entregara a pesquisa ao professor. Necessito DE QUE você me ajude. Ela queixou-se DE QUE estava com dor nas costas.

6 Oração subordinada substantiva predicativa: Exerce a função de PREDICATIVO de um nome da oração principal. (na oração predicativa, o verbo de ligação aparecerá, sempre, ao lado da conjunção integrante). EX:

7 EX: Estou convencido DE QUE ele é seu namorado.
Oração subordinada substantiva completiva nominal: exerce a função de COMPLEMENTO NOMINAL de um substantivo ou adjetivo da oração principal. EX: Estou convencido DE QUE ele é seu namorado.

8 EX: Eu lhe disse apenas isto: que não se aborrecesse com ela.
Oração subordinada substantiva apositiva: exerce a função de APOSTO de um nome da oração principal. EX: Eu lhe disse apenas isto: que não se aborrecesse com ela.

9 Oração subordinada substantiva subjetiva: é subjetiva quando exerce a função sintática de sujeito do verbo da oração principal. Quando a oração subordinada é subjetiva, o verbo da oração principal está sempre na 3ª pessoa do singular. Eis alguns verbos que podem ter como sujeito uma oração subordinada: ACONTECE que não gosto mais daqui. CONVÉM eu não me manifestar. PARECE que ficamos mudos. É BOM que não se manifestem.

10 SERIA CONVENIENTE que eles fossem embora.
É CLARO que eu vou falar com ela. JÁ SE DISSE que o futuro estará garantido. FOI DITO que a contribuição brasileira é pequena. DECIDIU-SE que você sairia da escola. FOI DECIDIDO que você sairia da escola

11


Carregar ppt "Orações Subordinadas Substantivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google