A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Adjunto Adnominal Complemento Nominal Predicativo Aposto Vocativo Agente da Passiva

2 ADJUNTO ADNOMINAL É o termo que acompanha o SUBSTANTIVO, atribuindo-lhe uma característica VELHA. Funcionam como adjunto adnominal: artigo, adjetivo, locução adjetiva, numeral, pronome adjetivo.

3 Exemplo As fortes chuvas de verão destruíram nossas plantações de milho. As= artigo Fortes= adjetivo De verão= locução adjetiva Nossas= pronome adjetivo De milho= locução adjetiva Os termos que se juntaram ao nomes chuvas e plantações são adjuntos adnominais.

4 Exemplo A menina alegre chegou hoje. A menina chegou alegre hoje.
Em 1, alegre é adjunto adnominal de menina, pois indica uma QUALIDADE VELHA. Em 2, alegre não é adjunto adnominal de menina, pois indica uma QUALIDADE NOVA.

5 Exemplo O Adjunto Adnominal pode indicar: POSSE
A casa de Pedro é rústica. PRATICA A AÇÃO Amor de mãe é único.

6 COMPLEMENTO NOMINAL (CN)
Como os verbos, muitos nomes (substantivos, adjetivos e, mais raramente, advérbios) podem ter sentido incompleto. E, por essa razão, precisam de um complemento, um termo que os torne mais claros: a esse termos damos o nome de complemento nominal (CN), pois completa o sentido de um nome. O complemento nominal aparece sempre regido de preposição, mas não deve ser confundido com o objeto indireto, que é complemento do verbo.

7 Exemplo Nenhuma história consegue ser tão emocionante, surpreendente, cheia de revelações e reviravoltas, como a que pode acontecer na esquina de sua casa ou do outro lado do mundo. ________________________________________________________________________ Aos profissionais que escrevem e documentam a nossa história, a homenagem da Usiminas no Dia da Imprensa ___________ USIMINAS “de revelações e reviravoltas: complemento nominal ligado ao adjetivo “cheia”; “aos profissionais”: complemento nominal ligado ao substantivo “homenagem”.

8 Observação 1 Geralmente, o complemento nominal integra o sentido de nomes que correspondem a um verbo transitivo, de mesmo radical. Verbo transitivo Nome odiar os burgueses o ódio aos burgueses gostar da beleza o gosto pela beleza terminar o trabalho o término do trabalho agitar as pessoas a agitação das pessoas declarar o medo a declaração do medo caluniar o vizinho a calúnia do vizinho comover a mãe a comoção da mãe

9 Observação 2 Eu necessito de ajuda. Eu tenho necessidade de ajuda.
Em 1, de ajuda completa o sentido de um VTI, por isso é OI. Em 2, de ajuda completa o sentido de um substantivo, por isso é complemento nominal.

10 Observação 3 Complemento nominal: substantivos, adjetivos e, mais raramente, advérbios que, por terem sentido incompleto, precisam de um complemento, um termos que os torne mais claros: Agiu favoravelmente ao professor. Fumar é prejudicial à saúde. A agitação dos alunos prejudicou a aula.

11 DIFERENÇAS ENTRE COMPLEMENTO NOMINAL E O ADJUNTO ADNOMINAL
ADJETIVO OU ADVÉRBIO + PREPOSIÇÃO= SEMPRE COMPL. NOMINAL Nosso time está confiante na vitória. SUBSTANTIVO CONCRETO + PREPOSIÇÃO = SEMPRE ADJUNTO ADNOMINAL As árvores da praça estão cheias de flores.

12 DIFERENÇAS ENTRE COMPLEMENTO NOMINAL E O ADJUNTO ADNOMINAL
Substantivo abstrato + preposição Se pratica a ação= adjunto adnominal Se recebe a ação= complemento nominal A crítica do técnico irritou os jogadores. (pratica a ação= adjunto adnominal) A crítica ao técnico irritou os jogadores. (recebe a crítica= complemento nominal)

13 PREDICATIVO Exprime uma característica atribuída ao sujeito ou ao objeto. Liga-se ao sujeito ou ao objeto através de verbo de ligação (claro ou subtendido). Funciona como predicativo:adjetivo.

14 EXEMPLOS A manhã estava chuvosa. A manhã começou chuvosa.(e estava)
Em 1, o verbo de ligação está explícito, já em 2, o verbo de ligação está oculto. Em ambos os casos, chuvosa é predicativo do sujeito.

15 PREDICATIVO DO OBJETO Os policiais encontraram a vazia casa.
encontraram= VTD a casa= OD vazia = predicativo do objeto Em orações com PO, o VL fica subentendido. Por isso, para facilitar a análise, é conveniente desdobrar a oração. Os policiais encontraram a casa (e ela estava) vazia.

16 IMPORTANTE! A menina triste abandonou os brinquedos.
A menina abandonou triste os brinquedos. Em 1, entende-se que a menina já era triste mesmo antes de abandonar os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica constante da menina, portanto é adjunto adnominal. Em 2, entende-se que a menina ficou triste no momento em que abandonou os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica nova da menina, portanto é predicativo do sujeito.

17 APOSTO Detalha, caracteriza, explica ou resume o nome a que se refere.
O Flamengo, time carioca, jogou ontem. O time contratou dois jogadores: um goleiro e um atacante. O rio Amazonas fascina quem o vê.

18 AGENTE DA PASSIVA (AP) É o termo que, na voz passiva, pratica a ação do verbo. O agente da passiva, em geral vem acompanhado da preposição por ou, mais raramente, da preposição de.

19 Observação 1 Os agentes da passiva correspondem, na voz ativa, aos respectivos sujeitos das duas orações. Voz passiva: A casa está cercada de leões de fogo. A carta foi entregue à moça pelo carteiro. Voz ativa: Leões de fogo cercam a casa. O carteiro entregou a carta à moça.

20 EXEMPLOS “Agora a casa está cercada de leões de fogo.” (Cecília Meireles) voz passiva agente da passiva A carta foi entregue à moça pelo carteiro. voz passiva OI agente da passiva preposição preposição -per+artigo -o

21 Observação 1 Tanto na oração de voz passiva como na de voz ativa, o agente e o paciente continuam sendo os mesmos termos. Apenas a função sintática é diferente. A carta foi entregue pelo carteiro. sujeito paciente agente da passiva O carteiro entregou a carta. sujeito agente (que age, atua)

22 Observação 2 Não pode haver agente da passiva junto a verbos transitivos indiretos, intransitivos e de ligação, que não admitem a voz passiva. O menino precisa de amor. (OI) O homem saiu apressado. (VI) Eu sou feliz. (VL) Tais orações não podem ser transformadas em orações na voz passiva.


Carregar ppt "AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google