A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPLEMENTO NOMINAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPLEMENTO NOMINAL."— Transcrição da apresentação:

1 COMPLEMENTO NOMINAL

2 É o termo da oração que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Sempre por meio de uma preposição.

3 (a, de, com, em, por e outras )
O complemento nominal sempre é precedido de uma preposição: (a, de, com, em, por e outras ) contração ou combinação: (ao, aos, do, dos, pelo, pela, à)

4 Exemplos           

5 advérbio Complemento nominal

6 O povo tinha necessidade de alimentos.
Necessidade: substantivo De alimentos: complemento nominal

7 Tenho saudades de Luísa.
Saudades: substantivo De Luísa:complemento nominal

8 Meus filhos têm loucura por futebol.
Loucura: substantivo. Por futebol: complemento nominal.

9 Prejudicial: adjetivo
O contato com o lixo é prejudicial à saúde. Prejudicial: adjetivo À saúde: complemento nominal

10 Exercícios Assinale a alternativa em que o termo não está corretamente analisado nos parênteses. a) As aves fugiram do bosque.(adjunto adverbial de lugar) b) As aves do bosque fugiram.(adjunto adnominal) c) Os moradores deixaram o prédio apressados.(adjunto adnominal) d) Os moradores deixaram o prédio apressadamente.(adjunto adverbial de modo) e) Os apressados moradores deixaram o prédio.(adjunto adnominal)

11 R = C Os moradores deixaram o prédio apressados.(predicativo do sujeito)

12 2. A oração que apresenta complemento nominal é:
a) Os pobres necessitam de ajuda. b) Sejamos úteis à sociedade. c) Os pedidos foram feitos por nós. d) Os homens aspiram à paz. e) A leitura amplia nossos conhecimentos.

13 R= B Sejamos úteis à sociedade.

14 3. “O receio da solidão nunca o abandonara
3. “O receio da solidão nunca o abandonara.” O termo destacado exerce função de: a) núcleo do sujeito b) adjunto adverbial c) objeto indireto d) adjunto adnominal e) complemento nominal

15 R= E Complemento nominal

16 Diferença entre o complemento nominal e o adjunto adnominal.
O Adjunto adnominal atribui características aos seres e às coisas que nos rodeiam e indica o possuidor, o agente. Ex: A crítica do jornal revoltou os políticos. A batalha dos estudantes terminou.

17 O complemento nominal é o alvo para o qual se direciona o movimento, recebe a ação expressa pelo nome a que se refere e nunca indica posse. Ex: A crítica ao jornal causou polêmica. A batalha contra os estudantes terminou.

18 Para que serve o complemento nominal?
O complemento nominal é utilizado com freqüência em textos que lidam com idéias e conceitos abstratos (por exemplo, “direito à liberdade”), quando expressamos nossos desejos, sentimentos e necessidades (por exemplo, “amor à vida”) ou quando falamos de nossas ações sobre o mundo empregando nomes derivados de verbos (por exemplo, “transformação da sociedade”)

19 Transforme o verbo em substantivo e o complemento verbal em complemento nominal.
Ex: Nunca criticaram os colegas (objeto direto) Nunca fizeram críticas aos colegas (complemento nominal) a) Todos nós necessitamos de amigos. b) Ele pediu transferência. c) Confio em vocês. d) O diretor não se referiu à nossa classe. e) Ela sempre esperou a sua cura.


Carregar ppt "COMPLEMENTO NOMINAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google