A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintaxe de Regência Nominal. Conceito Numa oração, os termos completam uns aos outros, estabelecendo uma relação de dependência indicada por uma preposição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintaxe de Regência Nominal. Conceito Numa oração, os termos completam uns aos outros, estabelecendo uma relação de dependência indicada por uma preposição."— Transcrição da apresentação:

1 Sintaxe de Regência Nominal

2 Conceito Numa oração, os termos completam uns aos outros, estabelecendo uma relação de dependência indicada por uma preposição (ligação indireta), ou mesmo pela posição dos termos no período (ligação direta).

3 Definição: Essa relação de dependência entre os termos e seus complementos é chamada de regência.

4 Regência Nominal Há termos que integram o sentido de nomes (substantivos, adjetivos e advérbios); essa relação de dependência chama-se regência nominal. Relação de dependência entre o nome e o termo regido. Há termos que integram o sentido de nomes (substantivos, adjetivos e advérbios); essa relação de dependência chama-se regência nominal. Relação de dependência entre o nome e o termo regido.

5 Regência Verbal Há termos que completam verbos; e, nesse caso, ocorre a regência verbal. Relação de dependência entre o verbo e o termo regido. Há termos que completam verbos; e, nesse caso, ocorre a regência verbal. Relação de dependência entre o verbo e o termo regido.

6 Termos regentes e regidos Há, portanto, termos regentes (aqueles que exigem um complemento) e termos regidos (que completam a significação)

7 Exemplo 1 O melhor do Brasil é o brasileiro. O melhor - termo regente do Brasil - termo regido (adjunto adnominal) O melhor do Brasil é o brasileiro. O melhor - termo regente do Brasil - termo regido (adjunto adnominal)

8 Regência Nominal Há nomes que admitem apenas uma preposição na regência. Outros, mais de uma.

9 Acessível a Este cargo não é acessível a todos.

10 Acesso a / acesso para Este caminho dá acesso à rodovia. O acesso para a Região dos Lagos está difícil. Este caminho dá acesso à rodovia. O acesso para a Região dos Lagos está difícil.

11 Acostumado a / com O pai estava acostumado a ouvi-lo. Ficou acostumado com o barulho da rua. O pai estava acostumado a ouvi-lo. Ficou acostumado com o barulho da rua.

12 Adaptado a O empregado não está adaptado a estas mudanças.

13 Afável com / para com Mostrou-se afável com o inspetor. Tinha um jeito afável para com as visitas. Mostrou-se afável com o inspetor. Tinha um jeito afável para com as visitas.

14 Aflito com / aflito por Continuo aflito com a sua demora. O cliente estava aflito por saber o diagnóstico. Continuo aflito com a sua demora. O cliente estava aflito por saber o diagnóstico.

15 Agradável a / de Sua saída não foi agradável à equipe. Era agradável de ver os dois juntos. Sua saída não foi agradável à equipe. Era agradável de ver os dois juntos.

16 Alusão a O professor fez alusão à prova final.

17 Amor a / amor por Tinha grande amor à carreira. Ela demonstrava amor por dança. Tinha grande amor à carreira. Ela demonstrava amor por dança.

18 Ânsia de / ânsia por Sentiu ânsia de sair do local. O jovem revelou ânsia por voltar ao país. Sentiu ânsia de sair do local. O jovem revelou ânsia por voltar ao país.

19 Antipatia a / por Nem todos tinham antipatia à escritora. A moça sentiu antipatia por ele. Nem todos tinham antipatia à escritora. A moça sentiu antipatia por ele.

20 Apto a / apto para Considero-o apto a ajudá-lo. Tornou-se apto para exercer o cargo. Considero-o apto a ajudá-lo. Tornou-se apto para exercer o cargo.

21 Atenção a / com / para com Não deu atenção a ninguém. Sua atenção com todos é admirável. Tenha atenção para com os mais velhos. Não deu atenção a ninguém. Sua atenção com todos é admirável. Tenha atenção para com os mais velhos.

22 Atento a / atento com O motorista continua atento à sinalização. É bom estar atento com questões desse tipo. O motorista continua atento à sinalização. É bom estar atento com questões desse tipo.

23 Aversão a / aversão por Meu filho sempre teve aversão à política. Era evidente sua aversão por lugares altos. Meu filho sempre teve aversão à política. Era evidente sua aversão por lugares altos.

24 Benéfico a / para O remédio foi benéfico à sua saúde. A reforma foi benéfica para todos. O remédio foi benéfico à sua saúde. A reforma foi benéfica para todos.


Carregar ppt "Sintaxe de Regência Nominal. Conceito Numa oração, os termos completam uns aos outros, estabelecendo uma relação de dependência indicada por uma preposição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google