A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMOS RELACIONADOS AO NOME

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMOS RELACIONADOS AO NOME"— Transcrição da apresentação:

1 TERMOS RELACIONADOS AO NOME
PROFESSORA LÚCIA BRASIL

2 TERMOS RELACIONADOS A NOMES

3 ADJUNTO ADNOMINAL Determina, qualifica ou caracteriza o nome a que se refere. Pode se referir a qualquer termo da oração (sujeito, objeto...). Entre um adjunto adnominal e o nome a que ele se refere não pode haver nenhum outro termo que também não seja adjunto adnominal. Funcionam como adjunto adnominal: artigo, adjetivo, locução adjetiva, numeral, pronome adjetivo.

4 EXEMPLOS: As fortes chuvas de verão destruíram nossas plantações de milho. As= artigo Fortes= adjetivo De verão= locução adjetiva Nossas= pronome adjetivo De milho= locução adjetiva Os termos que se juntaram ao nomes chuvas e plantações são adjuntos adnominais.

5 ATENÇÃO! A menina alegre chegou hoje. A menina chegou alegre hoje.
Em 1, alegre é adjunto adnominal de menina, pois não há nenhum termo entre o nome e o adjetivo. Em 2, alegre não é adjunto adnominal de menina, pois entre o nome e o adjetivo há um verbo.(é predicativo)

6 PREDICATIVO Exprime uma característica atribuída ao sujeito ou ao objeto. Liga-se ao sujeito ou ao objeto através de verbo de ligação (claro ou subtendido). Funciona como predicativo:adjetivo.

7 EXEMPLOS A manhã estava chuvosa. A manhã começou chuvosa.(e estava)
Em 1, o verbo de ligação está explícito, já em 2, o verbo de ligação está oculto. Em ambos os casos, chuvosa é predicativo do sujeito.

8 PREDICATIVO DO OBJETO Os policiais encontraram a vazia casa.
encontraram= VTD a casa= OD vazia = predicativo do objeto Em orações com PO, o VL fica subentendido. Por isso, para facilitar a análise, é conveniente desdobrar a oração. Os policiais encontraram a casa (e ela estava) vazia.

9 IMPORTANTE! A menina triste abandonou os brinquedos
A menina abandonou triste os brinquedos Em 1, entende-se que a menina já era triste mesmo antes de abandonar os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica constante da menina, portanto é adjunto adnominal. Em 2, entende-se que a menina ficou triste no momento em que abandonou os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica nova da menina, portanto é predicativo do sujeito.

10 COMPLEMENTO NOMINAL Complementa o sentido de nomes de sentido incompleto. Sempre com preposição(a, de, em, com...).

11 DIFERENÇA ENTRE OBJETO INDIRETO E COMPLEMENTO NOMINAL
Eu necessito de ajuda. Eu tenho necessidade de ajuda. Em 1, de ajuda completa o sentido de um VTI, por isso é OI. Em 2, de ajuda completa o sentido de um substantivo, por isso é complemento nominal.

12 DIFERENÇAS ENTRE COMPLEMENTO NOMINAL E O ADJUNTO ADNOMINAL
ADJETIVO OU ADVÉRBIO + PREPOSIÇÃO= SEMPRE COMPL. NOMINAL Nosso time está confiante na vitória. SUBSTANTIVO CONCRETO + PREPOSIÇÃO = SEMPRE ADJUNTO ADNOMINAL As árvores da praça estão cheias de flores.

13 Substantivo abstrato + preposição
Se pratica a ação= adjunto adnominal Se recebe a ação= complemento nominal A crítica do técnico irritou os jogadores. (pratica a ação= adjunto adnominal) A crítica ao técnico irritou os jogadores. (recebe a crítica= complemento nominal)

14 APOSTO Detalha, caracteriza melhor, explica ou resume o nome a que se refere. O Flamengo, time carioca, jogou ontem. (valor explicativo) O time contratou dois jogadores: um goleiro e um atacante. (valor enumerativo) O rio Amazonas fascina quem o vê. (valor especificador)

15 1. Aposto Explicativo: caracteriza o termo anterior
1. Aposto Explicativo: caracteriza o termo anterior. Sônia, a tia de meu tio, viajou. Marília e Dirceu, os noivos da Inconfidência, eram Maria Dorotéia e Tomás Antônio Gonzaga. 2. Aposto Enumerativo: Vem após dois pontos e completa o termo anterior.   Víamos somente três coisas: vales, montanhas, Campinas. 

16 3. Aposto Resumitivo: ocorre com pronomes indefinidos, resume o termo anterior.
Os pais, os avós, os tios, todos, foram a Portugal. Amor, dinheiro, fama, nada o agrada.   4. Aposto Comparativo: Faz uma comparação do termo anterior.  Meu coração, uma nau ao vento, está sem rumo.   5. Aposto Especificativo: Limita o ser de quem se fala. O poeta Manuel Bandeira proporcionou inovações literárias a nós. O rio Amazonas está sujo. 

17 Vocativo O vocativo é um termo independente que serve para chamar por alguém, para interpelar ou para invocar um ouvinte real ou imaginário. Ex. Marcela, dê-me um beijo!


Carregar ppt "TERMOS RELACIONADOS AO NOME"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google