A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Pontuação Ensino Propulsor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Pontuação Ensino Propulsor"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Glossário Oficina de Pontuação Ensino Propulsor

2 Sujeito É o termo constituído por um substantivo ou pronome, ou por uma palavra ou expressão substantivada. Exemplos: O Titanic afundou em sua primeira viagem. Ninguém esquece esse acidente terrível.

3 Predicado É o que se afirma ou se nega a respeito do sujeito da oração. São três: Predicado Nominal: seu núcleo significativo é um nome (substantivo, adjetivo, pronome), ligado ao sujeito por um verbo de ligação. Exemplo: As moças pareciam encantadoras.

4 Predicado Predicado Verbal: seu núcleo é um verbo, seguido, ou não, de complemento ou termos acessórios. Exemplos: A fase final da Copa atrai milhares de telespectadores aos estádios. Campeonatos de peso de vários esportes adotam o esquema eliminatório.

5 Predicado Predicado verbo-nominal: possui dois núcleos significativos, um verbo e um nome. Exemplos: O soldado voltou ferido. [O soldado voltou e estava ferido.] O réu deixou a sala abatido. [O réu deixou a sala e estava abatido.]

6 Verbo de Ligação É o verbo que não exprime ação, mas apenas estado, e que liga o sujeito ao predicativo. São alguns: ser, estar, ficar, andar, parecer, permanecer, continuar etc. O canal do Panamá é o porto mais movimentado do mundo. Jack Sparrow ficaria surpreso com a atuação dos piratas somalianos.

7 Predicativo É o termo que exprime um atributo, estado ou modo de ser do sujeito. Pode, também, se referir ao objeto de um verbo. Exemplos: A mesa era de mármore importado. (predicativo do sujeito) O juiz declarou o réu inocente. (predicativo do objeto)

8 Objeto Direto É o complemento de um verbo transitivo, isto é, liga-se ao verbo normalmente sem auxílio de preposição. Exemplos: O Triângulo das Bermudas coleciona acontecimentos inexplicáveis. Houve grandes festejos neste mês.

9 Objeto Indireto É o complemento que se liga ao verbo por meio de preposição; não possui valor de uma circunstância. Exemplos: Assisti a mais um jogo da seleção. Deparei com um estranho no jardim. Não abuse dos remédios.

10 Objeto direto+indireto
Completam verbos bitransitivos, isto é, verbos que exigem dois complementos. Exemplos: Oferecemos à noiva (OI) flores (OD). Ceda o lugar (OD) aos mais velhos (OI). Dedicou sua vida (OD) aos doentes (OI).

11 Complemento Adverbial
É um termo exigido pelo verbo, constituído por advérbio ou uma locução adverbial. Tem valor de uma circunstância. Exemplos: Joana mora aqui desde seu ingresso na universidade. O Funk surgiu nos Estados Unidos.

12 Adjunto Adverbial É o termo acessório que exprime uma circunstância (tempo, lugar, modo etc.) ou, em outras palavras, que modifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio. Exemplos: Cheguei cedo. Vim com meus colegas de aula. Esta leitura é pouco recomendável.

13 Aposto É o termo acessório que esclarece, explica, desenvolve ou resume outro. Exemplo: O Titanic, o mais luxuoso transatlântico de sua época, afundou em sua primeira viagem.

14 Vocativo É o termo que, na oração, serve para pôr em evidência o ser a quem nos dirigimos, sem manter relação sintática com outro. Exemplo: Navegantes de primeira viagem, coloquem o colete salva-vidas e embarquem nesta aventura!

15 Voz Verbal É a maneira como se apresenta a ação expressa pelo verbo em relação ao sujeito. Ativa: indica ação praticada pelo sujeito, denominado agente. (Ela resolverá as questões.) Passiva: indicação recebida pelo sujeito, denominado paciente. (As questões serão resolvidas por ela.) Reflexiva: indica ação ao mesmo tempo praticada e recebida pelo sujeito, denominado agente e paciente. (Ele feriu-se sem perceber)

16 Agente da Passiva É o complemento de um verbo na voz passiva.
Exemplos: Toneladas de óleo foram derramadas por petroleiros em alto-mar. O maior tesouro submerso da história foi encontrado por uma empresa americana especializada em arqueologia subaquática.

17 Referências CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. HOUAISS, Antônio ( ); VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.


Carregar ppt "Oficina de Pontuação Ensino Propulsor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google