A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS. O que é o VERBO? O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS. O que é o VERBO? O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS

2 O que é o VERBO? O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado no tempo. Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala.

3 O verbo é o centro, o núcleo da frase. Por si só, pode constituir uma frase completa. Ouçam! Por exemplo… Vós aprendeis rapidamente a lição sobre os verbos, nesta na aula. Quem aprende? O que aprende? Como aprende? Onde aprende? Compreenderam? Sim, o verbo é o centro da frase porque todas as restantes palavras se agrupam à sua volta.

4 O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz. Modos são as diversas maneiras de encarar a realização da acção Indicativo Encara a acção como uma realidade, uma certeza Ex: Eu estudo. Subjuntivo Encara a acção como possível, desejável. Ex: Se estudasse; Talvez estude Imperativo Encara a acção como uma ordem, um conselho, um pedido Ex: Estuda! Infinitivo Encara a acção em abstracto. Ex. estudar, aprender

5 Tempos verbais simples O tempo verbal indica o momento da realização da acção. O presente indica que a acção se realiza actualmente Ex. Estudo; escrevemos. O pretérito indica que a acção é anterior ao momento presente, é passada. Ex. Estudei o verbo; Fazia os exercícios. O futuro indica que a acção se há-de realizar num momento posterior ao actual. Ex. Eu estudarei quando chegar a casa.

6 Tempos verbais O pretérito pode ser: Imperfeito, quando indica uma acção que no passado se apresenta como inacabada, imperfeita. Ex: Eu estudava, quando a minha mãe chegou. Perfeito, quando indica uma acção passada, concluída. Ex: Eu estudei para o teste. Mais-que-perfeito, quando indica uma acção passada, mas anterior a outra também já passada. Ex: Eu já estudara, quando começou a telenovela.

7 Tempos verbais O Futuro pode ser Imperfeito, que indica que a acção se realizará no futuro Ex: Na próxima semana estudarei para o teste de LP. Perfeito, que indica uma acção futura, concluída antes de outra também futura Ex: Quando for brincar, já terei estudado.

8 Tempos verbais compostos Tempos compostos formados com o verbo ter (ou haver) e o particípio passado de um verbo. Pret. Perfeito composto do indicativo e do conjuntivo com o presente do ind. e do conj., do verbo auxiliar. Ex: Tenho estudado Tenha estudado Mais-que-perfeito composto do ind.e do conj.,formados com o pret.imperfeito do ind.e do conj.,do verbo auxiliar. Ex: Tinha estudado Tivesse estudado Futuro perfeito Composto do ind.e do conj.,formados com o futuro imperfeito do ind.e do conj., do verbo auxiliar. Ex: Terei estudado Tiver estudado

9 Pessoa/Número O verbo apresenta variação das três pessoas gramaticais (singular/plural) 1ª pessoa (a que fala)- Ex: Eu estudo; nós estudamos; 2ª pessoa (a quem se fala) - Ex : Tu estudas; vós estudais; 3ª pessoa (de quem se fala) – Ex: Ele estuda; eles estudam.

10 Conjugação verbal Dá-se o nome de conjugação ao conjunto da flexão do verbo em todos os seus modos, tempos, números, pessoas e vozes. Tendo como base a terminação do infinitivo, consideram-se três conjugações : 1ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é a. Ex: estudar, amar, cantar; 2ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é e. Ex: aprender, ler, escrever; 3ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é i. Ex: sentir, partir, sorrir;

11 Classificação dos verbos quanto à flexão RegularesIrregulares Defectivos Se o radical não se altera ao longo da conjugação Ex: estudo; estudarei; Corri; correrei Se o radical do verbo se altera ao longo da conjugação. Ex: faço; farei; fiz Caibo; coube, caberei Vou; fui ;irei Aqueles que não se conjugam em todos os tempos, modos e pessoas. Exemplos: Verbos impessoais Chover, Haver (=existir), Verbos unipessoais. - Miar, ladrar


Carregar ppt "ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS. O que é o VERBO? O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google