A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM Professora Ynah de Souza UFPE / FTD Janeiro de 2014 Surubim - Pernambuco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM Professora Ynah de Souza UFPE / FTD Janeiro de 2014 Surubim - Pernambuco."— Transcrição da apresentação:

1 AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM Professora Ynah de Souza UFPE / FTD Janeiro de 2014 Surubim - Pernambuco

2 ROTEIRO INTRODUÇÃO Situando o objeto de estudo: redação ou produção escrita? DESENVOLVIMENTO A redação no ENEM – perfil, avaliação e competências; Da importância do parágrafo. CONCLUSÃO

3 INTRODUÇÃO

4 Minhas férias, parágrafo, pula uma linha Capítulos 1 e 2

5

6 Prática de escrita na escola e concepção de língua Concepção de língua, de suas funções, de seus processos de aquisição, de uso e de aprendizagem podem ser encontradas na prática de escrita da escola.

7 Ensino sistemático do escrever XVIII / XX – destaque para o ensino das regras gramaticais e da leitura – entendida como uma prática de decodificação e memorização de textos literários. Composição – últimas séries do chamado ensino secundário. Escreve bem quem pensa bem

8 Décadas de 60 e 70 Criatividade do aluno – textos de leitura como estímulo para se escrever. LDB 5692/71: Objetivos pragmáticos e utilitários: desenvolver e aperfeiçoar os comportamentos dos alunos como emissor e recebedor de mensagens, através da utilização e compreensão de códigos diversos – verbais e não-verbais. Consequência: aumento do LDs para o EM voltados para o ensino de redação.

9 Língua como código Texto como mensagem que contém um significado e que precisa ser decodificada pelo receptor. Língua: arco-íris imóvel – conjunto de sinais com normas fixas que precisam ser decodificados para que ocorra a compreensão ou a decodificação.

10 Prova de redação Obrigatória – Decreto Federal no de Consequência – aulas de redação; pesquisas sobre redação na escola. Alcir Pécora – Problemas de redação na escola.

11 DESENVOLVIMENTO Perfil da prova do ENEM

12

13

14

15

16 DESENVOLVIMENTO - AVALIAÇÃO Liste 4 critérios importantes que devem ser levados a sério na correção da redação do aluno do Fundamental 1.

17 DESENVOLVIMENTO - COMPETÊNCIAS 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita ORTOGRAFIA; CONCORDÂNCIA NOMINAL E CONCORDÂNCIA VERBAL; REGÊNCIA NOMINAL E REGÊNCIA VERBAL; PONTUAÇÃO; ACENTUAÇÃO; USO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE.

18

19

20 Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

21 O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo em prosa. Por meio deste tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista. argumentação

22 Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto. PONTO DE VISTAPONTO DE VISTA

23 Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersetenciais, interparágrafos).

24 Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

25

26 CONCLUSÃO Vídeo do youtube: a importância de se trabalhar em grupo https://www.youtube.com/watch?v=4We7S NkSYTk https://www.youtube.com/watch?v=4We7S NkSYTk


Carregar ppt "AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM Professora Ynah de Souza UFPE / FTD Janeiro de 2014 Surubim - Pernambuco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google