Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
2
2º ciclo Monodocência Currículo globalizante
Pluralidade de professores Nova organização curricular
3
Gestão dos percursos de aprendizagem
Estabilização/ consolidação Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio
4
Consolidação/Aquisição
Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.
5
Aquisição/Consolidação
Alarga-se o repertório lexical. Consolidam-se estruturas gramaticais complexas. Treina-se a manipulação de dados textuais em diferentes suportes.
6
Observar critérios de desempenho Exposição oral (oral formal)
Comunicação oral Observar critérios de desempenho (eficácia e produtividade de) Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)
7
Proficiência (1ºciclo)
Leitura Aprofundamento Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1ºciclo) Autonomia Apetência Diversidade Fluência Construção de sentidos
8
Escrita Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal – critérios de elaboração dos textos:: Referenciais de: 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções
9
Conhecimento Explícito da Língua
Actividades de descoberta, reflexão, explicitação, sistematização de conhecimentos sobre a língua Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.