A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS. 2º ciclo Monodocência Currículo globalizante Pluralidade de professores Nova organização curricular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS. 2º ciclo Monodocência Currículo globalizante Pluralidade de professores Nova organização curricular."— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS

2 2º ciclo Monodocência Currículo globalizante Pluralidade de professores Nova organização curricular

3 Gestão dos percursos de aprendizagem Estabilização/ consolidação Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio

4 Consolidação/Aquisição Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e escrita. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.

5 Aquisição/Consolidação Alarga-se o repertório lexical. Alarga-se o repertório lexical. Consolidam-se estruturas gramaticais complexas. Consolidam-se estruturas gramaticais complexas. Treina-se a manipulação de dados textuais em diferentes suportes. Treina-se a manipulação de dados textuais em diferentes suportes.

6 Comunicação oral Observar critérios de desempenho (eficácia e produtividade de ) Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)

7 Leitura Texto escrito Texto multimodal Aprofundamento Autonomia Apetência Diversidade Fluência Construção de sentidos Proficiência (1ºciclo )

8 Escrita Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal – critérios de elaboração dos textos:: Referenciais de: 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções

9 Conhecimento Explícito da Língua Melhoria do desempenho nas outras competências Mapa de conceitos coerente Actividades de descoberta, reflexão, explicitação, sistematização de conhecimentos sobre a língua


Carregar ppt "CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS. 2º ciclo Monodocência Currículo globalizante Pluralidade de professores Nova organização curricular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google