A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar"— Transcrição da apresentação:

1 Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar
TRABALHO DE GRUPO 1.º MÓDULO 15 e 16 de Outubro Tarefas: Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar

2 Observação: atendendo aos pressupostos dos Novos Programas de articulação, progressão e complexificação entre todos os ciclos, este grupo de trabalho optou por agrupar a resposta a algumas questões para pôr em evidência esses princípios.

3 1.Análise da organização do programa Competências Específicas
Organização Programática 1.Análise da organização do programa 1ºCiclo 2ºCiclo 3ºCiclo 1.1 - Caracterização 1.2 – Resultados esperados 1.3 – Descritores de desempenho 1.3– Descritores de desempenho Competências Específicas Linhas Orientadoras Compreensão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Compreensão/Expressão oral Expressão oral Falar para aprender Falar para construir e expressar conhecimentos Falar para construir e expressar conhecimentos Participar em situações de interacção oral Leitura Ler para aprender Ler para construir conhecimentos Ler para apreciar textos variados Ler textos literários Escrita Escrever para aprender Escrever para construir e expressar conhecimentos Escrever em termos pessoais e criativos Conhecimento Explícito da Língua Plano Fonológico Plano da Língua, Variação e Mudança Plano Morfológico Plano das Classes de Palavras Plano Sintáctico Plano Lexical e Semântico Plano Discursivo e Textual Plano da Representação Gráfica e Ortográfica 1.4 - Corpus Textual 1.5 - Orientações de Gestão Nota: Alguns traços distintivos estão realçados a vermelho.

4 2. Traços distintivos No 1.º ciclo: No 2º ciclo: No 3º ciclo:
As caracterizações referentes a cada ciclo de ensino estão adequadas ao escalão etário dos discentes. No 1.º ciclo: o 1º e 2º anos (1º momento) desenvolvem as relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. É um período de aquisições fundamentais no domínio da linguagem.oral e escrita. Nos 3º e 4º anos (2º momento) é fundamental saber como se organiza o texto escrito e alarga o conhecimento explícito da língua. È um período de desenvolvimento e aprofundamento das aquisições no domínio da linguagem oral e escrita. No 2º ciclo: os alunos aprofundam a relação entre o texto escrito e o texto multimodal tornando-se mais autónomos. Consolidam-se a língua falada e a língua escrita e sistematizam-se aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua. No 3º ciclo: tendo em conta que os alunos estão associados a transformações nas dimensões cognitiva, física, afectivo - emocional e sociocultural, os alunos alargam e complexificam as formas de raciocínio, de organização e de comunicação de saberes e pontos de vista pessoais.

5 RELAÇÃO DE PROGRESSÃO NO QUE RESPEITA AOS RESULTADOS ESPERADOS NAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE COMPREENSÃO DO ORAL E DE EXPRESSÃO ORAL NO 1.º E 2.º CICLOS ( Questões 3 do guião de análise do 1.º ciclo e 2 do guião de análise do 2.º ciclo) COMPREENSÃO DO ORAL 1.º e 2.º anos 3.º e 4.º anos 2.º Ciclo √ Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens (…) √ Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos familiares (...) √ Compreender o essencial das histórias contadas, textos (...) √ Saber escutar para organizar e reter informação essencial (...) √ Distinguir entre facto e opinião, informação explicita de implícita, essencial de acessório. √ Saber escutar para organizar e reter informação essencial (…),com algum grau de formalidade. √ Interpretar a informação ouvida, distinguindo entre facto e opinião, informação explicita de implícita, essencial de acessório. √ Compreender os diferentes argumentos que fundamentam uma opinião.

6 EXPRESSÃO ORAL 1.º e 2.º anos 3.º e 4.º anos 2.º Ciclo
√ Falar de forma audível (...) √ Esperar pela sua vez (…) √ Formular pedidos e perguntas (…) √ Narrar situações vividas e imaginadas. √ Pedir e tomar a palavra(...) √ Planificar e apresentar exposições breves sobre temas variados. √ Produzir breves discursos orais em português padrão com vocabulário e estruturas gramaticais adequadas. √ Relatar ocorrências, fazer descrições e exposições sobre assunto do quotidiano, com algum grau de formalidade. √ Apresentar e defender opiniões (…) √ Produzir discursos orais coerentes em português padrão, com vocabulário adequado e estruturas gramaticais de alguma complexidade. NOTA: no primeiro ciclo os alunos aprendem a exprimir-se e no segundo ciclo para além de consolidarem essa competência constroem e expressam.

7 Competência da Leitura
3ºCiclo 7. Um exemplo da progressão vertical inter-ciclos a partir de um descritor de desempenho Competência da Leitura 1ºCiclo 2ºCiclo 3ºCiclo Ler por iniciativa própria Seleccionar, por sua iniciativa e de acordo com o seu gosto pessoal, obras de extensão e complexidade crescente. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extensão e complexidade dos livros e outros materiais que selecciona

8 TIC 9. Aspecto introduzido no programa relativo a procedimentos e instrumentos de acesso à informação 1.ºCiclo A partir deste novo momento, as novas tecnologias de informação e comunicação estão inseridas no actual programa com especial relevância para a potencialização da biblioteca escolar. Dever-se-á criar oportunidades de aprendizagem, realizando visitas de estudo, ir a espectáculos culturais, assim como, promover eventos significativos e enriquecedores. A sala de aula estará organizada em diferentes espaços, equipados com materiais adequados, dando-se relevante ao computador no espaço dedicado à escrita bem como a ficheiros variados, dicionários, prontuários e gramáticas. 7. Formas de utilização no apoio ao trabalho nas competências específicas 2.ºCiclo As TIC são utilizadas como ferramentas para pesquisa e tratamento de informação. São usados programas informáticos para apresentação de trabalhos e programas de processamento e edição de texto, troca e partilha de informações e ser crítico na utilização das TIC. A biblioteca escolar e/ou centro de recursos devem ser potencializados a fim de dinamizar actividades delineadas no PCT ou pelo PEE, promovendo a leitura e fomentando as competências do saber fazer.

9 HETEROGENEIDADE DE TEXTOS A PRIVILEGIAR NO 1.º CICLO
HETEROGENEIDADE DE TEXTOS A PRIVILIGIAR NO 1.º CICLO ( Questão 4 do guião de análise do 1.º ciclo) E CORPUS TEXTUAL A PRIVILIGIAR NOS 2.º E 3.º CICLOS( questões 3 do guião de análise do 2.º e 3.º ciclos). CORPUS TEXTUAL 2.º CICLO 3.º CICLO √ Representatividade e qualidade dos textos √ Integridade das obras √ Diversidade textual √ Progressão √ Intertextualidade ( pág. 100) ( pág.136) NOTA: Apesar de não aparecer a intertextualidade faz-se alusão à mesma quando refere que se deve estabelecer relações entre as obras e outras manifestações artísticas e culturais. HETEROGENEIDADE DE TEXTOS A PRIVILEGIAR NO 1.º CICLO √Textos literários e paraliterários ( narrativas; texto dramático, canções, poemas, diários, etc.) √ Textos não literários (textos dos media, de manuais escolares, carats, SMS, convites,etc.)

10 CONHECIMENTO EXPLICITO DA LÍNGUA
ACTIVIDADES QUE PROMOVEM A TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO IMPLICITO EM CONHECIMENTOS EXPLICITO DA LÍNGUA (Questão 8 do guião de análise do 1.º ciclo) E QUE PROMOVAM A TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EXPLICITO ( questões 8 do guião de análise do 2.º ciclo e 6 do guião de análise do 3.º ciclo) CONHECIMENTO EXPLICITO DA LÍNGUA 1.º CICLO 2.º CICLO 3.º CICLO √ Actividades no domínio do modo oral e do modo escrito ; √ Oficinas ( pág.24) √ Descoberta √ Reflexão √ Explicitação √ Sistematização ( pág.74) √ Actividades de carácter oficinal de análise e manipulação √ Explicitação dos saberes √ Mobilização das categorias de conhecimento Explicito para resolver problemas de uso, etc. √ Participação na construção e utensílios para sistematizar e registar informação(...) (pág.151)

11 ACTIVIDADES DE ESCRITA (questões 5, 6 e 7)
1º Ciclo: O exercício efectivo da escrita passa pela redacção de textos que possibilitem: Realização de actividades reguladas por modelos Escrita pessoal e criativa Papel do professor do 1º Ciclo ( nas diferentes etapas da escrita processual): REGULADOR

12 2º Ciclo: Resultados Esperados:
Escrever, recorrendo a técnicas (selecção; registo; organização e transmissão de conhecimentos. Utilizar, com autonomia, processos de planificação, textualização e revisão. Escrever em termos pessoais e criativos. Produzir textos coerentes e coesos em português padrão. Papel do professor do 2º Ciclo ( nas diferentes etapas da escrita processual): ORIENTADOR

13 3º Ciclo: Aprofundar o trabalho (realizado nos dois Ciclos anteriores), através da apropriação de mecanismos textuais progressivamente mais complexos em que utilizem a linguagem escrita para pensar, para comunicar e para aprender. Papel do professor do 3º Ciclo ( nas diferentes etapas da escrita processual): APOIO

14 Planificação Textualização Revisão
Etapas da Planificação das Actividades de Escrita (comuns aos três Ciclos) Planificação Textualização Revisão


Carregar ppt "Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google