A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE GRUPO 1.º MÓDULO 15 e 16 de Outubro Tarefas: Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE GRUPO 1.º MÓDULO 15 e 16 de Outubro Tarefas: Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE GRUPO 1.º MÓDULO 15 e 16 de Outubro Tarefas: Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar

2 Observação: atendendo aos pressupostos dos Novos Programas de articulação, progressão e complexificação entre todos os ciclos, este grupo de trabalho optou por agrupar a resposta a algumas questões para pôr em evidência esses princípios.

3 1ºCiclo2ºCiclo3ºCiclo Caracterização 1.2 – Resultados esperados 1.3 – Descritores de desempenho Caracterização 1.2 – Resultados esperados 1.3– Descritores de desempenho Caracterização 1.2 – Resultados esperados 1.3– Descritores de desempenho Competências EspecíficasLinhas Orientadoras Competências Específicas Linhas OrientadorasCompetências Específicas Linhas Orientadoras Compreensão oralEscutar para aprender e construir conhecimentos Compreensão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Compreensão/Ex pressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Expressão oral Falar para aprender Expressão oral Falar para construir e expressar conhecimentos Participar em situações de interacção oral Leitura Ler para aprender Leitura Ler para construir conhecimentosLeituraLer para construir conhecimentos Ler para apreciar textos variados Ler textos literários Escrita Escrever para aprender Escrita Escrever para construir e expressar conhecimentos EscritaEscrever para construir e expressar conhecimentos Escrever em termos pessoais e criativos Conhecimento Explícito da Língua Plano Fonológico Conheciment o Explícito da Língua Plano da Língua, Variação e Mudança Conhecimento Explícito da Língua Plano da Língua, Variação e Mudança Plano Fonológico Plano Morfológico Plano das Classes de Palavras Plano Sintáctico Plano Lexical e Semântico Plano Discursivo e Textual Plano da Representação Gráfica e Ortográfica Corpus Textual Orientações de Gestão Corpus Textual Orientações de Gestão Corpus Textual Orientações de Gestão Organiza ç ão Program á tica 1.Análise da organiza ç ão do programa Nota: Alguns traços distintivos estão realçados a vermelho.

4 2. Tra ç os distintivos As caracterizações referentes a cada ciclo de ensino estão adequadas ao escalão etário dos discentes. No 1.º ciclo: o 1º e 2º anos (1º momento) desenvolvem as relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. É um período de aquisições fundamentais no domínio da linguagem.oral e escrita. Nos 3º e 4º anos (2º momento) é fundamental saber como se organiza o texto escrito e alarga o conhecimento explícito da língua. È um período de desenvolvimento e aprofundamento das aquisições no domínio da linguagem oral e escrita. No 2º ciclo: os alunos aprofundam a relação entre o texto escrito e o texto multimodal tornando-se mais autónomos. Consolidam-se a língua falada e a língua escrita e sistematizam-se aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua. No 3º ciclo: tendo em conta que os alunos estão associados a transformações nas dimensões cognitiva, física, afectivo - emocional e sociocultural, os alunos alargam e complexificam as formas de raciocínio, de organização e de comunicação de saberes e pontos de vista pessoais.

5 COMPREENSÃO DO ORAL 1.º e 2.º anos 3.º e 4.º anos2.º Ciclo Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens (…) Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos familiares (...) Compreender o essencial das histórias contadas, textos (...) Saber escutar para organizar e reter informação essencial (...) Distinguir entre facto e opinião, informação explicita de implícita, essencial de acessório. Saber escutar para organizar e reter informação essencial (…),com algum grau de formalidade. Interpretar a informação ouvida, distinguindo entre facto e opinião, informação explicita de implícita, essencial de acessório. Compreender os diferentes argumentos que fundamentam uma opinião. RELA Ç ÃO DE PROGRESSÃO NO QUE RESPEITA AOS RESULTADOS ESPERADOS NAS COMPETÊNCIAS ESPEC Í FICAS DE COMPREENSÃO DO ORAL E DE EXPRESSÃO ORAL NO 1. º E 2. º CICLOS ( Questões 3 do guião de an á lise do 1. º ciclo e 2 do guião de an á lise do 2. º ciclo)

6 EXPRESSÃO ORAL 1.º e 2.º anos 3.º e 4.º anos2.º Ciclo Falar de forma audível (...) Esperar pela sua vez (…) Formular pedidos e perguntas (…) Narrar situações vividas e imaginadas. Pedir e tomar a palavra(...) Planificar e apresentar exposições breves sobre temas variados. Produzir breves discursos orais em português padrão com vocabulário e estruturas gramaticais adequadas. Relatar ocorrências, fazer descrições e exposições sobre assunto do quotidiano, com algum grau de formalidade. Apresentar e defender opiniões (…) Produzir discursos orais coerentes em português padrão, com vocabulário adequado e estruturas gramaticais de alguma complexidade. NOTA: no primeiro ciclo os alunos aprendem a exprimir-se e no segundo ciclo para al é m de consolidarem essa competência constroem e expressam.

7 1ºCiclo2ºCiclo3ºCiclo Ler por iniciativa própria Seleccionar, por sua iniciativa e de acordo com o seu gosto pessoal, obras de extensão e complexidade crescente. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extensão e complexidade dos livros e outros materiais que selecciona 3 º Ciclo 7. Um exemplo da progressão vertical inter-ciclos a partir de um descritor de desempenho Competência da Leitura

8 TIC 9. Aspecto introduzido no programa relativo a procedimentos e instrumentos de acesso à informa ç ão 1. º Ciclo A partir deste novo momento, as novas tecnologias de informa ç ão e comunica ç ão estão inseridas no actual programa com especial relevância para a potencializa ç ão da biblioteca escolar. Dever-se- á criar oportunidades de aprendizagem, realizando visitas de estudo, ir a espect á culos culturais, assim como, promover eventos significativos e enriquecedores. A sala de aula estar á organizada em diferentes espa ç os, equipados com materiais adequados, dando-se relevante ao computador no espa ç o dedicado à escrita bem como a ficheiros variados, dicion á rios, prontu á rios e gram á ticas. 7. Formas de utiliza ç ão no apoio ao trabalho nas competências espec í ficas 2. º Ciclo As TIC são utilizadas como ferramentas para pesquisa e tratamento de informa ç ão. São usados programas inform á ticos para apresenta ç ão de trabalhos e programas de processamento e edi ç ão de texto, troca e partilha de informa ç ões e ser cr í tico na utiliza ç ão das TIC. A biblioteca escolar e/ou centro de recursos devem ser potencializados a fim de dinamizar actividades delineadas no PCT ou pelo PEE, promovendo a leitura e fomentando as competências do saber fazer. Dever-se- á criar oportunidades de aprendizagem, realizando visitas de estudo, ir a espect á culos culturais, assim como, promover eventos significativos e enriquecedores.

9 CORPUS TEXTUAL 2.º CICLO3.º CICLO Representatividade e qualidade dos textos Integridade das obras Diversidade textual Progressão Intertextualidade ( pág. 100) Representatividade e qualidade dos textos Integridade das obras Diversidade textual Progressão ( pág.136) NOTA: Apesar de não aparecer a intertextualidade faz-se alusão à mesma quando refere que se deve estabelecer relações entre as obras e outras manifestações artísticas e culturais. HETEROGENEIDADE DE TEXTOS A PRIVILIGIAR NO 1. º CICLO ( Questão 4 do guião de an á lise do 1. º ciclo) E CORPUS TEXTUAL A PRIVILIGIAR NOS 2. º E 3. º CICLOS( questões 3 do guião de an á lise do 2. º e 3. º ciclos). HETEROGENEIDADE DE TEXTOS A PRIVILEGIAR NO 1. º CICLO Textos liter á rios e paraliter á rios ( narrativas; texto dram á tico, can ç ões, poemas, di á rios, etc.) Textos não liter á rios (textos dos media, de manuais escolares, carats, SMS, convites,etc.)

10 CONHECIMENTO EXPLICITO DA LÍNGUA 1.º CICLO2.º CICLO3.º CICLO Actividades no domínio do modo oral e do modo escrito ; Oficinas ( pág.24) Descoberta Reflexão Explicitação Sistematização ( pág.74) Actividades de carácter oficinal de análise e manipulação Explicitação dos saberes Sistematização Mobilização das categorias de conhecimento Explicito para resolver problemas de uso, etc. Participação na construção e utensílios para sistematizar e registar informação(...) (pág.151) ACTIVIDADES QUE PROMOVEM A TRANSFORMA Ç ÃO DO CONHECIMENTO IMPLICITO EM CONHECIMENTOS EXPLICITO DA L Í NGUA (Questão 8 do guião de an á lise do 1. º ciclo) E QUE PROMOVAM A TRANSFORMA Ç ÃO DO CONHECIMENTO EXPLICITO ( questões 8 do guião de an á lise do 2. º ciclo e 6 do guião de an á lise do 3. º ciclo)

11 ACTIVIDADES DE ESCRITA (questões 5, 6 e 7) 1º Ciclo: O exercício efectivo da escrita passa pela redacção de textos que possibilitem: Realização de actividades reguladas por modelos Escrita pessoal e criativa Papel do professor do 1º Ciclo ( nas diferentes etapas da escrita processual): REGULADOR

12 2º Ciclo: Resultados Esperados: Escrever, recorrendo a técnicas (selecção; registo; organização e transmissão de conhecimentos. Utilizar, com autonomia, processos de planificação, textualização e revisão. Escrever em termos pessoais e criativos. Produzir textos coerentes e coesos em português padrão. Papel do professor do 2º Ciclo ( nas diferentes etapas da escrita processual): ORIENTADOR

13 3º Ciclo: Aprofundar o trabalho (realizado nos dois Ciclos anteriores), através da apropriação de mecanismos textuais progressivamente mais complexos em que utilizem a linguagem escrita para pensar, para comunicar e para aprender. Papel do professor do 3º Ciclo ( nas diferentes etapas da escrita processual): APOIO

14 Etapas da Planificação das Actividades de Escrita (comuns aos três Ciclos) Planificação Textualização Revisão


Carregar ppt "TRABALHO DE GRUPO 1.º MÓDULO 15 e 16 de Outubro Tarefas: Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google