A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
UNIP

2 Dicas gerais... Faça testes visuais
Deve haver um equilíbrio entre mancha, largura da coluna de texto e tipo e corpo do caractere Dê preferência ao uso das variáveis de uma mesma fonte ou use no máximo dois tipos de fonte, pois isso deixará a obra mais limpa e organizada visualmente

3 Dicas gerais ... Evite usar duas fontes serifadas no seu quadro de estilos Para se obter um bom layout é preciso que haja contraste entre os diversos elementos do texto. Uma boa dica é usar os títulos e subtítulos em uma fonte sem serifa, deixando a fonte serifada para a grande massa de texto.

4 Dicas gerais... Evite hifenização contínuas, forcas e viúvas, bem como espaços exagerados entre palavras ou mesmo entre letras Ao diagramar textos em colunas, procure evitar o início de parágrafo na última linha de uma coluna, bem como o final de um parágrafo no início de uma coluna. Evite também deixar uma palavra ou sílaba solta em uma linha isolada no final de um parágrafo. Neste caso, procure ajustar o kerning do texto para “puxar” a palavra para a linha de cima, ou empurrar outras para a linha de baixo

5 Dicas gerais Não hifenize títulos
Títulos hifenizados são extremamente deselegantes, além de perderem a força Não justifique títulos grandes Ao justificar textos em um corpo grande, você corre o risco de gerar hifenização indesejada, especialmente em títulos. Evite textos sobre retículas ou ilustrações O texto em negativo, ou colocado sobre uma foto ou ilustração, perde sua legibilidade quando a retícula ou cor de fundo não contrastar com a cor do texto.

6 Evite hifenização excessiva
Quando você tiver colunas estreitas, procure não usar texto blocado ou justificado, pois isso gera um número excessivo de quebras.

7 Evite órfã

8 Evite viúvas

9 Evite forcas

10 Evite os “rios” Rios são os espaços muito grandes deixados entre palavras, em extensos blocos de texto. Justificar ou blocar, é compor todas as linhas de um texto exatamente na mesma medida. Para isso, os espaços entre as palavras e as letras podem ser levemente aumentados ou diminuídos, como este exemplo.

11 Evite espaços exagerados entre letras

12 Evite misturar diferentes tipos de fontes

13 Páginas espelhadas Evite a dobra sobre tipos que compõem textos que ocupam as duas páginas, procure compor o texto separando-o por palavras inteiras.

14 Páginas espelhadas Verifique se existem detalhes de imagem que possam ser comprometidos pelas áreas próximas à dobra.

15 Mantenha entrelinhamento consistente
Quando houver duas ou mais colunas de textos, lado a lado, mantenha o mesmo entrelinhamento entre elas, para que as linhas fiquem alinhadas.

16 Construa títulos com espaço certo
Não abra muito o entrelinhamento de um título, para não correr o risco de se perder a noção de conjunto entre as linhas.

17 Crie linhas com o tamanho certo
As linhas de texto muito longas prejudicam a leitura e podem cansar o leitos com muita facilidade, além de fazer com que o leitor se perca no texto. Ao passo que linhas muito curtas fazem com que o leitor corra a vista com muita rapidez, não sendo recomendadas para períodos muito longos. A solução seria criar linhas com algo entre 55 e 60 caracteres para permitir uma ótima leitura.

18 Prenda os leitores com caixas
Se você tiver um assunto secundário na matéria que está escrevendo,prefira inseri-lo dentro de um Box. Isso criará um forte elemento visual, ao mesmo tempo em que trará um interesse pelo texto. Você pode observar como esse recurso é largamente utilizado em jornais e revistas.

19 Defina uma hierarquia visual
Deixe bem claro para seu leitor em que ponto deverá iniciar a leitura. Uma boa forma de fazer isso é definindo estilos de texto, o que impõe uma hierarquia visual. Nossos olhos são atraídos primeiramente pelos grandes elementos e só depois “procuram” os elementos secundários. Títulos devem ter peso maior que subtítulos. Assim como os subtítulos devem ser maiores que o texto corrido e as legendas. O mesmo critério pode ser empregado com as fotos e ilustrações.

20 Quebre a monotonia em páginas de texto
Uma página composta apenas por texto, sem qualquer tipo de foto ou ilustração, pode cansar seu leitor. Uma boa saída para quebrar a monotonia é adicionar olhos e destaques à sua página. Olhos são trechos instigantes extraídos do texto, posicionados como gráficos. Normalmente o texto do olho tem um corpo maior e um estilo bem mais destacado que o da massa de texto. Há casos em que o olho é colocado dentro de um Box para tornar o efeito ainda mais dramático. No caso de uma entrevista, por exemplo, pode-se dar destaque às perguntas com apenas uma fonte mais pesada que a utilizada nas respostas do entrevistado.

21 A entrelinha ideal Para permitir uma boa leitura em textos longos, é recomendável aplicar uma entrelinha 20% maior que o tamanho do corpo. Ou seja, para um texto de corpo 10, a entrelinha ideal é de 12 pontos.


Carregar ppt "EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google