A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster"— Transcrição da apresentação:

1 1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
Profª Lorena Pinto Salvador, outubro 2011

2 1 - Organizando Dados Coletar dados Construir uma tabela – Excel
Escolher o tipo de gráfico para apresentar os dados Testar vários tipos

3 Calculando porcentagens:
A porcentagem é útil para representar de uma maneira prática o "quanto" de um "todo" se está referenciando. O cálculo de porcentagem é bem simples. Normalmente se usa a regra de três simples e direta. Exemplo: Dos 40 alunos da sala apenas 15 foram aprovados em matemática. Qual a porcentagem de alunos reprovados? 40  100% 25  X? 40X = 2500 X= 62,5% É vital lembrar que 1% é igual á 1/100.

4 2 – Preparando o PÔSTER Principal Função do Pôster:
sintetizar informações e dados relevantes da pesquisa. Elementos de um pôster: instituição, autor (s), orientador, conteúdo(introdução, desenvolvimento do tema, conclusão), referências (somente as principais, ou seja, aquelas citadas no texto e em tamanho de letra menor. seguir as normas da ABNT) textos, dados (tabelas, gráficos, diagramas, estatísticas...),imagens (desenhos, fotografias, ilustrações...)

5 TEXTO: Nem muito, nem pouco (somente o necessário para a compreensão do leitor) DEIXE ESPAÇO EM BRANCO PARA O OLHO “RESPIRAR”

6 ESTRUTURA BÁSICA: Introdução Objetivos Metodologia Resultados obtidos
Considerações finais / Conclusão

7  1-Para o tamanho do pôster:
Configurar página: 90 x 120 cm; 2-Fazer faixa para título, autores, instituição ... adicionar logotipo da instituição; Informe um endereço para 3-Escolher tipo de fonte: (dê preferência pelas maiores e mais visíveis) Arial, Verdana, etc. Nunca use fontes artísticas para o texto, apenas para título e subtítulo.

8 4-Tamanho da fonte: título(≅60 );diminuir para autores e instituição; restante dos textos: ≅ 30 (mínimo 25) Texto: separado em colunas (dependerá da quantidade de texto). sugestão: no máximo 3 colunas, alinhadas e texto justificado. espaçamento entre as linhas: sugestão = 1,5, mas dependerá da quantidade de texto.

9 Usar CAIXA ALTA somente para os títulos dos itens (introdução, metodologia, resultados e discussão, etc...)

10 Fotos, imagens... Cuidado com a resolução! Cuidado com plano de fundo (imagens) Cuidado com o contraste

11 ERROS MAIS COMUNS! Dificuldade de ler o pôster a uma distância de 1,20m ou mais; Excesso de informações; Objetivos e conclusões não destacadas!

12 PARA COMEÇAR... PESQUISE!!! Mãos a obra!!!!


Carregar ppt "1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google