A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem verbal midiática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem verbal midiática"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem verbal midiática
Linguagem verbal: uso da palavra. Linguagem midiática: utilizada pela mídia.

2 E afinal... O que é mídia?

3 Mídia Rádio, TV, Outdoor, revista, jornal, folder ...
Internet: sites, blogs, mídias sociais... Poste, camiseta, ponto de ônibus, o corpo... Caneta, isqueiro, forro de bandeja, espelho de banheiro, caixa de fósforo...

4 Mídias alternativas Aquelas que não são comuns.
MKT de guerrilha: utiliza-se de mídias alternativas.

5 A importância da norma padrão nas mídias
Padrão: o modelo a ser seguido. Escrever corretamente: revela conhecimento e cultura. Domínio da linguagem = admiração, credibilidade e confiança. A escrita é permanente – um erro falado pode passar despercebido, um documento escrito registra o erro para a posteridade.

6 Escrever: É um ato de liberdade que nos permite a comunicação com o outro. “Escrever é revelar o mundo” – Simone de Beauvoir.

7 Clichês de linguagem: Lugares-comuns, frases e palavras repetidas continuamente e que perderam seu significado. Clichês: reproduzidos automaticamente.

8 O estereótipo Percepção da realidade através de fórmulas prontas e modelos pré fabricados: homem não chora; só o amor constrói; o adolescente é revoltado; o brasileiro é pacífico; o bem é recompensado e o mal é castigado.

9 O estereótipo Desqualifica qualquer texto.
Dá mostras de reprodução irrefletida de opiniões prontas. É necessário construir sua própria interpretação dos fatos.

10 Evite: Atualmente... Nos dias de hoje... Desde os primórdios...
Desde que o homem existe... A cada dia que passa... Nestes tempos de... (globalização, violência, guerra)

11 O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta. A produção textual pressupõe intertextualidade.

12 Trazer para a próxima aula
Cinco fotografias significativas para a sua história de vida. É lógico que você precisa estar na fotografia. Impressas!!! (papel fotográfico).

13 Exercício Produzir uma narrativa em que um objeto ou animal fala a respeito de você. Título:“Eu por...” (meu sapato, minha camiseta, meu cachorro, meu computador, etc...). O narrador dará detalhes sobre seu jeito de ser, suas características, sua personalidade, sua vida. Necrológio: você morreu. Uma pessoa que o conhece muito bem faz um discurso sobre sua vida e conta suas principais realizações.


Carregar ppt "Linguagem verbal midiática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google