A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professsora: Aíla Rodrigues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professsora: Aíla Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 Professsora: Aíla Rodrigues
Literatura Professsora: Aíla Rodrigues

2 O que é Arte? É a mais elevada forma de expressão.
Critérios na concepção do que é arte: a representação, o espectador, a estética.

3 Tipos de arte A Dança ao lado do teatro e da música, estabelece-se como uma das principais artes da antiguidade. Além de atividade física pode ser considerada como forma de divertimento. O balé clássico é mais famosa manifestação da dança artística, teve início no século XV.

4 A música é uma das mais antigas formas de expressão artística, por isso possui uma enorme importância. Na MPB contamos com grandes compositores, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil.Todos esses nomes compuseram grandes músicas em dos momentos mais delicados da nossa história:a Ditadura Militar.Um exemplo de música Apesar de Você.

5 Outro gênero musical que ajudou a fazer história do Brasil foi o rock
Outro gênero musical que ajudou a fazer história do Brasil foi o rock.Esse ritmo musical ajudou a mudar o comportamento das pessoas, buscando uma liberdade de expressão radical.Alguns artistas promoveram uma verdadeira reviravolta na sociedade, como Rita Lee, Legião Urbana e Cazuza.

6 As artes plásticas são as formas de expressão mais antigas, desde a pré-história pinturas foram encontradas nas cavernas. Exemplos dessas artes: pinturas com imagens de santos, escultura, arquitetura e desenho.

7 Teatro é uma forma de arte em que um elenco ou um único ator interpreta uma história escrita por um dramaturgo. O principal nome do teatro continua sendo William Shakespeare, pois suas peças permaneceram atuais por tratarem de questões próprias do ser humano, por isso, fala-se e, histórias atemporais e universais.

8 Literatura é a arte da palavra em que o escritor utiliza sua imaginação e sensibilidade para criar um texto. Linguagem conotativa: sentido figurado. Um exemplo bem clássico de texto de literário é a poesia.

9 A fotografia mudou completamente a forma de se produzir arte no mundo, principalmente no caso das artes plásticas. A empresa KODAK foi responsável pelo processo de popularização da fotografia.

10 O cinema teve origem a partir de uma série de inovações tecnológicas
O cinema teve origem a partir de uma série de inovações tecnológicas.Durante alguns anos, o filme mudo foi a única manifestação possível do cinema. Charlie Chaplin foi o grande nome desse período.

11 Quadrinhos: suas primeiras manifestações das histórias em quadrinhos datam do início do século XX com humor satírico. A personagem de grande sucesso é Mafalda, uma menina que questiona o mundo, discutindo valores morais e ideológicos.

12 Capítulo 2 O que é Literatura?
É uma arte tradicionalmente verbal.Há muitas diferenças entre um texto literário e não literário, dentre as quais, podemos destacar o uso que é feito da linguagem. Exemplo um texto jornalístico como a notícia, os acontecimentos devem estar apresentados objetivamente.O objetivo do autor é de informar o mais claramente possível.

13 No texto literário não importa apenas o que se conta, mas como se conta.Parte de um real recriado pelos escritores, sob a ótica da ficção. A Literatura é uma visão de mundo.

14 Funções da Literatura O texto literário não exerce um papel social definido. Ele pode servir como forma de denúncia de uma realidade opressora, como investigação psicológica ou apenas como entretenimento.

15 A Literatura como denúncia social
Funciona como meio de conhecer e de fazer notar a realidade social de um país ou região.Dessa forma, quando consideramos alguma mal que afetou um povo,como uma guerra ou uma catástrofe , sempre acompanhamos a publicação de livros sobre esse tema.

16 A Literatura como investigação psicológica
Por meio da ficção, é possível o exercício de compreensão do ser humano em sua complexidade. A inveja, a solidão, a amizade, a falta de caráter, são muitas as experiências pelas quais passamos.

17 A Literatura como diversão
Esse tipo de literatura é encontrado em contos e crônicas que possuem teor humorístico.

18 Linguagem literária As características de um texto literário.
O texto literário caracteriza-se por trazer consigo um conjunto de significados, chamado de polissemia. Utiliza-se a linguagem conotativa, sentido figurado.

19 Figura de linguagem muito utilizada nos textos literários é a Metáfora, que a gramática define como uma comparação subentendida, isto é, que não está evidente, embora esteja presente no texto. Exemplo: O amor é uma velha canção(metáfora). O amor é como uma velha canção(comparação).


Carregar ppt "Professsora: Aíla Rodrigues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google