A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER PROFESSOR: JOÃO ALESSANDRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER PROFESSOR: JOÃO ALESSANDRO."— Transcrição da apresentação:

1 A EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER PROFESSOR: JOÃO ALESSANDRO. ICD – INSTITUTO DA CULTURA E DESENVOLVIMENTO CAMPO MOURÃO FEVEREIRO

2 PARA PENSAR: O QUE É SER INTELIGENTE?

3 EM MEADOS DO SÉCULO XX 1 – TESTES DE QI: Realização de provas de: Português (Brasil). Matemática (Raciocínio Lógico). 2 – RECRUTAMENTO DE SOLDADOS. 3 – CONTRATAÇÃO E ROTULAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA.

4 SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO SÉCULO XXI 1 - Faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade. 2 - Qualidade ou capacidade de compreender e adaptar-se facilmente; capacidade, penetração, agudeza, perspicácia.

5 INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL E INTRAPESSOAL INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA INTELIGÊNCIA VERBAL-LINGÜÍSTICA INTELIGÊNCIA MUSICAL INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA E VISUAL-ESPACIAL. AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER

6 (Entrevista cedida pela revista Pátio – Ed. Artes Médicas) Mas, talvez, a grande notícia e a maior contribuição de nossa pesquisa, seja o fato de que a inteligência pode ser desenvolvida e o que faz a diferença é o estímulo que é dado a elas para se desenvolverem.

7 1 - INTELIGÊNCIA VERBAL-LINGUÍSTICA Seus elementos centrais são: uma sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade do uso da linguagem escrita ou falada para convencer, agradar, estimular e transmitir idéias. Exemplos: políticos, jornalistas e vendedores. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER 2 - INTELIGÊNCIA LÓGICO- MATEMÁTICA Gosto por padrões, cálculos, ordem e sistematização. É a habilidade para lidar com raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. Exemplos: engenheiros, matemáticos e cientistas.

8 3 - INTELIGÊNCIA MUSICAL Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui percepção de sons, temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre. Exemplos: músicos, maestros e compositores. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER 4 - INTELIGÊNCIA VISUAL - ESPACIAL É a capacidade para entender o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas perceberem as imagens, transformá-las e criá-las a partir da memória. Exemplos: artistas plásticos, navegadores, pilotos e arquitetos.

9 5 - INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Envolve tanto o autocontrole corporal, quanto a destreza para manipular objetos. Exemplos: cirurgiões, bailarinos, atletas e escultores. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER 6 - INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL É a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e desenvolver modelos mentais precisos sobre si mesmo. Através dela você conhece seus sentimentos, sonhos e idéias. Exemplificando: é observável através da manifestação das outras inteligências como a verbal- linguística ou a corporal-cinestésica.

10 7 - INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Exemplos: líderes, religiosos, professores e terapeutas. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER

11 AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO A MATEMÁTICA PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES? QUAL A VIABILIDADE DE SE ENSNAR MATEMÁTICA EXPLORANDO AS IM? QUAL SERIA A ACEITAÇÃO DOS ALUNOS? QUAL A DISPONIBILIDADE TEÓRICO PRÁTICO PARA ESSA METODOLOGIA? É POSSÍVEL AULAS DE MATEMÁTICA QUE ENGLOBEM TODAS AS IM?

12 AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATIVIDADES: INT. LINGÜÍSTICA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS. INT. CORPORAL CINESTÉSICA E VISUAL ESPACIAL: NOÇÃO DE PESO, MASSA, VOLUME. DESAFIOS MATEMÁTICOS COM MÍMICAS, TEATROS, ILUSÃO DE ÓTICA. INT. MUSICAL: MATEMÁTICA E TEORIA MUSICAL. INT.LÓGICO-MATEMÁTICA: DESAFIOS MATEMÁTICOS E DE LÓGICA. INT. INTERPESSOAL E INTRAPESSOAL: PRESENTE EM TODAS AS ATIVIDADES.

13

14

15

16


Carregar ppt "A EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER PROFESSOR: JOÃO ALESSANDRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google