Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHeloísa Recio Alterado mais de 10 anos atrás
1
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação
2
O que são inteligências múltiplas?
3
Howard Gardner, americano, desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas estabelecendo uma uma mediação entre os aspectos biológicos, psicológicos e culturais.
4
As competências não desenvolvidas ficam inerte.
Gardner afirma que a INTELIGÊNCIA não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências diversas – as inteligências. Cada competência tem sua própria história de desenvolvimento e é relativamente independente das outras. As competências não desenvolvidas ficam inerte. Cada inteligência é vulnerável e pode ser prejudicada por traumas ou ferimentos em áreas específicas do cérebro.
5
Lingüística Musical Interpessoal Lógico-matemática Corporal-Cinestésica Espacial
6
Inteligência Lingüística Vinícius de Moraes Inteligência Lógico- Matemática Inteligência Musical Einstein Mozart
7
Inteligência Lingüística
Aptidão para debater, persuadir, entreter ou instruir com eficácia através da palavra falada ou escrita. Normalmente encontrada em Escritores, poetas, redatores de textos para jornais, roteiristas, oradores, líderes políticos, editores, publicitários, jornalistas e redatores de discursos.
8
Testando a sua inteligência linguística
Organize a sentença... “após o estádio, uma futebol pretendo de, almoço de partida assistir no, sábado.”
9
Após o almoço de sábado pretendo assistir uma partida de futebol no estádio.
10
Como usar a habilidade linguística para a aprendizagem
Contar histórias Discutir Escrever histórias, narrativas Entrevistar Fazer quebra-cabeças de palavras, jogos de soletração Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos Produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola
11
Normalmente encontrada em
Inteligência Lógica Matemática Capacidade de raciocinar, sequenciar, pensar em termos de causa e efeito, criar hipóteses, procurar regularidades ou padrões (numéricos ou não) Normalmente encontrada em matemáticos, cientistas, engenheiros, e contadores.
12
Testando a sua inteligência matemática
Uma lesma deve subir um poste de 10m de altura. De dia sobe 2m e à noite desce 1m. Em quantos dias atingirá o topo do poste?
13
Solução 9(nove) dias. No nono dia a lesma sobe 2(dois) metros, atinge o topo e evidentemente não desce 1 metro.
14
Como usar a habilidade lógico-matemática para a aprendizagem:
Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos Trabalhar com interpretação de dados Utilizar experimentos práticos e previsões Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares Possibilitar a realização das coisas passo a passo Usar raciocínio dedutivo
15
Inteligência Visual e Espacial
Sensitividade aguçada para detalhes visuais e podem criar vividamente imagens e cenas, transformar e recriar aspectos diferentes do mundo visual-espacial. . Normalmente encontrada em arquitetos, pintores, escultores, navegadores, Físicos.
16
Testando a sua inteligência visual espacial
Quantos quadrados existem em um papel quadrado, dobrado ao meio e depois mais uma vez dobrado?
17
Resposta: 5, a folha aberta também forma um quadrado
18
Como usar a habilidade visual-espacial para a aprendizagem:
Utilizar figuras para aprender fazer atividades visuais assistir a vídeos ou criar seus próprios utilizar estímulos periféricos nas paredes utilizar mímica mudar de lugar na sala a fim de obter perspectivas diferentes utilizar fluxogramas, cartogramas, gráficos e mapas e salientar com cor
19
Inteligência Musical Capacidade de perceber, apreciar, reconhecer (e/ou criticar), produzir ritmos e melodias Normalmente encontrada em Artistas, compositores, maestros, concertistas, fabricantes de instrumentos musicais
20
Testando a sua inteligência musical
Você consegue lembrar-se da letra e da melodia de uma música após ouvi-la poucas vezes? Você identifica o som de diferentes instrumentos em uma melodia?
21
Como usar a habilidade musical para a aprendizagem:
aprender através de canções, de poemas com rima completa, usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem escrever música integrar música com assuntos de outras áreas usar música para relaxar fazer imagens/figuras com música compor música no computador
22
Inteligência Corporal Cinestética
Talento para controlar e corpo e “falar” através dele; possuem boa sensitividade tátil. Costuma lidar habilmente com objetos. Normalmente encontrada em Bailarinos, atores, atletas, inventores, mímicos, cirurgiões, artesãos
23
Testando a sua inteligência Corporal Cinestésica
Levantem-se e formem pares: Cada pessoa conta um número, até 3: Ex: 1, 2, 3. Quando chegar o número 3, a pessoa bate palma.
24
Como usar a habilidade corporal cinestésica para a aprendizagem:
integrar o movimento em todas as áreas do currículo usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender fazer mudanças na sala e intervalos freqüentes relacionar movimentos aos conteúdos de estudo
25
Inteligência Interpessoal ou “Social”
Habilidade de perceber os humores, temperamentos, motivações, intenções e desejos de outras pessoas. Capacidade de compreender e trabalhar com outras pessoas. Geralmente são líderes. Normalmente encontrada em Políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas e “pessoas comuns”.
26
Como usar a habilidade interpessoal para a aprendizagem:
Desenvolver atividades de cooperação tutelar ou orientar os outros fazer diversos intervalos para socializar conhecimentos trabalhar em equipes Promover debates e discussões. ter festas e celebrações de aprendizagem utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros
27
Conclusões Todas as pessoas possuem todas as Inteligências, com desenvolvimentos diferenciados. É possível aprender um mesmo conceito de diferentes formas inteligentes. O professor precisa valorizar todas as nossas Inteligências e aprender a trabalhar com elas nas atividades de aprendizagem.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.