A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação

2 O que são inteligências múltiplas?

3 Howard Gardner, americano, desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas estabelecendo uma uma mediação entre os aspectos biológicos, psicológicos e culturais.

4 As competências não desenvolvidas ficam inerte.
Gardner afirma que a INTELIGÊNCIA não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências diversas – as inteligências. Cada competência tem sua própria história de desenvolvimento e é relativamente independente das outras. As competências não desenvolvidas ficam inerte. Cada inteligência é vulnerável e pode ser prejudicada por traumas ou ferimentos em áreas específicas do cérebro.

5 Lingüística Musical Interpessoal Lógico-matemática Corporal-Cinestésica Espacial

6 Inteligência Lingüística  Vinícius de Moraes Inteligência Lógico- Matemática Inteligência Musical Einstein Mozart

7 Inteligência Lingüística
Aptidão para debater, persuadir, entreter ou instruir com eficácia através da palavra falada ou escrita. Normalmente encontrada em  Escritores, poetas, redatores de textos para jornais, roteiristas, oradores, líderes políticos, editores, publicitários, jornalistas e redatores de discursos.

8 Testando a sua inteligência linguística
Organize a sentença... “após o estádio, uma futebol pretendo de, almoço de partida assistir no, sábado.”

9 Após o almoço de sábado pretendo assistir uma partida de futebol no estádio.

10 Como usar a habilidade linguística para a aprendizagem
Contar histórias Discutir Escrever histórias, narrativas Entrevistar Fazer quebra-cabeças de palavras, jogos de soletração Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos Produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola

11 Normalmente encontrada em 
Inteligência Lógica Matemática Capacidade de raciocinar, sequenciar, pensar em termos de causa e efeito, criar hipóteses, procurar regularidades ou padrões (numéricos ou não) Normalmente encontrada em  matemáticos, cientistas, engenheiros, e contadores.

12 Testando a sua inteligência matemática
Uma lesma deve subir um poste de 10m de altura. De dia sobe 2m e à noite desce 1m. Em quantos dias atingirá o topo do poste?

13 Solução 9(nove) dias. No nono dia a lesma sobe 2(dois) metros, atinge o topo e evidentemente não desce 1 metro.

14 Como usar a habilidade lógico-matemática para a aprendizagem:
Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos Trabalhar com interpretação de dados Utilizar experimentos práticos e previsões Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares Possibilitar a realização das coisas passo a passo Usar raciocínio dedutivo

15 Inteligência Visual e Espacial
Sensitividade aguçada para detalhes visuais e podem criar vividamente imagens e cenas, transformar e recriar aspectos diferentes do mundo visual-espacial. . Normalmente encontrada em arquitetos, pintores, escultores, navegadores, Físicos.

16 Testando a sua inteligência visual espacial
Quantos quadrados existem em um papel quadrado, dobrado ao meio e depois mais uma vez dobrado?

17 Resposta: 5, a folha aberta também forma um quadrado

18 Como usar a habilidade visual-espacial para a aprendizagem:
Utilizar figuras para aprender fazer atividades visuais assistir a vídeos ou criar seus próprios  utilizar estímulos periféricos nas paredes utilizar mímica mudar de lugar na sala a fim de obter perspectivas diferentes utilizar fluxogramas, cartogramas, gráficos e mapas e salientar com cor

19 Inteligência Musical Capacidade de perceber, apreciar, reconhecer (e/ou criticar), produzir ritmos e melodias Normalmente encontrada em  Artistas, compositores, maestros, concertistas, fabricantes de instrumentos musicais

20 Testando a sua inteligência musical
Você consegue lembrar-se da letra e da melodia de uma música após ouvi-la poucas vezes? Você identifica o som de diferentes instrumentos em uma melodia?

21 Como usar a habilidade musical para a aprendizagem:
aprender através de canções, de poemas com rima completa, usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem escrever música integrar música com assuntos de outras áreas usar música para relaxar fazer imagens/figuras com música compor música no computador

22 Inteligência Corporal Cinestética
Talento para controlar e corpo e “falar” através dele; possuem boa sensitividade tátil. Costuma lidar habilmente com objetos. Normalmente encontrada em  Bailarinos, atores, atletas, inventores, mímicos, cirurgiões, artesãos

23 Testando a sua inteligência Corporal Cinestésica
Levantem-se e formem pares: Cada pessoa conta um número, até 3: Ex: 1, 2, 3. Quando chegar o número 3, a pessoa bate palma.

24 Como usar a habilidade corporal cinestésica para a aprendizagem:
integrar o movimento em todas as áreas do currículo usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender  fazer mudanças na sala e intervalos freqüentes relacionar movimentos aos conteúdos de estudo

25 Inteligência Interpessoal ou “Social”
Habilidade de perceber os humores, temperamentos, motivações, intenções e desejos de outras pessoas. Capacidade de compreender e trabalhar com outras pessoas. Geralmente são líderes. Normalmente encontrada em  Políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas e “pessoas comuns”.

26 Como usar a habilidade interpessoal para a aprendizagem:
Desenvolver atividades de cooperação tutelar ou orientar os outros fazer diversos intervalos para socializar conhecimentos trabalhar em equipes Promover debates e discussões. ter festas e celebrações de aprendizagem utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros

27 Conclusões Todas as pessoas possuem todas as Inteligências, com desenvolvimentos diferenciados. É possível aprender um mesmo conceito de diferentes formas inteligentes. O professor precisa valorizar todas as nossas Inteligências e aprender a trabalhar com elas nas atividades de aprendizagem.


Carregar ppt "O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google