A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza

2 Inteligências Múltiplas Agenda: -Inteligência -Howard Gardner – Projeto Zero -Tipos de inteligências -As inteligências na educação

3 Inteligências Múltiplas Inteligência Antes século XIX -> patologia clinicaSociologia e psicologiaClassificação dos indivíduos (QI) - Binet

4 Inteligências Múltiplas Inteligência (Gardner, 1997) Poderes mentais Racionalidade, inteligência, habilidade, desenvolvimento da mente, capacidade intelectual Potencial humano Psicologia

5 Inteligências Múltiplas Inteligência um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura (Gardner, 2000)

6 Inteligências Múltiplas Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros. As inteligências vêm da combinação da herança genética do indivíduo com as condições de vida numa cultura e numa era dada. (Gardner, 2000)

7 Inteligências Múltiplas História: Pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituição holandesa - em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o potencial humano: deu-se início ao Projeto Zero. Howard Gardner, um dos responsáveis pelo projeto, utilizou seu conhecimento como psicólogo e estudou o desenvolvimento e as habilidades simbólicas dos indivíduos. Foi a primeira divulgação científica sobre a pluralização das inteligências.

8 Inteligências Múltiplas

9 - Bases da teoria: Pluralidade (mais de 02 inteligências); A inteligência não pode ser medida. - Comprovação da teoria: Trabalho com pessoas portadoras de síndromes e lesões cerebrais. Autistas-> Comunicação - Lidar com números. S. Down -> Lidar com números - Comunicação.

10 Inteligências Múltiplas É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência. Inteligência verbal-lingüística:

11 Inteligências Múltiplas Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. -Inteligência percebida em crianças; -Estudo com pessoas surdas. Inteligência musical:

12 Inteligências Múltiplas Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Inteligência lógico-matemática:

13 Inteligências Múltiplas Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere- se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos. A persistência é o caminho do êxito Charles Spencer Chaplin. Inteligência corporal-cinestésica:

14 Inteligências Múltiplas É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos. Inteligência espacial:

15 Inteligências Múltiplas Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades. Inteligência interpessoal:

16 Inteligências Múltiplas É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle). Inteligência intrapessoal:

17 Inteligências Múltiplas Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas. Inteligência naturalista:

18 Inteligências Múltiplas A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc. Inteligência espiritual:

19 Inteligências Múltiplas

20 Inteligência Lingüística Linguagem Vocabulário

21 Inteligências Múltiplas Espacial - HDLógico-Matemática Musical

22 Inteligências Múltiplas Naturalista – HD (presumi-se) Cinestésica corporal HE Intra e Interpessoal Pictórica - HD

23 Inteligências Múltiplas Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)

24 Inteligências Múltiplas Exemplos: Seven – escola de inglês

25 Inteligências Múltiplas Ensino Superior: Preparar o profissional para um mercado de atuação em constante mutação. Mais do que uma boa formação técnica é necessário aprimoramento pessoal e profissional de uma forma diferenciada.

26 Inteligências Múltiplas Engenharia – ênfase à inteligência lógico- matemática ??? Publicidade e Propaganda – ênfase à inteligência espacial ???

27 Inteligências Múltiplas

28 Benefícios: Tíquete Refeição Regime de contratação: CLT (Efetivo) ou Prestador de serviços (PJ) Horário: Sem horários definido. Esta vaga anunciada precisa de candidatos com urgência!

29 Inteligências Múltiplas Competências X Inteligências Para Gardner competências são especificações da inteligência. Operacionalizações – inteligência em ação Inteligência: potencial biopsicológico – resolver problemas Competência – atributo adquirido – capacidade de usar as inteligências Celso Antunes

30 Inteligências Múltiplas Competências X Inteligências Habilidade – produto do treino e aprimoramento de nossa destreza Exemplo carro Celso Antunes

31 Inteligências Múltiplas Inteligências Múltiplas no Adulto Até os 70/80 anos existe a possibilidade de desenvolver as inteligências salvo em pessoas com doenças degenerativas. Celso Antunes

32 Inteligências Múltiplas Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional. A inteligência emocional nada mais é do que combinação das inteligências interpessoal e intrapessoal, expostas por Gardner.

33 Inteligências Múltiplas Piaget o teórico do desenvolvimento cognitivo O individuo está constantemente construindo hipóteses e por meio disso tentando gerar conhecimento

34 Inteligências Múltiplas Conhece-te a ti mesmo (Sócrates) Todos os homens por natureza desejam o saber (Aristóteles) Penso, logo existo (Descartes) O primordial autor e motor do universo é a inteligência. Portanto, a causa final do universo deve ser o bem da inteligência e isto é verdade... De todas as buscas humanas, a busca da sabedoria é a mais perfeita, a mais sublime, a mais útil e a mais agradável. (Gardner,1994 p.4)


Carregar ppt "Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google