A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Howard Gardner. CONCEITOS SOBRE INTELIGÊNCIA: O QI ou quociente de inteligência é um rateio geral das habilidades do individuo de pensar e raciocinar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Howard Gardner. CONCEITOS SOBRE INTELIGÊNCIA: O QI ou quociente de inteligência é um rateio geral das habilidades do individuo de pensar e raciocinar,"— Transcrição da apresentação:

1 Por Howard Gardner

2 CONCEITOS SOBRE INTELIGÊNCIA: O QI ou quociente de inteligência é um rateio geral das habilidades do individuo de pensar e raciocinar, demonstram apenas a capacidade geral da inteligência de um indivíduo, não muda muito com a idade ou com treinamento ou a experiência. Capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação, ou seja, a capacidade de responder a testes de inteligência. Habilidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural

3 Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, baseou-se em diversas pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência, que enfatiza apenas as habilidades lingüística e lógico-matemática. O CONCEITO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: Os estudiosos sobre a capacidade cognitiva do ser humano não estavam satisfeitos com a situação dos tão comuns testes de QI, acreditavam que devia haver mais na inteligência do que respostas curtas para perguntas curtas. Segundo Howard Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos e diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais, ou o que chamamos de Inteligências.

4 Gardner utilizou evidências de diversas fontes: Prodígios, indivíduos talentosos, pacientes com danos cerebrais, portadores de idiotia, crianças normais, crianças autistas, adultos normais, especialistas em diversas áreas, indivíduos de diversas culturas, a evolução da cognição, considerações culturais sobre a cognição, estudos psicométricos, treinamento psicológico, etc. A PESQUISA: Foram consideradas inteligências genuínas aquelas que satisfaziam todos ou a maioria dos critérios acima. Além disso, cada inteligência deveria ter uma operação nuclear ou um conjunto de operações identificáveis e deveria também ser capaz de ser codificada em um sistema de símbolos. A princípio foi estabelecida uma lista de inteligências candidatas, que foi sendo apoiada a medida em que surgiam evidências convergentes entre essas diversas fontes.

5 INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA: É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Localização: parte do cérebro chamada de centro de broca.

6 INTELIGÊNCIA MUSICAL: Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. Crianças com habilidade musical especial percebem diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, cantam para si mesmas. Localização: Hemisfério direito do cérebro.

7 INTELIGÊNCIA LÓGICO - MATEMÁTICA: É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada, para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas. Localização: Centro de broca

8 INTELIGÊNCIA ESPACIAL: É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Localização: hemisfério direito do cérebro

9 INTELIGÊNCIA CORPORAL - CINESTÉSICA: É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. Localização: hemisfério esquerdo.

10 INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL: Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Localização: Lobos Frontais

11 INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL: É uma interiorização da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Localização : lobos frontais.

12 INTELIGÊNCIA NATURALISTA: Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É percebida pela atração pelo mundo natural e pela sensibilidade em relação a ele. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

13 INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL: A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

14 ESTÁGIOS DA INTELIGÊNCIA: Durante a adolescência e a fase adulta as ocupações ( vocacionais ou não), é que irão revelar as inteligências do indivíduo, que por sua vez adota um acampo específico e focalizado e se realiza em papéis significativos a sua cultura. Os domínios valorizados pela cultura local ou pela família passam a ter maior influência nessa 3° etapa, uma vez que as crianças irão se aprimorar naquilo em que forem incentivadas a fazer, é que chamamos de sistemas de 2° ordem. Entre 2 e 5 anos as crianças manifestam suas habilidades em uma determinada inteligência através de conversas, desenvoltura em contar histórias, desenhos, sons e etc., são os chamados sistemas simbólicos. Os bebês apresentam capacidade de processar diferentes informações através de símbolos elementares que eles percebem no mundo ao seu redor, é a chamada habilidade padrão cru, que todos possuem.

15 Avaliações específicas para cada tipo de inteligência e que estas avaliações levem em conta as manifestações culturais e ocupacionais específicas que possuem as diversas inteligências. Por exemplo: a inteligência lingüística não deve ser avaliada apenas com testes de vocabulário, mas também pela capacidade da criança em contar histórias e relatar acontecimentos. O MODELO DE ESCOLA IDEAL: O ambiente educacional deve favorecer a assimilação do conteúdo, bem como a preparação para situações reais da vida através da prática na escola, resolvendo problemas e executando tarefas que estejam relacionadas coma a vida na comunidade a que pertencem. Gardner propõe algumas características para a escola ideal:

16 As idéias de Gardner recebem muitas críticas de psicólogos: A crítica mais comum é do tipo "Por que não 10, 15, 18 tipos de inteligência?" CRÍTICAS A TEORIA DE GARDNER: Outros dizem que só podem haver 2 tipos de inteligência possíveis: a racional e a emocional, e que Gardner confunde "inteligência" com "habilidade. Outra crítica é que, ao se "enraizar" as aptidões intelectuais em nove grupos predefinidos, esquece-se do enorme papel que o meio pode ter, ao abrir diversos caminhos de desenvolvimento.

17 ESQUEMA GERAL DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER:

18 ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES: Ao aplicar essa teoria na vida empresarial podemos concluir que: A Inteligência é o produto da transformação de dados em informações e esta informação transformada, aplicada a um determinado processo de decisão, gera vantagem competitiva para a organização. A empresa não está interessada na inteligência pela inteligência, ou na criatividade pela criatividade, mas sim no que a inteligência e a criatividade do pessoal de sua empresa podem realizar para ela, com reflexos sociais. Possuir destaque em uma ou outra inteligência vai além de fatores genéticos pré-estabelecidos, depende também do empenho de cada um.


Carregar ppt "Por Howard Gardner. CONCEITOS SOBRE INTELIGÊNCIA: O QI ou quociente de inteligência é um rateio geral das habilidades do individuo de pensar e raciocinar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google