A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria das Inteligências Múltiplas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria das Inteligências Múltiplas"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Inteligências Múltiplas
Por Howard Gardner

2 CONCEITOS SOBRE INTELIGÊNCIA:
Capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação, ou seja , a capacidade de responder a testes de inteligência. O QI ou quociente de inteligência é um rateio geral das habilidades do individuo de pensar e raciocinar, demonstram apenas a capacidade geral da inteligência de um indivíduo, não muda muito com a idade ou com treinamento ou a experiência. Habilidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural

3 O CONCEITO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS:
Os estudiosos sobre a capacidade cognitiva do ser humano não estavam satisfeitos com a situação dos tão comuns testes de QI, acreditavam que devia haver mais na inteligência do que respostas curtas para perguntas curtas. Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, baseou-se em diversas pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência, que enfatiza apenas as habilidades lingüística e lógico-matemática. Segundo Howard Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos e diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais, ou o que chamamos de Inteligências.

4 A PESQUISA: Gardner utilizou evidências de diversas fontes:
Prodígios, indivíduos talentosos, pacientes com danos cerebrais, portadores de idiotia, crianças normais, crianças autistas, adultos normais, especialistas em diversas áreas, indivíduos de diversas culturas, a evolução da cognição, considerações culturais sobre a cognição, estudos psicométricos, treinamento psicológico, etc. A princípio foi estabelecida uma lista de inteligências candidatas, que foi sendo apoiada a medida em que surgiam evidências convergentes entre essas diversas fontes. Foram consideradas inteligências genuínas aquelas que satisfaziam todos ou a maioria dos critérios acima. Além disso, cada inteligência deveria ter uma operação nuclear ou um conjunto de operações identificáveis e deveria também ser capaz de ser codificada em um sistema de símbolos.

5 INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA:
É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Localização: parte do cérebro chamada de centro de broca.

6 INTELIGÊNCIA MUSICAL:
Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. Crianças com habilidade musical especial percebem diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, cantam para si mesmas. Localização: Hemisfério direito do cérebro.

7 INTELIGÊNCIA LÓGICO - MATEMÁTICA:
É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada, para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas. Localização: Centro de broca

8 INTELIGÊNCIA ESPACIAL:
É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Localização: hemisfério direito do cérebro

9 INTELIGÊNCIA CORPORAL - CINESTÉSICA: É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. Localização: hemisfério esquerdo.

10 INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL:
Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Localização: Lobos Frontais

11 INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL:
É uma interiorização da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Localização : lobos frontais.

12 INTELIGÊNCIA NATURALISTA:
Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É percebida pela atração pelo mundo natural e pela sensibilidade em relação a ele. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

13 INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL:
A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

14 ESTÁGIOS DA INTELIGÊNCIA:
Os bebês apresentam capacidade de processar diferentes informações através de símbolos elementares que eles percebem no mundo ao seu redor, é a chamada “habilidade padrão cru”, que todos possuem. Entre 2 e 5 anos as crianças manifestam suas habilidades em uma determinada inteligência através de conversas, desenvoltura em contar histórias, desenhos, sons e etc., são os chamados “sistemas simbólicos”. Os domínios valorizados pela cultura local ou pela família passam a ter maior influência nessa 3° etapa, uma vez que as crianças irão se aprimorar naquilo em que forem incentivadas a fazer, é que chamamos de “sistemas de 2° ordem”. Durante a adolescência e a fase adulta as ocupações ( vocacionais ou não), é que irão revelar as inteligências do indivíduo, que por sua vez adota um acampo específico e focalizado e se realiza em papéis significativos a sua cultura.

15 O MODELO DE ESCOLA IDEAL:
Gardner propõe algumas características para a escola ideal: Avaliações específicas para cada tipo de inteligência e que estas avaliações levem em conta as manifestações culturais e ocupacionais específicas que possuem as diversas inteligências. Por exemplo: a inteligência lingüística não deve ser avaliada apenas com testes de vocabulário, mas também pela capacidade da criança em contar histórias e relatar acontecimentos. O ambiente educacional deve favorecer a assimilação do conteúdo, bem como a preparação para situações reais da vida através da prática na escola, resolvendo problemas e executando tarefas que estejam relacionadas coma a vida na comunidade a que pertencem. O ambiente educacional deve favorecer a assimilação do conteúdo, bem como a preparação para situações reais da vida através da prática na escola, resolvendo problemas e executando tarefas que estejam relacionadas coma a vida na comunidade a que pertencem.

16 CRÍTICAS A TEORIA DE GARDNER:
As idéias de Gardner recebem muitas críticas de psicólogos: A crítica mais comum é do tipo "Por que não 10, 15, 18 tipos de inteligência?" Outra crítica é que, ao se "enraizar" as aptidões intelectuais em nove grupos predefinidos, esquece-se do enorme papel que o meio pode ter, ao abrir diversos caminhos de desenvolvimento. Outros dizem que só podem haver 2 tipos de inteligência possíveis: a racional e a emocional, e que Gardner confunde "inteligência" com "habilidade”.

17 ESQUEMA GERAL DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER:

18 ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES:
Ao aplicar essa teoria na vida empresarial podemos concluir que: Possuir destaque em uma ou outra inteligência vai além de fatores genéticos pré-estabelecidos, depende também do empenho de cada um. A Inteligência é o produto da transformação de dados em informações e esta informação transformada, aplicada a um determinado processo de decisão, gera vantagem competitiva para a organização. A empresa não está interessada na inteligência pela inteligência, ou na criatividade pela criatividade, mas sim no que a inteligência e a criatividade do pessoal de sua empresa podem realizar para ela, com reflexos sociais.


Carregar ppt "Teoria das Inteligências Múltiplas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google