Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
LUÍS ALFREDO VIDAL DE CARVALHO
2
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA
NA GRÉCIA ANTIGA, OS GRANDES FILÓSOFOS ACREDITAVAM QUE A INTELIGÊNCIA ESTAVA DIRETAMENTE LIGADA À LÓGICA. DA LÓGICA PARTIRIAM TODOS OS OUTROS ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA, COMO O RACIOCÍNIO CORRETO, A LINGUAGEM, A MATEMÁTICA, A FÍSICA, A DIALÉTICA, A POLÍTICA...
3
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA
NA IDADE MÉDIA, POUCO SE ACRESCENTOU AO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA DA GRÉCIA ANTIGA. AO CONTRÁRIO, A DOGMÁTICA RELIGIOSA REINANTE, TANTO NO OCIDENTE QUANTO NO ORIENTE, IMPEDIRAM NOVOS DESENVOLVIMENTOS DO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA.
4
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA
NA IDADE MODERNA, O ILUMINISMO NÃO ALTEROU MARCADAMENTE O CARÁTER DA INTELIGÊNCIA DA GRÉCIA ANTIGA. DESCARTES, O PAI DA CIÊNCIA MODERNA E DO RACIONALISMO, AFIRMOU QUE INTELIGÊNCIA ERA A RAZÃO PURA, DESTITUÍDA DAS SENSAÇÕES, QUE ERAM “ENGANADORAS”.
5
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA
EDUCADO EM ESCOLAS CATÓLICAS, DESCARTES CONFUNDIU “SENSAÇÃO” COM “SENSUALIDADE”, O QUE ERA COMUM NA ÉPOCA. ABOMINANDO AS SENSAÇÕES, SOBROU APENAS A RAZÃO COMO SUBSTRATO DA INTELIGÊNCIA.
6
DEVIDO À SUA INFLUÊNCIA ENORME NA CIÊNCIA, ATÉ BEM POUCO TEMPO A INTELIGÊNCIA SE LIMITAVA A DEFINIÇÕES OPERATIVAS NAS QUAIS OS SENTIMENTOS ERAM ESQUECIDOS: INTELIGÊNCIA É A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM O AMBIENTE, ENTENDENDO-O E MODIFICANDO-O. CONSTRUIR CABANAS, CASAS, PONTES; MODIFICAR O RELEVO PARA CULTIVO E CRIAÇÃO; REPRESENTAR O MUNDO EM DESENHOS E NA LINGUAGEM; DESENVOLVER MECANISMOS QUE SUBSTITUAM O TRABALHO BRAÇAL DO HOMEM.
7
A CIÊNCIA TAMBÉM CONTRIBUIU PARA QUE O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA CONTINUASSE RACIONAL E OPERATIVO.
DO PONTO DE VISTA DA NEUROCIÊNCIA, A REGIÃO CEREBRAL RESPONSÁVEL POR NOSSAS ATIVIDADES RACIONAIS É O NEOCÓRTEX. ESTA REGIÃO DO CÉREBRO É DE FÁCIL ACESSO EXPERIMENTAL E, POR ISTO, MUITO ESTUDADA. ESTES FATOS REFORÇARAM O CONCEITO DE QUE A INTELIGÊNCIA ESTAVA NA RAZÃO.
8
O NEO CÓRTEX
9
COM A EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS EXPERIMENTAIS, AS ÁREAS MAIS PROFUNDAS DO CÉREBRO PASSARAM A SER ESTUDADAS TAMBÉM. PERCEBEU-SE QUE ESTAS ÁREAS ESTÃO LIGADAS AOS PROCESSOS EMOCIONAIS E SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO O NEOCÓRTEX.
10
O MESENCÉFALO
12
NO FINAL DO SÉCULO XX, COMO RESULTADO DE VÁRIOS ESTUDOS SOBRE O CÉREBRO, SURGE O CONCEITO DE ‘MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS’: RACIONAL (MATEMÁTICA, FÍSICA, LÓGICA, ENGENHARIA); LINGUÍSTICA (ORATÓRIA, LITERATURA, DIDÁTICA); ESTÉTICA (POESIA, DESENHO, ESCULTURA, MÚSICA); AFETIVA (LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO, POLÍTICA); MOTORA (DANÇA, ESPORTES, ATUAÇÃO TEATRAL); OPERATIVA (EXECUÇÃO, ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO)
13
ENTENDE-SE, ENTÃO, QUE A INTELIGÊNCIA É UM TODO.
VALORIZA-SE A PARTIR DAÍ: A AUTO-CONSCIÊNCIA, AUTO-CONFIANÇA, AUTO-ACEITAÇÃO; A INTUIÇÃO, EMPATIA, COMUNICAÇÃO; O LIDAR COM AS PESSOAS, SENTIMENTOS E TENSÃO.
14
HOJE, SE UM PROFISSIONAL DESEJA ASCENDER À LIDERANÇA, PRECISA DESENVOLVER ESTE TODO QUE É A “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”. ANTES, ESTE PROFISSIONAL PLANEJAVA, ORGANIZAVA, EXECUTAVA; HOJE, ESTE PROFISSIONAL VISUALIZA, AGREGA E MOTIVA.
15
VISUALIZAR PREVER NECESSIDADES FUTURAS E CRIAR OS MECANISMOS DE SUA SATISFAÇÃO ANTES DOS OUTROS.
16
EXEMPLO A MEDICINA EVOLUI RAPIDAMENTE;
É IMPOSSÍVEL AO MÉDICO CONHECÊ-LA TODA; OS MÉDICOS SE ESPECIALIZAM CADA VEZ MAIS; NÃO SE PODE TER TODOS OS ESPECIALISTAS EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS.
17
PRECISAMOS INVESTIR NESTES SISTEMAS.
VISÃO 1 O FUTURO DA MEDICINA É A TELÉ-PRESENÇA, O TELE-DIAGNÓSTICO, A TELE-CIRURGIA; PRECISAMOS INVESTIR NESTES SISTEMAS.
18
VISÃO 2 O FUTURO DA MEDICINA É A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CONTINUADA, ACESSO RÁPIDO AO CONHECIMENTO RECENTE; PRECISAMOS INVESTIR EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COM MULTIMIDIA, REALIDADE VIRTUAL, BASES GLOBAIS DE CONHCIMENTO.
19
EM QUAL VISÃO INVESTIR? HÁ RISCO DE ERRO; HÁ RECEIO;
O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE ESTAR APTO A: CRIAR, ARRISCAR, DOMINAR SEU RECEIO.
20
AGREGAR MOSTRAR À SUA EQUIPE E AOS INVESTIDORES QUE SUA VISÃO DE FUTURO É SÓLIDA, OBTENDO SEU APOIO.
21
SURGIRÃO VISÕES OPOSTAS; CRÍTICAS ADVIRÃO;
É PRECISO TER ARGUMENTOS E SENTIMENTOS SÓLIDOS; NO INÍCIO, SERÁ PRECISO FAZER SÓ, FORNECER O EXEMPLO, INSISTIR; O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE ESTAR APTO A: RECEBER CRÍTICAS, PERSISTIR, CAMINHAR SÓ EM SUA VISÃO POR ALGUM TEMPO.
22
MOTIVAR MANTER SUA EQUIPE INCENTIVADA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA IDÉIA, NÃO PERMITINDO A MUDANÇA DE FOCO DA VISÃO.
23
O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE POSSUIR:
AUTO-ESTIMA, ENERGIA, OTIMISMO.
24
O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É AQUELE QUE:
CONCLUSÃO O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É AQUELE QUE: UTILIZA SEU CÉREBRO COMO UM TODO EM EQUILÍBRIO: RAZÃO E EMOÇÃO (NEOCÓRTEX E SUB-CÓRTEX); ÀS COMPETÊNCIAS RACIONAIS DO PLANEJAR, ORGANIZAR E EXECUTAR, DEVE ADICIONAR AS COMPETÊNCIAS AFETIVAS DO VISUALIZAR, AGREGAR E MOTIVAR;
25
OBRIGADO A TODOS!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.