A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL LUÍS ALFREDO VIDAL DE CARVALHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL LUÍS ALFREDO VIDAL DE CARVALHO."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL LUÍS ALFREDO VIDAL DE CARVALHO

2 O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA NA GRÉCIA ANTIGA, OS GRANDES FILÓSOFOS ACREDITAVAM QUE A INTELIGÊNCIA ESTAVA DIRETAMENTE LIGADA À LÓGICA. DA LÓGICA PARTIRIAM TODOS OS OUTROS ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA, COMO O RACIOCÍNIO CORRETO, A LINGUAGEM, A MATEMÁTICA, A FÍSICA, A DIALÉTICA, A POLÍTICA...

3 O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA NA IDADE MÉDIA, POUCO SE ACRESCENTOU AO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA DA GRÉCIA ANTIGA. AO CONTRÁRIO, A DOGMÁTICA RELIGIOSA REINANTE, TANTO NO OCIDENTE QUANTO NO ORIENTE, IMPEDIRAM NOVOS DESENVOLVIMENTOS DO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA.

4 O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA NA IDADE MODERNA, O ILUMINISMO NÃO ALTEROU MARCADAMENTE O CARÁTER DA INTELIGÊNCIA DA GRÉCIA ANTIGA. DESCARTES, O PAI DA CIÊNCIA MODERNA E DO RACIONALISMO, AFIRMOU QUE INTELIGÊNCIA ERA A RAZÃO PURA, DESTITUÍDA DAS SENSAÇÕES, QUE ERAM ENGANADORAS.

5 O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EDUCADO EM ESCOLAS CATÓLICAS, DESCARTES CONFUNDIU SENSAÇÃO COM SENSUALIDADE, O QUE ERA COMUM NA ÉPOCA. ABOMINANDO AS SENSAÇÕES, SOBROU APENAS A RAZÃO COMO SUBSTRATO DA INTELIGÊNCIA.

6 DEVIDO À SUA INFLUÊNCIA ENORME NA CIÊNCIA, ATÉ BEM POUCO TEMPO A INTELIGÊNCIA SE LIMITAVA A DEFINIÇÕES OPERATIVAS NAS QUAIS OS SENTIMENTOS ERAM ESQUECIDOS: DEVIDO À SUA INFLUÊNCIA ENORME NA CIÊNCIA, ATÉ BEM POUCO TEMPO A INTELIGÊNCIA SE LIMITAVA A DEFINIÇÕES OPERATIVAS NAS QUAIS OS SENTIMENTOS ERAM ESQUECIDOS: INTELIGÊNCIA É A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM O AMBIENTE, ENTENDENDO-O E MODIFICANDO-O. CONSTRUIR CABANAS, CASAS, PONTES; MODIFICAR O RELEVO PARA CULTIVO E CRIAÇÃO; REPRESENTAR O MUNDO EM DESENHOS E NA LINGUAGEM; DESENVOLVER MECANISMOS QUE SUBSTITUAM O TRABALHO BRAÇAL DO HOMEM.

7 A CIÊNCIA TAMBÉM CONTRIBUIU PARA QUE O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA CONTINUASSE RACIONAL E OPERATIVO. DO PONTO DE VISTA DA NEUROCIÊNCIA, A REGIÃO CEREBRAL RESPONSÁVEL POR NOSSAS ATIVIDADES RACIONAIS É O NEOCÓRTEX. ESTA REGIÃO DO CÉREBRO É DE FÁCIL ACESSO EXPERIMENTAL E, POR ISTO, MUITO ESTUDADA. ESTES FATOS REFORÇARAM O CONCEITO DE QUE A INTELIGÊNCIA ESTAVA NA RAZÃO.

8 ONEOCÓRTEX

9 COM A EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS EXPERIMENTAIS, AS ÁREAS MAIS PROFUNDAS DO CÉREBRO PASSARAM A SER ESTUDADAS TAMBÉM. PERCEBEU-SE QUE ESTAS ÁREAS ESTÃO LIGADAS AOS PROCESSOS EMOCIONAIS E SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO O NEOCÓRTEX.

10 O MESENCÉFALO

11

12 NO FINAL DO SÉCULO XX, COMO RESULTADO DE VÁRIOS ESTUDOS SOBRE O CÉREBRO, SURGE O CONCEITO DE MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: RACIONAL (MATEMÁTICA, FÍSICA, LÓGICA, ENGENHARIA); LINGUÍSTICA (ORATÓRIA, LITERATURA, DIDÁTICA); ESTÉTICA (POESIA, DESENHO, ESCULTURA, MÚSICA); AFETIVA (LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO, POLÍTICA); MOTORA (DANÇA, ESPORTES, ATUAÇÃO TEATRAL); OPERATIVA (EXECUÇÃO, ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO)

13 ENTENDE-SE, ENTÃO, QUE A INTELIGÊNCIA É UM TODO. VALORIZA-SE A PARTIR DAÍ: A AUTO-CONSCIÊNCIA, AUTO- CONFIANÇA, AUTO-ACEITAÇÃO; A INTUIÇÃO, EMPATIA, COMUNICAÇÃO; A INTUIÇÃO, EMPATIA, COMUNICAÇÃO; O LIDAR COM AS PESSOAS, SENTIMENTOS E TENSÃO. O LIDAR COM AS PESSOAS, SENTIMENTOS E TENSÃO.

14 HOJE, SE UM PROFISSIONAL DESEJA ASCENDER À LIDERANÇA, PRECISA DESENVOLVER ESTE TODO QUE É A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. ANTES, ESTE PROFISSIONAL PLANEJAVA, ORGANIZAVA, EXECUTAVA; HOJE, ESTE PROFISSIONAL VISUALIZA, AGREGA E MOTIVA.

15 VISUALIZAR PREVER NECESSIDADES FUTURAS E CRIAR OS MECANISMOS DE SUA SATISFAÇÃO ANTES DOS OUTROS.

16 EXEMPLO A MEDICINA EVOLUI RAPIDAMENTE; É IMPOSSÍVEL AO MÉDICO CONHECÊ- LA TODA; OS MÉDICOS SE ESPECIALIZAM CADA VEZ MAIS; NÃO SE PODE TER TODOS OS ESPECIALISTAS EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS.

17 VISÃO 1 O FUTURO DA MEDICINA É A TELÉ-PRESENÇA, O TELE- DIAGNÓSTICO, A TELE- CIRURGIA; PRECISAMOS INVESTIR NESTES SISTEMAS.

18 VISÃO 2 O FUTURO DA MEDICINA É A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CONTINUADA, ACESSO RÁPIDO AO CONHECIMENTO RECENTE; PRECISAMOS INVESTIR EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COM MULTIMIDIA, REALIDADE VIRTUAL, BASES GLOBAIS DE CONHCIMENTO.

19 EM QUAL VISÃO INVESTIR? HÁ RISCO DE ERRO; HÁ RECEIO; O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE ESTAR APTO A: CRIAR, ARRISCAR, DOMINAR SEU RECEIO.

20 AGREGAR MOSTRAR À SUA EQUIPE E AOS INVESTIDORES QUE SUA VISÃO DE FUTURO É SÓLIDA, OBTENDO SEU APOIO.

21 SURGIRÃO VISÕES OPOSTAS; CRÍTICAS ADVIRÃO; É PRECISO TER ARGUMENTOS E SENTIMENTOS SÓLIDOS; NO INÍCIO, SERÁ PRECISO FAZER SÓ, FORNECER O EXEMPLO, INSISTIR; O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE ESTAR APTO A: RECEBER CRÍTICAS, PERSISTIR, CAMINHAR SÓ EM SUA VISÃO POR ALGUM TEMPO.

22 MOTIVAR MANTER SUA EQUIPE INCENTIVADA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA IDÉIA, NÃO PERMITINDO A MUDANÇA DE FOCO DA VISÃO.

23 O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE POSSUIR: AUTO-ESTIMA, ENERGIA, OTIMISMO.

24 CONCLUSÃO O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É AQUELE QUE: UTILIZA SEU CÉREBRO COMO UM TODO EM EQUILÍBRIO: RAZÃO E EMOÇÃO (NEOCÓRTEX E SUB-CÓRTEX); UTILIZA SEU CÉREBRO COMO UM TODO EM EQUILÍBRIO: RAZÃO E EMOÇÃO (NEOCÓRTEX E SUB-CÓRTEX); ÀS COMPETÊNCIAS RACIONAIS DO PLANEJAR, ORGANIZAR E EXECUTAR, DEVE ADICIONAR AS COMPETÊNCIAS AFETIVAS DO VISUALIZAR, AGREGAR E MOTIVAR;

25 OBRIGADO A TODOS!


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL LUÍS ALFREDO VIDAL DE CARVALHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google