A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS"— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Howard Gardner

2 Howard Gardner (Pennsylvania, 1943) é um psicólogo cognitivo e educacional, ligado à Universidade de Harvard e conhecido, em especial, pela sua teoria das inteligências múltiplas. Os testes tradicionais de inteligência só levam em consideração as inteligências verbal e lógica / matemática. Howard Gardner crê que todos temos tendências in-dividuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas numa das inteligências listadas adiante.

3 Depois de quase duas décadas de tentativas dos es-tudiosos de explicar a inteligência, Howard Gardner conceituou-a de modo mais refinado como "um potencial biopsicológico para processar informações e que pode ser ativado num cenário cultural, para solucio- nar problemas ou criar produtos que sejam valoriza- dos numa cultura". Gardner explica que as inteligências não são objetos que podem ser contados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponí- veis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros.

4 O seu livro mais famoso é provavelmente Frames of Mind, onde ele delineou sete dimensões da inteligên- cia. Desde a publicação de Frames of Mind, Gardner pro pôs duas novas dimensões de inteligência: a inteligência naturalista e a inteligência existencialista.

5 NOVE* TIPOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligencia interpessoal. Inteligencia introspectiva / intrapessoal. Inteligencia espacial / visual. Inteligencia corporal / cinestésica. Inteligencia musical. Inteligencia verbal. Inteligencia matemática ou lógica. Inteligencia ecológica / naturalista. Inteligencia existencialista.

6 Em seu processo de revisão de sua teoria, Gardner acrescentou a "Inteligência Natural" à lista das inteligências originais, que refere-se à habilidade de reconhecer e classificar plantas, anima is, minerais, incluindo rochas e gramíneas e to- da a variedade de fauna e flora e devido às suas contribuições para uma maior compreensão do meio ambiente e de seus componentes. Porém, o mesmo não ocorre com a chamada "Inteligência Exis tencial" ou "Inteligência Espiritual". Embora o autor se sinta interessado por este nono tipo, conclui que "o fenômeno é sufi- cientemente desconcertante e a distância das outras inteligências, suficientemente grande para ditar prudência - pelo menos por ora" – conclui em seu recente livro intitulado “Inteligência: um conceito reformulado" (2001).

7 + 1

8 Inteligencia Interpessoal:
É a capacidade de relacionar-se com as pessoas, de aceitar (compreender as pessoas: suas intenções, suas motiva- ções, seus humores, seus temperamen-tos, seus desejos) e conviver com o ou-tro (para um relacionamento eficiente com respostas adequadas). (Ex. Admi-nistradores, gerentes, negociantes, pro-fessores, vendedores, relações públicaspsicoterapeutas...)

9 Inteligencia Intrapessoal:
É a capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento (reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre, para uso preciso das idéias, das habilidades, das ne- cessidades, dos sonhos, dos desejos). Habilidade de administrar (gerenciar) seus senti- mentos e emoções a favor de seus projetos. É essencial para manter-se caminhando sempre em busca. É a inteligência da auto estima.

10 Inteligencia Espacial:
É a capacidade de lidar com espaços abertos (percep- ção de formas espaciais, das relações e padrões visu ais) e raciocinar com essa visão (visualização em 3D: composição, transformação, equilíbrio, orientação, ten são) – noção de espaço e direção. (Ex. engenheiros, escultores, cirurgiões plásticos, arquitetos, pilotos, navegadores)

11 Inteligência cinestésica:
Ou corporal - é a capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis, com autocontrole corporal e com coordenação motora. (Ex. atores, atletas, bailarinos, cirurgiões, mecâ-nicos...)

12 Inteligencia musical:
É a capacidade de lidar com sons (com a percep ção dos tons, timbres, ritmos, temas), aprender música, tocar instrumentos (reprodução), compor (produção)... (Ex. músicos, cantores, composito res, maestros...)

13 Inteligência lingüística:
Ou verbal - é a habilidade para lidar criativamente com as palavras sejam verbais ou escritas, com o objetivo de convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. (Ex. oradores, escritores, políticos, advogados, vendedores...)

14 Inteligencia lógica e matemática:
É, dentre todas, a mais pesquisada e a mais avaliada nos testes de QI. É a capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos, habilidades para o raciocínio dedutivo. (Ex. matemáticos, cientistas, engenheiros, físicos, contadores...)

15 Inteligencia ecológica
Ou Naturalista: é a capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural com sensibilidade ao meio-ambiente. Ergonomia. (Ex. paisagistas, jardineiros, veterinários)

16 Inteligência Existencial
Capacidade de se situar em relação aos limites extremos do universo, de se situar em relação a elementos da condição humana como o significado da vida, o sentido da morte, o destino final do mundo físico e psicológico e experiências profundas como o amor de outra pessoa ou a total imersão numa obra de arte. Enfim, habilidade em formular questionamentos filosóficos acerca do ser e do existir.

17 GENIAL !!! A pergunta que se faz não é mais se a pessoa é ou não inteligente, mas sim COMO ela é inteligente. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (Luiz Carlos Panisset Travassos) "As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligên- cias só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo". Rubens Alves, em Cenas da Vida

18 BIBLIOGRAFIA GARDNER, H. (1994) Estruturas da mente - a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed I Gardner’s Theory !!!


Carregar ppt "INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google