A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
CETEC - GSE - GEPED Supervisão Educacional

2 INTELIGÊNCIA Quantas são ? Onde fica? no cérebro ? Tem foco? coração ?
nasce ? Quantas são ? INTELIGÊNCIA Onde fica? no cérebro ? coração ? Tem foco?

3

4 O que é inteligência? Uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.

5 das células do cérebro são neurônios
Ô I O 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro 50% das células do cérebro são neurônios Torna-se “maduro” quando é envolvido por uma camada de gordura e proteína denominada mielina. Isto é a mielinização. Ela acontece no tempo, de modo que diferentes neurônios se mielinizam em épocas distintas do desenvolvimento de nosso corpo. Esse fato fornece embasamento para a compreensão das teorias que descrevem as fases do desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motor.

6 Será que ele era considerado um aluno inteligente?
200 × not1.xpg.com.br Construção Da Inteligência 0 a 2 anos Jean Piaget ( 1896 – 1980) Einstein ( ) Será que ele era considerado um aluno inteligente? Inteligência Emocional Daniel Goleman ( Inteligências Múltiplas Inteligência Multifocal Augusto Cury ( ) Howard Gardner ( ) O principal objetivo da educação é formar homens capazes de fazer coisas novas , não simplesmente repetir o que outras gerações fazem .

7 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

8 Teoria das Inteligências Múltiplas (1985)
Conceito de Inteligência: uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. - Insatisfação com a idéia de QI - Visões unitárias de inteligência = sucesso escolar - Redefinição: partiu das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. - Sentido inverso ao desenvolvimento, às inteligências determinantes das realizações. Gardner estudou também: (a) crianças normais e crianças superdotadas; (b) adultos com lesões cerebrais, perdem algumas habilidades não todas; (c) populações ditas excepcionais: - idiot-savants: memória extraordinária e pouca compreensão e QI inferior a 25. - Autistas: ausências nas suas habilidades intelectuais e sociais; (d) como se deu o desenvolvimento cognitivo através dos milênios.

9 Howard Gardner: Teoria das Inteligências Múltiplas,
Para alguns investigadores: a inteligência não é uma só, mas consiste num conjunto de capacidades relativamente independentes. Howard Gardner: Teoria das Inteligências Múltiplas, Lógico - matemática, Linguística Espacial Musical Cinestésica (ou corporal motora) Intrapessoal Interpessoal.  Inteligência Naturalista (Ambiental) Inteligência Existencial (Espiritual)

10 inteligência emocional intrapessoal interpessoal,
Daniel Goleman e outros investigadores desenvolveram o conceito de inteligência emocional e afirmam que esta inteligência é pelo menos tão importante quanto a perspectiva mais tradicional de inteligência. inteligência emocional inteligências intrapessoal interpessoal, propostas por Gardner.

11 Linguística Musical Interpessoal Lógico-matemática Intrapessoal Corporal-Cinestésica Espacial Espiritual Naturalista

12 Inteligência Linguística Inteligência Moraes
Inteligência Musical Inteligência Lógico- Matemática Vinícius de Moraes Mozart Einstein

13 Picasso Baryshnikov Freud Inteligência Espacial  Inteligência
Corporal - Sinestésica Baryshnikov Inteligência Intra-pessoal  Freud

14 Inteligência ]Inter-pessoal  Gandhi Inteligência Espiritual Madre Theresa de Calcutá Inteligência Naturalística  Darwin

15 Aprendemos através dos sentidos: 11% através do ouvido - audição;
640 × cearensizando.blogspot.com 500 × bloggreenleafbrasil.com.br Aprendemos através dos sentidos: 11% através do ouvido - audição; 83% através da visão ; 3,5% através do olfato; 1,5% através do tato; 1% através da gustação

16 Os alunos aprendem em múltiplas e variadas situações;
Recebem informações e aprendem através de sons, das cores; imagens, filmes, links... Desenvolvem formas de raciocínio que envolvem aspectos globais nas dimensões afetiva, cognitiva, emocional, intuitiva, criativa e racional. Pesquisas sobre percepção PILETTI, 1991

17 Retemos: 10% do que lemos 20% do que ouvimos 30% do que vemos
50% do que vemos executamos 70% do que ouvimos e logo discutimos 90% do que ouvimos e logo realizamos

18 Escola Atual Escola do Futuro
José Carlos Libâneo

19 Aproveite ao máximo esta capacitação!
E você gestor escolar ... qual é o seu papel na aprendizagem do aluno... aquele sentado no banco da sua escola, que acredita em você ? Aproveite ao máximo esta capacitação! Nós supervisores trabalhamos muito para fazer o melhor pra vocês! Nós educadores temos responsabilidade com o país! FAZER UMA BOA EDUCAÇÃO É CONSTRUIR UM BOM PAÍS! SOMOS POVO E QUEREMOS O MELHOR PRA TODOS NÓS!

20 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! VOCÊ É IMPORTANTE!


Carregar ppt "Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google