A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O objetivo principal da psicologia é conhecer o ser humano.Essa meta só pode ser alcançada por meio da pesquisa do comportamento. As ações de uma pessoa são janelas através das quais é possível observar e analisar sua personalidade. No seu desenvolvimento, o individuo apresenta sucessivas e múltiplas maneiras de ser e de agir, embora conserve sua identidade básica por toda a vida. Cada um desses “modo de ser e de agir” pode se transformar num objeto de pesquisa que poderá servir de núcleo para a formação de uma nova “disciplina psicológica”.

2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Para a Psicologia Organizacional, o objetivo é pesquisar o comportamento humano dentro da empresa ou organização. A Psicologia da Organização tem um amplo campo de estudo. Interessa-se, porém, pela conduta no trabalho, nas relações entre os grupos e nas relações de todos estes com a estrutura e função geral da organização em que os indivíduos trabalham. A Psicologia da Organização estuda a inter-relação dos indivíduos na empresa e as diversas variáveis que interferem nesse intercambio de estrutura e comportamento.

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Nosso comportamento geralmente é motivado pelo desejo de alcançar algum objetivo. Nem sempre as pessoas tem consciência dos seus objetivos. Os impulsos que determinam nossos padrões comportamentais (“personalidade”) são em grande parte subconscientes, o que dificulta sua análise e avaliação.

4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Freud foi um dos primeiros a reconhecer a importância da motivação subconsciente. Acreditando que as pessoas nem sempre estão conscientes do que querem, concluiu que boa parte do seu comportamento é ditada por motivos ou necessidades subconscientes.

5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por que as pessoas se envolvem em certas atividades e não em outras? Por que mudam de atividade/ como poderá um administrador entender, prever e até controlar as atividades de seus subordinados em dado momento? Para isso precisa saber que motivos ou necessidades das pessoas originam determinada ação em dado momento.

6 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
A Psicologia Organizacional usa técnicas e instrumentos que atuam a partir da seleção, utilizando critérios “a priori” definidos pela organização como: características de personalidade, valores e sentimentos. O objetivo da área de seleção é atender à demanda da organização, admitindo indivíduos que se moldem a ela e que se integrem à sua filosofia (da organização) sem questionamentos.

7 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Esse processo de adequação exige um trabalho junto aos indivíduos no nível psicológico, que aqui se entende como uma tentativa de mudança de valores, de aceitação dos objetivos da organização e da sua filosofia, como sendo parte do prazer e a própria razão de ser do individuo. Ele precisa acreditar que a sua realização pessoal esta intimamente relacionada com a satisfação das necessidades da organização. É necessário, dentro dessa perspectiva da Psicologia aplicada à Administração, que o individuo desloque a satisfação dos seus desejos para a realização dos objetivos da organização.


Carregar ppt "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google