A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso."— Transcrição da apresentação:

1 Flávio da Silva Borges

2 Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso da metodologia que abrange diferentes estratégias, técnicas e filosofia (conceitos). Tem um compromisso com a avaliação e a intervenção fundamentados em pressupostos científicos. Portanto o uso de técnicas não necessariamente caracterizam um terapeuta comportamental: mais importante são a metodologia e a filosofia.

3 Melhoras espontâneas em pacientes é mais comum do que e imaginava. 50 a 60 % dos pacientes melhoram de seus problemas emocionais apenas com a passagem do tempo. Um terapeuta incompetente - que não faz mais do que sentar em silêncio e se coçar – terá, no mínimo 50% de sucesso com seus pacientes. Não fazendo absolutamente nada estes resultados serão atingidos de qualquer maneira.

4 Considerando estes dados retornamos a pergunta: Psicoterapia Funciona? A resposta curta e direta seria, sim. Claro que funciona e o terapeuta precisa fazer pouca coisa para obter sucesso. Aliás o sucesso ou insucesso, depende de um conjunto de comportamentos do terapeuta. A questão é quais são os comportamento de um terapeuta que podem resultar em fracasso?

5 Quando necessita de reformular conceitos e regras impróprias. Para expor-se e vivenciar mais intensamente, de forma protegida e produtiva, as contingências de sua vida. Para desenvolver outros recursos e habilidades que eventualmente estão lhe faltando.

6 Com o objetivo de parar de evitar e fugir de contingências negativas e aversivas. Para criar um ambiente mais gratificante e positivo.

7 É um recurso que todos podem buscar em muitos momentos da sua vida. Uma orientação psicológica preventiva é algo que todos deveriam ter acesso. Para desenvolver alto-estima, autoconfiança, competência e responsabilidade por si mesmos e com seus semelhantes.

8 Nem sempre o cliente sente necessidade de buscar espontaneamente terapia. Ela pode ser sugerida por um médico, colega, familiar, um supervisor do trabalho, ou a escola do filho.

9 Busca uma relação de uma pessoa que busca ajuda (cliente) e outra que dispõe a ajudar (terapeuta), usando, para isso, seus conhecimento científico sobre o comportamento humano. Realiza-se análise do problema e de seu padrão comportamental, identificando os determinantes de usa conduta, de seus sentimentos, pensamentos e sensações.

10 A relação do terapeuta com seu cliente deve ser de afetividade e confiança, deve dar suporte para análise e realização de mudanças pessoais desejadas.

11 A queixa em geral é uma descrição das dificuldades apresentadas pelo cliente. A queixa descreve os motivos pelos quais o cliente procura a terapia. Em geral é mantida por contingências aversivas. A queixa inicial pode mudar ao longo do processo terapêutico, dependendo da relação terapêutica.

12 A queixa pode ser um único fator que necessite de alteração ou pode referir-se a um conjunto de fatores que necessitem ser alterados Análise Funcional das Queixas apresentadas.

13 O que é o mandato terapêutico? Consiste dos poderes que o cliente delega ao terapeuta para resolver o problema ou alcançar o alvo dele. Estabelece o campo dentre o qual o terapeuta deve atuar. Queixa X Mandato Como se estabelecer o mandato terapêutico. Importância do atendimento do mandato terapêutico.

14 Desistência da terapia Pode ocorrer quando não tem correspondência entre a atuação do terapeuta e o mandato oferecido pelo cliente. Em outros casos, a terapia pode se tornar improdutiva, o cliente pode perder a motivação por se sentir mal- entendido, etc... (Macedo, 1998) Importância do Mandato Torna a terapia mais rápida e objetiva, pois o campo de atuação será direcionado para o alvo do cliente. Importância do atendimento do mandato terapêutico.

15 Ferreira, L. H. S. (2001) O que é contrato em terapia comportamental? Em: M. Delitti (org.), Sobre comportamento e Cognição: A prática da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental. (pp ). Santo André, SP: ESETec. Torós, D. (2001) O que é diagnóstico comportamental? Em: M. Delitti (org.), Sobre comportamento e Cognição: A prática da análise do comportamento e da terapia cognitivo- comportamental. (pp ). Santo André, SP: ESETec.

16


Carregar ppt "Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google