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Terapia Comportamental Letícia Nunes Rocha. Encontros iniciais o Saber como cliente chegou até você Ao acaso Indicação por alguém que o terapeuta não.

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1 Terapia Comportamental Letícia Nunes Rocha

2 Encontros iniciais o Saber como cliente chegou até você Ao acaso Indicação por alguém que o terapeuta não tem contato Indicação por alguém que o terapeuta tem contato o Ligação para agendar atendimento Pode trazer alguma informação o Vestimentas

3 Sala de espera Pode aparecer comportamentos relacionados à queixa Falta de assunto na primeira sessão: Cliente não sabe se expressar? (falta de H.S) Medo de ser punido? (insegurança) Esquiva? Falta de conhecimento sobre o processo psicoterápico Postura descontraída ou séria?

4 Objetivos 1 - Coleta de informações Entrevista; Levantamento da queixa; Busca de relações funcionais; Escuta não punitiva, indicando compreensão e evitando intervir Postura diferenciada Vínculo terapêutico

5 Vínculo Terapêutico O cliente se torna mais engajado e mais receptivo às análises sugeridas pelo psicólogo quando uma relação terapêutica é bem estabelecida. Ao se sentir à vontade com seu terapeuta, a probabilidade de o cliente agir no contexto terapêutico da mesma maneira que se comporta na sua vida cotidiana é maior, o que possibilita ao terapeuta conhecer melhor as variáveis ambientais, emoções e sentimentos que seu cliente vivencia. Estabelecido através de eventos reforçadores: audiência não punitiva; pontualidade às consultas agendadas; sinceridade; sigilo/ confiança; contrato bem estabelecido, etc

6 Consequentes da ausência de vínculo terapêutico Abandono do processo de psicoterapia; Constantes faltas; Esquiva de assuntos relevantes; Cliente testa o terapeuta; Tentativas de ludibriar terapeuta Porque as pessoas mentem?

7 Contrato terapêutico o Envolve regra entre no mínimo duas partes; o Tem como objetivo assegurar direito entre terapeuta e cliente; o Agente controlador = terapeuta (ele quem vai estabelecer estas regras); o Deve preferencialmente ser realizado na primeira sessão, podendo ser retomado durante o processo

8 Conteúdo do contrato Dia, horário e duração da sessão; Informações quanto ao atraso; Faltas; Forma de Pagamento; Sigilo; Férias.

9 Clínica Comportamental Infantil 1º contato – Pais / responsáveis: A criança deve estar presente ou não? Possibilidade do processo ser direcionado para orientação à pais ou outro setor; Coleta de dados, contrato terapêutico, importância da atividade dos pais durante o processo, levantamento de reforçadores

10 Clínica Comportamental Infantil Sessão com a criança: Não foi a criança que procurou, não é de interesse dela Sessões reforçadoras Preparação do ambiente Maior tempo de sessão, menor tempo de brincadeiras ( o terapeuta deve conduzir a sessão) As sessões poderão ser realizadas em campo

11 Avaliação FuncionalTopográfica Realizada através de Análise Funcional. Busca encontrar relações entre comportamento, suas causas e consequências. Caso clínico Descrição das respostas emitidas Levantamentos de comportamentos, mas não sua função Exemplo: DSM IV – Depressão (comportamentos característicos)

12 Avaliação Observação e registro do comportamento Intervenção (Intervenção X Técnica) Observação e registro do comportamento Este formato é elaborado de forma didática


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